Que Venha o Cariri Cangaço Além Mar ! Lisboa 2017

Manoel Severo, Ângelo Osmiro e Aderbal Nogueira conferem ao professor Jorge de Sá o Título de Amigo do Cariri Cangaço

A noite deste ultimo dia 16 de agosto, aconteceu em Fortaleza o primeiro encontro de trabalho e apresentação do mais novo empreendimento com a marca Cariri Cangaço: Cariri Cangaço Lisboa, a primeira e ousada iniciativa da marca em continente europeu. "Olhem, esse desafio nasceu há alguns anos atras com os conselheiros Cariri Cangaço Geraldo Ferraz e Leandro Cardoso, em conferencia na Academia Brasileira de Letras, quando pela primeira vez foi pensado nessa possibilidade com uma conversa com Embaixador Fernando Fortuna", lembra Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

De lá pra cá, Manoel Severo esteve em Brasília em almoço de trabalho com o Diplomata Fernando Fortuna e por duas vezes o Curador do Cariri Cangaço esteve na Espanha e Portugal em conversas com as universidades de Castilla De La Mancha - Toledo (Espanha) e Universidade de Lisboa - Lisboa (Portugal), quando foram prospectadas as reais possibilidades de realizar o Cariri Cangaço em território europeu. "Existe sem dúvidas um grande interesse em algumas áreas da comunidade acadêmica tanto na Espanha como em Portugal em receber essa primeira iniciativa do Cariri Cangaço, sentimos desde aquela época que poderíamos sim continuar com o projeto e na noite de hoje estamos dando o primeiro e importante passo nessa direção" ressalta Manoel Severo.

Jorge de Sá, Manoel Severo, Angelo Osmiro e Aderbal Nogueira

O encontro contou com a participação do Presidente do Instituto Cariri do Brasil; Pedro Henrique Barbosa, dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ângelo Osmiro e Aderbal Noqueira, dentre outros convidados; que receberam o professor doutor Jorge de Sá, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politica da Universidade de Lisboa. 

Na oportunidade além da apresentação do Tema Cangaço aos convidados, também foram dados os primeiros passos na direção da viabilidade do projeto. "O primeiro passo foi dado, ou seja, a declaração oficial do Instituto Cariri do Brasil em realizar na Universidade de Lisboa uma edição especial do Cariri Cangaço, esse documento contendo a apresentação do Instituto como também do Projeto Cariri Cangaço foi apresentado na noite de hoje ao professor Jorge de Sá, agora é aguardar os próximos passos que sem dúvidas serão dados a partir de setembro. A ideia é realizarmos o evento no segundo semestre de 2017, em Lisboa, Portugal" comenta Pedro Henrique Barbosa.

Por quase tres horas, Angelo Osmiro, Aderbal Nogueira e Manoel Severo discorreram sobre o tema cangaço e suas principais características, sobretudo o período lampiônico do fenômeno, quando os convidados da ULisboa se inteiravam de detalhes desse tão palpitante tema nordestino. "Sempre tive muita curiosidade sobre esse movimento que é o cangaço aqui no Brasil, principalmente sobre suas origens e o caráter social do movimento e que interesses representavam, sempre procurei ler muito sobre o tema e a noite de hoje nesta reunião e ainda por cima receber o Título de Amigo do Cariri Cangaço é uma honra sem tamanho" afirma o professor Jorge de Sá.

Professor Jorge de Sá ao lado de Pedro Barbosa e demais participantes do encontro

"Estaremos conversando com os departamentos de Antropologia e Letras, entre outros da ULisboa e logo logo teremos boas notícias, com certeza vamos dá prosseguimento ao projeto do Cariri Cangaço em Lisboa, acho inclusive que temos fortes condições de receber o apoio da Embaixada Brasileira em Portugal", ressalta Jorge de Sá. Para Manoel Severo "esse empreendimento tem o objetivo primordial der levar à terra patrícia um pouco dessa grande saga genuinamente do nordeste brasileiro. Agora vamos continuar mantendo um entendimento ainda mais próximo com a ULisboa e depois vamos começar a formatar o evento, sua personalidade, o modelo de desenvolvimento, as temáticas, os convidados, ou seja o planejamento geral pois a ideia é para o segundo semestre de 2017, até lá tudo estará pronto" fala Manoel Severo.

Reunião de Trabalho
Cariri Cangaço Lisboa
Fortaleza, Ce
16.08.2016

Nenhum comentário: