Os Maravilhosos e Incríveis Caretas Por:Manoel Severo




Este Cariri é realmente um oásis em termos de manifestações folclóricas, tradicionias e que nos provocam a reflexão da imensidade do valor de nossas origens, tradições e de todas as histórias que se somam e acabam por compor esta maravilhosa colcha de retalhos chamada cultura nordestina.

Uma das imagens mais marcantes que tive o privilégio de ver; aconteceu de maneira inesperada: Explico. Era a época da semana santa, neste ano de 2009,já trabalhavamos na construção do Cariri Cangaço. Estava dirigindo, vencendo os 550km do trajeto de Fortaleza a Crato, vinha pela rodovia "do algodão"; com mais de cinco horas de chão, me surpreendo lá pelas bandas do município de Farias Brito; meio que saindo em desabalada carreira de dentro do mato; um grupo verdadeiramente incrível.

Eram mais ou menos uns sete personagens; me pareceram homens e mulheres, havia até uma criança; o colorido das roupas, os "adereços", os penduricalhos e os muitos artefatos que carregavam me chocaram de uma maneira maravilhosa... Eram "Caretas" e apareceram como uma verdadeira "aparição", correndo, gritando, dançando, enfim. Passei pelo grupo mas não conseguia tirar o olho do retrovisor e até hoje a fortaleza daquelas máscaras não saem de minha cabeça.

Não foi por acaso que visitando este extraordinário mar de possibilidades que é a internet, me deparo com uma foto simplesmente sensacional de um grande fotógrafo de Crato: Pachelly Jamacaru. A referida foto de Pachelly, foto que ilustra essa postagem, nos traz exatamente os incríveis "Caretas"; claro que a foto de Pachelly não retrata o grupo que vi, mas de qualquer forma, também meio que de forma inesperada, como os havia encontrado, acabei prestando minha humilde homenagem a esta que é uma das mais marcantes manisfestações nordertinas: Os Caretas.

NOTA DO CARIRI CANGAÇO: No município de Jardim, também no cariri cearense vamos encontrar  na Festa dos Caretas de Jardim, uma das mais tradicionais e antigas de toda a região, com origem remontando o final do século XIX. Sempre na semana santa, a brincadeira dos caretas nos traz uma mistura mágica entre o sagrado e o profano. Vale a pena conferir.


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos, saudações cangaceiras....

Felicidades natalinas a todos do Cariri Cangaço e no ano vindouro estaremos juntos mais uma vez na luta da cultura em especial a cultura cangaceira.....

Abraço e bjs a todos feliz 2009!!!!!

Flaudenia Mendonça.

Anônimo disse...

Manoel Severo,

Tenho lido frequenemente seu blog.
Ele está excelente.

Abraços,

Daniel Walker - Juazeiro do Norte

Anônimo disse...

Me lembro bem dos "Caretas" nos fazendo caretas durante o caminho a Crato.
Também fiquei maravilhado com os personagens e, em breve, espero que postem aqui mais detalhes sobre esse tipo de manifestação.

Seria o "Halloween Nordestino"?

Gabriel Barbosa - Fortaleza-CE

Anônimo disse...

Fantástica a fotografia de Pachelly Jamacaru, simplesmente impagável.

Rogéria Luna - Caririaçu Ceará