O Encantador de Amigos agora é Cidadão de Piranhas Por:Junior Almeida

Manoel Severo recebe homenagem de Junior Almeida

"O encantador de amigos"... Justiça seja feita, a frase do título é de Celsinho Rodrigues , que foi muito feliz em acrescentar ao vasto currículo de Manoel Severo Barbosa, o merecido título de encantador de amigos, na solenidade em que ele recebeu o título de cidadão de Piranhas. Tem razão Celsinho. Severo além de um excelente articulador, agregador, um “gentleman”, é na minha modesta opinião um domador de feras.
Existe um ditado que diz que “o bicho mais difícil de lidar, é gente”, pois, por exemplo, uma boiada, com animais enormes, um único vaqueiro tange para um lado e para outro, e os animais o obedecem instintivamente. Gente não. Com pessoas é diferente, cada um age de acordo com sua vontade, cada um tem uma ideia, que muitas vezes não é a mesma de quem está à frente na organização de algo.
Manoel Severo Gurgel Barbosa, fundador e curador do Cariri Cangaço, movimento turístico, cientifico e cultural, que desde 2009 divulga, revela e muitas vezes esclarece a história nordestina, nas áreas do cangaço, coronelismo, messianismo, religiosidade, tradição, cultura, música e até culinária, é quem está à frente dos maiores pesquisadores e escritores do país, além de descendentes de coiteiros, volantes, cangaceiros e também curiosos da temática, verdadeiras “feras”. Sempre muito bem articulado, Severo é o “domador” dessas “feras”, que o seguem para onde ele for.

Vereador Cacau e Manoel Severo, cidadão de Piranhas
Em reconhecimento ao seu incessante trabalho de divulgação da cultura nordestina, em especial do cangaço e fatos acontecidos no município de Piranhas, desde o último dia 28 de julho, data bastante emblemática no mundo do cangaço, o cearense Manoel Severo Gurgel Barbosa é cidadão honorário de Piranhas, nas Alagoas, projeto de autoria do vereador José Cláudio Pereira dos Santos, o Cacau. A honraria foi entregue ao homenageado na noite do dia 28, durante uma sessão solene da Câmara de Vereadores e a abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016, no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, diante de diversas autoridades e um auditório lotado pelos participantes do evento.
Emocionado com a homenagem, Severo começou sua fala chamando a atenção do fato de mais de metade do território brasileiro estar representado no evento, com participantes de 16 estados do país. Disse que estava ali, junto com pessoas desses lugares, para dizer a Piranhas que valia a pena contar “nossa” história, abraçar esse Sertão que faz parte do “nosso” sangue, da “nossa” alma. O cearense, agora cidadão piranhense, disse que vele à pena dizer para o Brasil, que aqui (no Nordeste) tem gente de fé, de força, que essa raiz que nos move é maior do que tudo. Severo disse ainda que aquele dia era muito especial pra ele, pois recebia um presente sem tamanho, que gostaria de dividir com todos os seus amigos.
Aplaudido de pé ao fim da sessão solene da Câmara e antes da abertura do evento Cariri Cangaço desse ano, Manoel Severo recebeu os cumprimentos das autoridades, amigos e convidados, além das dezenas de pessoas do evento 2016.

Junior Almeida
Pesquisador e Escritor
Capoeiras, Pernambuco

Nenhum comentário: