O nome Triunfo

;
Diário de Viagem, A cidade.
Triunfo, Dia 26; 21h 00min

Danielle Esmeraldo e o Teleférico de Triunfo.

O município de Triunfo foi fundado pela Lei Provincial nº 930 de 02 de junho de 1870, sob a denominação de Baixa Verde, e estava vinculada à comarca de Vila Bela. A 13 de junho de 1884, Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Canaã e Iraguassu. Anualmente, Triunfo comemora sua emancipação política no dia 13 de junho. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores.






O nome de Triunfo, originou-se de uma luta entre a família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação de Baixa Verde. Estes queriam o progresso da cidade e criaram uma feira. Com isso, os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, tentando acabar com ela diversas vezes. Os habitantes de Baixa Verde lutarem pela sua independência e conseguiram. Dessa vitória surgiu o nome Triunfo.


Manoel Severo

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

No XVIII a serra da Baixa Verde, era habitada pelos índios Cariris, sendo um dos principais arrendatário, um senhor de nome Domingos Pereira Pita, que posteriormente passou a ser proprietário por direito de posse. Não se tem a data certa, chegou a Baixa Verde o missionário capuchinho frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, e lá fez residência em um pequeno terreno que conseguiu com o proprietário, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro do ano de 1803, o vigário retirou-se para Cabrobó, tendo logo depois assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, e logo construiu uma capelinha, sendo a padroeira, Nossa Senhora das Dores. Cuidou de legalizar a posse do terreno dos índios, requerendo ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, com uma área de meia légua quadrada de terra, e a 8 de outubro de 1812; colocaram os marcos nos lugares: Aquiraz, Jaleco, Água Branca e Jardim. Aos poucos foi se transformando em vilas com casas alinhadas. Assim, cabe a Frei Ângelo os foros da fundação da cidade onde ele permaneceu até falecer, em 7 de junho de 1824.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.