Cangaceiros Invadem nosso Cariri Por:Wilton Dêde

m
Manhã de 22 de setembro de 2009. A vida na cidade do Crato seguia o seu rumo tranqüilo. Nas praças, as pessoas contemplavam o dia. Nas ruas, pessoas caminhavam a resolver as suas vidas. De um lugar e de outro começam a surgir novas caras. Eles chegaram. Aos poucos, e com o correr do dia, outros se aproximam. São eles.
À tardinha todos eles já estavam na cidade.Eram os cangaceiristas. Bando formado por professores universitários, doutorandos, mestrandos, historiadores, sociólogos, etc, e residem espalhados em quase todos os estados do país. Eles formam um bando de 79 dos maiores pesquisadores do Brasil.

Naquela manhã, eles aqui aportaram para, durante seis dias, trocarem informações sobre as suas ultimas pesquisas, suas ultimas descobertas sobre o evento Cangaço, lançarem livros, apresentarem monografias e dissertações.
À noite, no Teatro Municipal de Crato, foi lançado o SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO 2009. Presentes ao evento estavam além dos pesquisadores; acadêmicos, curiosos, professores, políticos, e todos, que ali procuravam se inteirar, saber mais sobre um fato que teima em rechear, a cada ano, a historia do Nordeste com novas informações e novas descobertas.
Durante os seis dias tivemos palestras, debates, discussões, lançamento de livros, entrega de títulos, exibição de filmes e visitas aos locais turísticos da região, além de visitas àqueles lugares que tinham, direta ou indiretamente, um histórico ou uma relação com o Cangaço no Cariri.
m
Wilton Dêde e Pedro Henrique
m
Foram feitas visitas à Fazenda Piçarra em Porteiras-ce, à Fazenda Padre Cícero e Fundição Linard, em Missão Velha, Serra do Horto e Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, Centro histórico de Barbalha, Caldeirão da Santa Cruz, em Crato-CE, Exibição de filmes sobre Cangaço, na URCA, em Crato-CE, entre outros.
Durante as seis noites do evento, o Cangaço, foi abordado sob a ótica: “Verdades e Mentiras”. Essa foi a tônica das discussões.
Enfim, um evento que não abordou apenas a figura de Virgulino Ferreira – O Lampião – como se fora ele a figura ou evento único quando o assunto é Cangaço no Nordeste. Não, definitivamente não. O Cangaço foi abordado em toda a sua extensão. Falou-se sobre um século de cangaço.
O tema foi tratado com a responsabilidade peculiar de quem tem por principio a seriedade nas suas pesquisas. As verdades vieram à tona; as inverdades também.

Que venha o CARIRI CANGAÇO 2010. O Seminário de 2009 foi o pontapé inicial. O tema é muito rico e não vai se esgotar com facilidade.
Aos que viram, parabéns. Aos que não viram, fica o convite para o próximo ano.
À equipe organizadora, os meus parabéns. Foi tudo perfeito. Me aguardem em 2010.

WILTON DEDÊ

e

Nenhum comentário: