Confirmado: José Rufino abre Cariri Cangaço 2010



O Cariri cearense prepara-se para receber a solenidade de abertura do Cariri Cangaço 2010 – Coronéis, Beatos e Cangaceiros. Na noite em que comemoramos o aniversário da acolhedora  Barbalha, o Teatro Nelory Figueira acolherá a Conferência de abertura da primeira noite do Cariri Cangaço, dia 17 de agosto de 2010.

   Antônio Amaury abre Cariri Cangaço 2010

Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos mais respeitados pesquisadores e escritores do universo da temática cangaço, no Brasil; será o responsável pela Conferência de Abertura do Cariri Cangaço 2010.  Antônio Amaury trará a Barbalha, a saga de um dos mais destacados personagens da historiografia do cangaço; José Osório de Farias, ou simplesmente: José Rufino. Teremos a fantástica história do vaqueiro que depois de ser convidado duas vezes pelo próprio Lampião para formar ao lado de seu bando, viria a se transformar no mais terrível matador de cangaceiros da história, sendo o responsável pela morte daquele que seria o último cangaceiro, Corisco, o Diabo Louro, em maio de 1940.

A Conferência de Abertura do Cariri Cangaço 2010, acontecerá na cidade de Barbalha, dia 17 de agosto ás 19:30 H, tendo como Moderador da Mesa de Debates; o professor doutor , Lemuel Rodrigues da cidade de Mossoró; como Debatedores; o documentarista Aderbal Nogueira de Fortaleza; o pesquisador, poeta e escritor de Paulo Afonso, João de Sousa Lima e o professor Honório de Medeiros, da cidade de Natal.

 Lemuel Rodrigues, Moderador da Primeira Noite

Aderbal Nogueira, Mesa de Debates
João de Sousa Lima, Mesa de Debates

Honório de Medeiros, Mesa de Debates

A partir de hoje teremos a satisfação de divulgar para todos os amigos a Programação Completa do Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros; você vai conhecer todos os conferencistas, os temas, as mesas de debate e tudo mais que vamos encontrar no Cariri Cangaço, quando agosto chegar.

Cariri Cangaço, a história contada como você nunca viu! 

Produção Cariri Cangaço

4 comentários:

Helio disse...

Amigo Manoel Severo,

A isso eu chamaria começar com o pé direito! Só pela seleção da primeira noite já se vislumbra o grande momento que será o Cariri Cangaço deste ano.

O doutor Amaury vem a ser o maior pesquisador da história do cangaço e com certeza teremos mais uma grande palestra, como os demais componentes da Mesa, todos de reconhecido valor e talento.

Estamos ansiosos pelo restante da programação, vocês parecem que gostam de manter o suspense, homem de Deus divulge logo esta programação inteira meu camarada, rsrsrsrs.

Severão, parabéns mais uma vez, às vezes perecemos repetititvos em lhes parabenizar, mas é que seu trabalho realmente surpreende.

Professor Mario Hélio

Anônimo disse...

Querido amigo Severo

Você foi muito feliz em sua escolha. Além de profundo conhecedor da história - é o maior deles - nós todos temos que render nossa homenagem a este grande defensor de nossa maior história nordestina e sertaneja que é a saga cangaceira. Parabéns pela escolha.

Alcino Alves Costa

Anônimo disse...

Caro Severo

Vou divulgar em meu blog que é lidissimo.
Grato pela atenção.

Franklin Jorge

Anônimo disse...

Caro Severo. Saudações!

Gostaria de parabenizá-lo pela escolha da palestra de abertura sobre o Zé de Rufina e a escolha do Amaury. Isso mostra o espírito democrático que norteia o Cariri-Cangaço. Não foram só os cangaceiros que convulsionaram o Nordeste naqueles tempos brabos. As volantes (aí incluindo oficiais, cachimbos, contratado, etc..) precisam de espaço no debate sobre o cangaceirismo. E você concedeu a elas um espaço privilegiado: a abertua do encontro enfocando o incansável José Osório de Faria. Parabéns pelo espírito democrático e pela organização.
Daqui a alguns dias acontecerá em Teresina o 8º SALIPI (Salão do Livro de Piauí), para o qual convidamos o João de Sousa Lima para lançar aqui seu livro, e, a partir disso, fazer a divulgação do Cariri-Cangaço, que já se consolidou como o principal evento nacional sobre o assunto.
Eu por aqui, fico aguardando ansiosamente para nos reencontrarmos em meio à grande confraternização nos contrafortes da Chapada do Araripe.
Grande abraço
Leandro Fernandes