Maciel Coito e Manoel Severo e a festa do Aboio no encerramento em Água Branca
Filarmônica Santa Cecília, de Água Branca, ponto alto em todos os momentos do Cariri Cangaço em Água Branca
Professores Bruno Mafra e José Silva em tarde de lançamentos no Cariri Cangaço em Água Branca
Amélia Araujo, Manoel Severo e Junior Almeida
Ingrid Rebouças e Juliana Pereira
Na mesma tarde fomos contemplados com os lançamentos de dois autores locais; o professor e pesquisador Bruno Mafra lançou "O Catolicismo Popular Praticado no Alto dos Coelhos " e o professor José Silva lançou seu livro "O Messianismo no Brasil".
Em seguida pesquisadores de todo o Brasil puderam acompanhar a Conferência do pesquisador potiguar Múcio Procópio sobre a vida e a obra do compositor e interprete alagoano, Augusto Calheiros. "Nada melhor do que ter Múcio Procópio; um dos maiores conhecedores da música brasileira; e trazer o grande Augusto Calheiros a partir dessa conferência em sua terra natal; Alagoas, celebrando a chegada do Cariri Cangaço em Água Branca" afirma Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.
Múcio Procópio e a Conferência sobre Augusto Calheiros
Augusto Calheiros, cantor e compositor alagoano
Múcio Procópio e Edvaldo Feitosa
Por quase uma hora e meia, o talento e o conhecimento do pesquisador Múcio Procópio apresentou a todos os presentes a vida e obra de Augusto Calheiros, desde a origem familiar até o auge da fama do alagoano nascido em Maceió ainda em 1891 e que iniciou sua carreira de sucesso em Recife; em 1927, como integrante do grupo Turunas da Mauriceia, transferiu-se para o Rio de Janeiro com a estreia do grupo no Teatro Lírico, em espetáculo patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, onde Augusto Calheiros fez enorme sucesso por causa de sua voz afinada e estilo peculiar de interpretação.
Presidente "Aboiador": Maciel Silva e Manoel Severo e as homenagens de Água Branca ao Cariri Cangaço, através de seu curador
Fechando com chave de ouro o Cariri Cangaço em Água Branca, a homenagem do poder legislativo ao evento e seu curador Manoel Severo com a surpreendente apresentação do presidente da Câmara Municipal vereador e "aboiador" , Maciel Silva juntamente com os vaqueiros Zé Pequeno e Pedro, que proporcionaram a todos a emoção genuinamente sertaneja.
Vídeo por Raul Meneleu, fonte: Youtube
Cariri Cangaço Piranhas
Secretaria de Educação, Água Branca, Alagoas
29 de Julho de 2016
Um comentário:
Caro Manoel Severo Barbosa! Vaidade não, mas humildade sim! Essa foi a estratégia que utilizei desde o início para que pudéssemos construir esse belíssimo dia 29 de julho de 2016, com a primeira Edição do Cariri Cangaço em Água Branca, Alagoas. Marcante, emocionante, desde o início. Como eu havia planejado! No decorrer dos cumprimentos e dos abraços, resolvi tocar os corações de cada um ali presente, e assim fiz ecoar a música "Milhão de Amigos"! A nossa amiga Juliana Pereira me afirmou que não conteve as lágrimas naquele momento.Em seguida,percebi o entusiasmo das famílias água-branquenses com a presença de todos vocês. A forma de acolhimento na Igreja Matriz não tem preço, a presença marcante dos representantes das famílias dos pioneiros nos honraram, o carisma do Padre José Aparecido, da Prefeita Albani, dos vereadores, de Maciel da Silva[Coito],Presidente, a simplicidade dos Índíos KALANKó, os músicos da Banda F. Santa Cecília, os escritores, e para encerrar com maestria, a presença do vaqueiro representando a caatinga, os sertões nordestinos. Na realidade não tenho mais adjetivos a adicionar para classificar esse evento. Vou deixar para o próximo.Fraterno abraço.
Edvaldo de Araujo Feitosa
Escritor, Pesquisador, Conselheiro do Cariri Cangaço.
Água Branca, Alagoas.
Postar um comentário