O talento de Luitgarde Por:Manoel Severo

Renato Casimiro, Manoel Severo e Luitgarde de Oliveira

Uma das mais festejadas personagens deste vasto e qualificado universo  do estudo e pesquisa do cangaço certamente é a nossa querida professora Luitgarde de Oliveira Barros, renomada pesquisadora e escritora, professora da UFRJ, Luitgarde tem estilo próprio, personalidade forte e coragem, tão própria da verdadeira mulher sertaneja. Dura quando ncessário, incisiva sempre, precisa e direta, amável e atenciosa a vida toda.


Ainda no primeiro semestre do ano em curso; ao lado de Aderbal Nogueira e Felipe Caixeta; tivemos a permissão de acompanhar  uma das mais espetaculares entrevistas já concedidas por Luitgarde. Eram quase oito da noite quando chegamos ao Ponta Mar Hotel em Fortaleza, depois de definirmos um local mais apropriado para as tomadas das imagens e da entrevista, tivemos o privilégio de por mais de tres horas conversar com Luitgarde sobre temas palpitantes e polêmicos da história recente de nosso nordeste. Em pauta: Lampião, Padre Cícero, Luiz Carlos Prestes, Setembrino de Carvalho, Goes Monteiro, Agamenom Magalhães, José Lucena, João Bezerra... para ficar só em alguns dos muitos personagens protagonistas desta grande saga que é história de nosso sertão.

 Revelações Importantes de Luitgarde

Felipe Caxeta

Aderbal e Adriano, mais um trabalho com o talento da Laser Vídeo

Luitgarde sem reflexos; estilo duro e forte na direção da construção da verdade histórica

Luitgarde Oliveira, conhecida por sua natureza determinada e dedicação plena em tudo o que faz; autora de uma das mais completas obras sobre o cangaço; "A Derradeira Gesta", se mostrou inteira, sem rodeios, na inteireza de seu espetacular carater e talento, resultando em uma de suas mais marcantes e reveladoras entrevistas. O encontro faz parte do mais novo trabalho do documentarista Aderbal Nogueira, que não nos conta muito sobre o que está planejando, o fato é que a partir do que vivemos ao lado de Luitgarde naquela noite e dando-se sua entrevista como o ponta pé inicial do novo documentário com a marca da Laser Vídeo, com certeza não perdemos por esperar.

Padre Roserlandio, Luitgarde e Aderbal Nogueira

Entretanto, provocado pelo confrade e "cangaceiro carioca" Carlos Eduardo Gomes; quanto à divulgação dessas preciosidades; vamos fazer uma intimação ao documentarista Aderbal Nogueira, para que possa disponibilizar através deste Blog do Cariri Cangaço, aquela reveladora e instigante entrevista, onde Luitgarde, mais uma vez e de maneira insiciva, mostra suas convicções, seu valor e acima de tudo, seu talento. Foi uma noite brilhante, inesquecível e que ficou marcada. Agora é com você mestre Aderbal, "descasque esse caroço".... 

Manoel Severo

Um comentário:

Anônimo disse...

Alô, amigo Severo, quanto tempo sem nos falarmos, cadê você?
Ainda bem que se lembrou de mim; obrigada.

Um abraço grato, Luitgarde