Viva Totonho do Marmeleiro

Nesse domingo (28), foi realizada a 9ª MISSA DE TOTONHO DO MARMELEIRO, no sitio Lagoa de Martinho Mendes, próximo ao distrito de Nazaré do Pico, em Floresta-PE. Essa missa em homenagem a este vaqueiro nordestino, que faleceu vítima de um acidente na metade do século XIX, foi idealizada por um de seus bisnetos Napoleão Ferraz Nogueira (Napole) e conta a cada ano com a dedicação e organização dos demais familiares mesmo após o falecimento do idealizador, a missa todo ano é realizada no local onde o corpo do mesmo está sepultado.
Diante do período eleitoral , vários candidatos a prefeito e vereadores de cidades circunvizinhas , como também deputados e ilustres autoridades se fizeram presentes. A missa foi realizada sem fins lucrativos e não contou com patrocínio formal, apenas pequenos apoios e doações dos mais de 3 mil descendentes em 7 gerações do vaqueiro Antonio da Costa Araújo (Totonho do Marmeleiro).
Fonte:http://jornaldesafio.com.br/
Descendentes de Totonho do Marmeleiro
Recorremos ao relato de Maria Amélia de Souza Araujo sobre esse momento histórico e marcante da alma sertaneja: "E o dia 28 de agosto passou deixando saudades! Saudades de entes queridos, entre eles, Dagmar, Wilson, Joana, Jair, papai, tia Emília, Napole... Saudades daqueles que por motivo de força maior, não puderam estar conosco novamente... E o dia 28 passou deixando a certeza de que é maravilhoso reencontrar a família e os amigos e que rezar juntos nos fortalece! Esse dia passou e nos convidou a agradecer a Deus por tantas graças recebidas e o celebrante Padre Giovani, ao refletir a Palavra de Deus, nos pediu que sejamos humildes, mansos..."
Continua Amélia:"O dia 28 existiu para que, ao prepara-lo, o contato com algumas pessoas da família fosse retomado e dai novos membros fossem conhecidos... Foi muito bom e é por isso que agradecemos a todos os que participaram desta 9ª Celebração em homenagem ao vaqueiro ANTONIO DA COSTA ARAÚJO, idealizada por Napole e organizada por seu filho Gilson Nazaré com apoio do irmão Edílson Souza e de tantos primos e amigos. 
Luiz Ferraz, Magno Araujo, Gilson Nazaré e Maria Amélia
O 28 recente ficou marcado na lembrança de muitos, desde que foi anunciado que seria o dia da celebração, pois começaram a pensar em um jeito de contribuir, participar... Acredito que, de modo especial, ficará na lembrança dos bisnetos homenageados e dos vaqueiros Antônio Izidorio e Antônio Gonçalo, também homenageados, dos vaqueiros que desfilaram e participaram ativamente... os que vieram pela primeira vez, penso que vão recordar por um bom tempo.... As pessoas envolvidas mais diretamente na segunda edição do livro “ANTONIO DA COSTA ARAÚJO - SUA HISTÓRIA, SEUS DESCENDENTES, também não vão esquecer facilmente, os contemplados no sorteio, Marcelo Freire e Solândia, penso que vão guardar por toda vida, esse patrimônio histórico da nossa família...
"Nossa gratidão a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram, trazendo ideias, incentivo, força da oração, força física, recursos financeiros. E o dia 28 de agosto também nos ensina que nem sempre é possível realizar as coisas, exatamente como planejamos, falhas acontecem, mas que é possível servir a centenas de pessoas, um almoço saboroso! Naquele dia, parecia que a escola e a casa dos amigos, era também nossa casa, a comunidade, era nossa família. E ainda, esse dia para Magno De Sá Araujo, Luiz Carlos, Gilson Nazaré e para mim, ficará marcado pela linda homenagem recebida através de Bartô Araújo.
Por fim, as fotos evidenciam que no dia 28 de agosto, espalhamos energia positiva pelas estradas por onde passamos ou pelas árvores que nos doaram uma sombra maravilhosa... Naquele lugar, onde foi sepultado TOTONHO DO MARMELEIRO, antes desconhecido, ficaram os rastros de pessoas bonitas, sorridentes, descontraídas... Como você vai lembrar o dia 28 de agosto? É importante ouvir você, faz parte de uma brevíssima atividade para o próximo encontro. Obrigada por tudo!!!"
As homenagens da Família Cariri Cangaço á Memória de Totonho do Marmeleiro...

3 comentários:

Felipe Melo França disse...

Também sou tetraneto de Totonho.

Antônio da Costa Araújo
Joaquim Antônio de Souza Araujo
Manoel Cavalcanti de Araújo
Iná Cavalcanti França
Edmir Cavalcanti França
Felipe Melo França

Felipe Melo França disse...

Sou tetraneto de Totonho.

Antônio da Costa Araújo
Joaquim Antônio de Souza Araujo
Manoel Novaes Cavalcanti de Araújo
Iná Cavalcanti França
Edmir Cavalcanti França
Felipe Melo França

Anônimo disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻