União dos Escritores do Brasil recebe homenagem da Câmara Municipal do Recife

Geraldo Ferraz em reunião na Câmara do Recife

Parte do grande expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 09, espaço em que os vereadores discursam e questionam o poder público, foi dedicada à literatura. Proposta do vereador Carlos Gueiros (PTB), a homenagem prestada ao programa de número 400 da União dos Escritores do Brasil, seção Pernambuco, “Quarta as Quatro” constou de placas e leituras de poesias. Três escritores, Lúcio Ferreira, Geraldo Ferraz e Paulo Dantas, receberam placas com homenagens.

Carlos Gueiros tomou emprestado do escritor Fernando Sabino o pensamento no qual afirma que há momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis, e era por conta desses adjetivos que homenageava os escritores e sócios da UBE, que dão aos recifenses momentos inesquecíveis para os recifenses pela dedicação e maneira de ser deles.
Lembrou também que a UBE-PE é a mais antiga do país, fundada em 1958, resultado da fusão da Associação Paulista com a Associação Brasileira. “Essa entidade defende os interesses dos escritores e da sociedade que se preocupa com a cultura. O evento Quarta as Quatro é exemplo de participação, há 9 anos com promovendo reuniões abertas ao público e com temática livre”.

Geraldo Ferraz, coordenador do programa Quarta as Quatro disse que se sentia honrado me receber homenagem da Casa de José Mariano na comemoração de suas 400 reuniões realizadas nesses últimos oito anos. “De temática livre e sempre aberta ao público, a UBE também promove reuniões itinerantes em Recife e no interior do Estado, verdadeiros saraus literários”. 

Melchiades Montenegro entregou as homenagens e leu frases de um livro que ele compilou com os pensamentos dos escritores associados da UBE.
A poeta Rosa Lia Dinele leu um poema onde retrata os colegas participantes do programa. Já Vital Correia de Araújo frisou que a sua ligação com a UBE não era apenas como escritor pois fez parte da resistência. “Fomos eu e Paulo Cavalcanti que conseguimos enviar escritores para os congressos nacionais nas ditaduras de 1945 e 1985.
Alexandre Santos, presidente da UBE, lembrou que estava aqui graças aos vereadores e em especial a Carlos Gueiros. “Nosso programa prima pela iniciativa, perseverança e dedicação renovadas pelos frequentadores desse programa, provando que Pernambuco é berço de grandes escritores”.


Cortesia do confrade e Conselheiro Cariri Cangaço, Geraldo Ferraz

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Geraldo Ferraz - Parabens - saude- abraço -recomendações. Do seu admirador. Alfredo Bonessi -SBEC - GECC.