Exu, Tres Séculos de História ...

Givaldo Peixoto, Alvenir Peixoto, Thereza Oldam, Leandro Cardoso e Manoel Severo

A segunda noite do Cariri Cangaço Exu reservou ao publico participante um conjunto de relançamentos de obras de referencia dentro da literatura gonzaguiana e lampiônica. Direto de Juazeiro do Norte, um dos mais gabaritados pesquisadores e conhecedores da história de Padre Cícero, o pesquisador e escritor Daniel Walker fez a apresentação de sua obra: "Padre Cícero, Lampião e Coronéis". Da pernambucana cidade de Calumbi, uma das gratas revelações da pesquisa do cangaço, Lourinaldo Teles, ou simplesmente Louro Teles, trouxe ao público uma obra de fôlego contando como nunca antes foi contada a historia do maior combate de todos os tempos de cangaço: "A Maior Batalha de Lampião - Serra Grande ", cheia de detalhes e revelações inusitadas faz de Louro Teles uma das grandes promessas do rol de pesquisadores da nova geração. 

 Daniel Walker, Manoel Severo, João de Sousa Lima e Louro Teles
 Manoel Severo
Louro Teles, João de Sousa Lima e Daniel Walker 

Por fim, um dos mais destacados pesquisadores e escritores da atualidade, um autentico e espetacular contador de histórias, o incansável Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima, trouxe através de seu livro "Cem Anos – Luiz Gonzaga" a trajetória, a passagem e a experiencia de sua cidade Paulo Afonso com o rei do baião, Luiz Gonzaga.

O cenário; o mesmo da noite de abertura; Colégio Bárbara de Alencar no centro de Exu, novamente recebeu além da noite de relançamentos e de conferência, uma destacada feira de livros e cordéis voltados para Lampião e para Gonzaga, além de uma Bodega Cultural onde podia-se encontrar souvenires, artesanatos, comidas típicas dentre outra manifestações da cultura exuense.

Thereza Oldam Alencar Peixoto e Dr Leandro Cardoso
Grande Noite de Conferência com Thereza Oldam Peixoto Alencar

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço convidou para subir ao palco a Conferencista da noite, pesquisadora, memorialista e escritora exuense, Thereza Oldam Alencar Peixoto que em uma mesa mediada pelo Conselheiro Cariri Cangaço, Dr Leandro Cardoso e ainda o pesquisador e escritor Givaldo Peixoto e Alvenir Peixoto, proporcionaria a todo o público presente um inesquecível passeio pela história de Exu a partir do tema: "Exu ; Tres Séculos de História".

A escritora Thereza Oldam por mais de uma hora se dedicou com zelo e talento a apresentar os principais pontos, episódios e sentimentos que nortearam a criação, o desenvolvimento e a consolidação do território exuense. Desde a época da colonização, quando a região ainda era primitivamente habitada pelos índios Ançus, do tronco da nação Cariri. Passando pela chegada de seu fundador Leonel de Alencar Rego, até os dias atuais.


Givaldo e Thereza Oldam, Paulo Vanderley e Leandro Cardoso 
 Dona Amélia, Dra Raissa Fernandes e Givaldo Peixoto
Ingrid Rebouças e Thereza Oldam
Manoel Severo e prefeito Raimundinho Saraiva

"A região foi ocupada por fazendas de gado no início do século XVIII, tendo à frente Leonel de Alencar Rego e posteriormente seu filho Joaquim Pereira de Alencar. Após a ocupação, missões jesuíticas viveram na região, onde construíram a capela de Bom Jesus dos Aflitos. Em 1734, foi criada a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Exu. O município foi instalado em 7 de junho de 1885, passando a autônomo em 9 de julho de 1893, em face a lei n. 52, de 3 de agosto de 1892. O primeiro prefeito foi Manoel da Silva Parente. O município teve sua denominação de Novo Exu em 1907 e pelo decreto-lei estadual n 235, de 9 de dezembro de 1938, o município de Novo Exu passou a denominar-se Exu"

Além do precursor e fundador de Exu; Leonel de Alencar Rego; a escritora Thereza Oldam escolheu, e não poderia ser diferente, mais três destacados vultos históricos da cidade de Exu, cada um em um século, cada um com sua missão e cada um com sua história, para desvendar os encantos e a força de Exu: Bárbara de Alencar e o Barão de Exu, no século 19 e Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião no século XX.


Rodrigo Honorato, Manoel Severo, José Tavares e Ivanildo Silveira
 Catarina Venancio, Narciso Dias, Francinaldo e Manoel Severo
Louro Teles, Manoel Severo e Betinho Numeriano
Encontro de Amigos na segunda grande noite de Cariri Cangaço Exu
Prefeito Raimundinho Saraiva e a conferencista da noite, Thereza Oldam
Raimundo Araujo, Daniel Walker, Manoel Severo, Padre Fábio e De Assis
Evanilson Sousa, Manoel Severo, Veridiano Dias e Luzinete

"Deve-se considerar que devido a influência dos cristãos novos (muito abundantes em Pernambuco naquela época) o nome da freguesia "Aflitos de Exu" pode aludir à aflição que os marranos sentiam por serem perseguidos pelo Tribunal do Santo Oficio que os perseguiu desde Espanha e Portugal até ao Brasil. Para fugir da Inquisição, aqueles marranos buscaram se instalar cada vez mais no interior de Pernambuco. Ieshu (ou IEXU em português) é uma palavra hebraica (a língua dos marranos pernambucanos) e significa Jesus"

Cariri Cangaço Exu
2ª Noite de Conferências, Colégio Bárbara de Alencar
21 de Julho de 2017, Exu, Pernambuco

Nenhum comentário: