O Sertão Vai Parar ! Por:Manoel Severo

Arte de Eduardo Lima

Impossível não ficar entusiasmado com a realização de mais um Cariri Cangaço, desta vez em Exu e Serrita, no "Araripe de Pernambuco". Na verdade não apenas pelo evento em si; que já é um dos maiores realizados por nossa marca; mas por toda singularidade e capilaridade que o mesmo acabou alcançando. Foi uma gestação prazerosa; exatos 9 meses; entre a primeira reunião de planejamento na cidade de Exu até a noite de abertura do evento, neste próximo dia 20 de julho, concretizando um sonho de toda a família Cariri Cangaço.



Poderia passar alguns dias falando da Programação, entretanto tenho que exercitar meu poder de síntese para que os amigos possam aquilatar o que conseguimos, com o esforço de muitos, reunir neste grande Cariri Cangaço Exu. A cultura, a memória e a história do sertão estão em festa. Aqui vamos encontrar o verdadeiro elo que une toda a nação nordestina. Em seu berço, o grande convidado especial será o Rei do Baião; Luiz Lua Gonzaga; em sua homenagem a programação contempla toda gratidão e respeito ao maior embaixador do sertão de todos os tempos. As homenagens ao próprio Luiz Gonzaga, in memoriam, com o Título "Personalidade Eterna do Sertão" concedido pelo Conselho do Cariri Cangaço, passando pela entrega do Título de Cidadão de Floresta e desembocando com as homenagens a quem, ao lado dele fizeram acontecer, como seus sobrinhos: Joquinha e Piloto e ainda seus companheiros de baião: Enio, Pedrino e Islanio, iniciam um conjunto significativo de homenagens.




A força de Luiz Gonzaga também se fará sentir nas qualificadas apresentações de Wilson Seraine, Reginaldo Silva, Paulo Vanderlei, José Nobre, Mucio Procópio, Kydelmir Dantas, Juliana Pereira, Joquinha Gonzaga e Piloto, em Mesas de Debates pra lá de preciosas, onde poderemos "beber da fonte" isso tudo no berço do Rei do Baião, Parque Aza Branca. 



A emoção não para por aí, um Trio pra lá de especial vai inundar o Cariri Cangaço Exu do que temos de mais importante em nossas vidas:Esperança. Pedro Lucas Feitosa, 12 anos; Cecilia do Acordeom, 9 anos e Pedro Motta Popoff de 11 anos, verdadeiros representantes da alma nordestina, crianças espetaculares, cada uma com seu talento mais que especial, nos darão a medida certa de que podemos sim dizer que trilhamos o caminho certo...



Em Exu é necessário ressaltar a grande força e tradição histórica de suas famílias. As visitas à fazenda Caiçara, onde nasceram dois vultos da historia de Exu; a incomparável Bárbara de Alencar, ou simplesmente dona Bárbara; grande heroína brasileira ainda no século XIX quando ao lado de seus filhos protagonizaram as revoluções; Pernambucana e Confederação do Equador;  e ainda o Barão de Exu, nos mostram a riqueza e força do lugar. Ali também na Caiçara haveria de nascer o pequeno Luiz Gonzaga do Nascimento;oportunidade em que iremos visitar o Museu de dona Bárbara e o Marco da Casa do 
Rei do Baião . 


Dali até o largo da espetacular Fazenda Araripe, onde teremos a visita a famosa Casa de Januário, à Casa do Barão de Exu, sensacional e a não menos espetacular igreja de São João Batista do Araripe, um dia sem igual. A historia de Exu se perpetua ainda dentro de nossa programação com a Conferencia "Exu, 3 séculos de história" com a grande memorialista, historiadora e escritora exuense, Thereza Oldam, que ao lado de Givaldo Peixoto, Leandro Fernandes e Alvenir Peixoto, capitaneiam um noite espetacular.



O município de Serrita será nosso outro grande anfitrião. Aqui dois momentos marcantes de nossa programação. O primeiro será a visita seguida de conferencia a Vila da Ipueira dos Xavier; exatamente localizada entre Exu e Serrita e berço da tradicional família Xavier e de um dos episódios mais emblemáticos da historiografia do cangaço. Ali nos anos 20, Pedro Xavier e alguns familiares resistiram e evitaram a invasão à vila do bando de Lampião, mas quem vai nos contar essa historia será um neto de Pedro Xavier: Eimar Xavier que além de nos contar como tudo aconteceu ainda vai nos mostrar cada cenário do famoso embate . Ali os convidados Cariri Cangaço terão a oportunidade de almoçar com os próprios moradores do lugar numa autentica integração do povo do sertão.



Serrita também será palco do encerramento do Cariri Cangaço Exu 2017, quando ao lado da Fundação Padre João Câncio, participaremos no parque Raimundo Jacó da 47ª Edição da festejada Missa do Vaqueiro de Serrita; uma iniciativa criada por Padre João Câncio, Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira para homenagear o vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado dentro da própria caatinga. Aqui abrimos um parêntese para enaltecer o trabalho, a dedicação e o compromisso de Helena Câncio na perpetuação da Celebração e mais que isso, na perpetuação dos valores que nos fazem uma nação de homens de raiz, força e fé. Na Missa do Vaqueiro de Serrita, o Conselho do Cariri Cangaço passará às mãos de Helena Câncio, representando a família, o Título de "Personalidade Eterna do Sertão" conferido in memoriam a 
Padre João Câncio.


Como não poderia deixar de ter, o Cariri Cangaço Exu também estará realizando um conjunto de lançamento e relançamentos de muitas obras. Livros, documentários e projetos estarão sendo lançados durante o evento. João Monteiro Neto na noite de abertura nos apresenta seu espetacular livro, uma obra de fôlego, onde nos traz a historia e as origens de um dos mais significativos patrimônios do sertão: O aboio com o seu, "Aboio Poesia Improviso Cantoria, Origens"; e na mesma noite de abertura teremos o seu ponto alto com a conferencia "A Influência do Cangaço na Obra de Luiz Gonzaga" com o não menos festejado Wilson Seraine que ainda nos brindará com dois lançamentos espetaculares: “Cordéis Gonzaguianos - Antologia" e "A Festa da Asa Branca”; seguida de coquetel aos presentes.



Daniel Walker com “Padre Cícero, Lampião e Coronéis”, Louro Teles com “A Maior Batalha de Lampião - Serra Grande “, Calixto Junior com “Considerações sobre a Invasão Lavras por Quinco Vasques em 1910”, Elane Marques com "Sila - Do Cangaço ao Estrelato" serão algumas das obras relançadas dentro da programação como também o grande João de Sousa Lima com “Cem Anos – Luiz Gonzaga” e Antônio Vilela com “Dominguinhos – O Neném de Garanhuns” além de Archimedes Marques com o inédito "Lampião na Historiografia de Sergipe" e o aguardado "O Rei do Baião e Princesa do Cariri" de Rafael Lima. Aqui também teremos o lançamento do documentário de Laina Ramos,  “O vaqueiro, a missa e o couro”.


O evento promete reunir mais de 300 pesquisadores de todo o Brasil e um público estimado de mais de 4 mil pessoas em seus 3 dias de realização. Com reservas confirmadas já temos cerca de 250 pesquisadores de pelo menos 14 estados da federação. O Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço; formado por personalidades de destaque do universo do estudo e pesquisa da temática; estará presente com 21 de seus destacados membros, todos com participação ativa dentro da programação: Leandro Cardoso, Cristina Couto, Juliana Pereira, Kydelmir Dantas, Ivanildo Silveira, Mucio Procópio, Wescley Rodrigues, Professor Pereira, Narciso Dias, Jorge Remígio, Antônio Vilela, Ana Lucia Sousa, Manoel Serafim, Celsinho Rodrigues, Edvaldo Feitosa, Archimedes Marques, Raul Meneleu,Kiko Monteiro, João de Sousa Lima e Luiz Ruben, formam a linha de frente de condução do evento.

20 Conselheiros presentes em EXU...

Temos a satisfação de contar ainda com uma verdadeira legião de confrades, igualmente talentosos que estarão ao nosso lado desenvolvendo  essa grande programação. As participações de Heitor Macedo, Emerson Monteiro e Huberto Cabral, representantes do ICC; de nosso Presidente da SBEC; Benedito Vasconcelos que na oportunidade estará entregando Comendas "Alcino Alves Costa" a personalidades presentes; Dimas Macedo da Academia Cearense de Letras, de Francimary Oliveira, Camilo Lemos, Carlos Alberto, Noádia Costa, José Bezerra Lima Irmão, nos dão a certeza da consolidação de um esforço para construir uma grande programação.



Sérgio Brayner ao lado de Helenilda Moreira, Kiko Monteiro e Ivanildo Silveira prometem desvendar os segredos das redes sociais e a importância na difusão da cultura e turismo do sertão, neste mesmo momento seremos presenteados com a arte dos pequenos no Xaxado do Garotos da APAE de Serra Talhada, imperdível e os embaixadores do Cariri Cangaço no Xaxado; Quirino Silva e Célia Maria, sem falar nas bençãos do capelão Padre Agustinho e ainda Padre Fábio Mota

Ainda dentro da programação do Cariri Cangaço, a Curadoria estará apresentando aos presentes os novos desafios da marca para os meses que virão. O prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo ao lado da Secretária de Cultura Patricia Brasil, do vice-prefeito de Água Branca, Maciel Silva e dos Conselheiros Celsinho Rodrigues e Edvaldo Feitosa, apresentam a programação prévia do Cariri Cangaço Trilogia unindo de forma espetacular, em Setembro: Delmiro Gouveia, Água Branca e Piranhas. Logo em seguida, o Conselheiro Manoel Serafim e as pesquisadoras, Mabel Nogueira e Ana Gleide, de Floresta e Nazaré apresentam o Cariri Cangaço Floresta 2017-Centenário de Nazaré, e ainda dentro do mesmo momento os pesquisadores Rangel Alves Costa e Manoel Belarmino nos trazem o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, numa agenda ousada e fantástica do Cariri Cangaço.

Gratidão é algo que devemos cultivar com toda sinceridade em nosso coração. O Cariri Cangaço é uma realização de muitas mãos e muita emoção, à essa família gigante que reúne pesquisadores e apaixonados pela nossa cultura e historia de todos os cantos do Brasil, muito obrigado. Ao grande Conselho Alcino Alves Costa, a SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, ao GECC, GPEC e GFEC, grupos de estudo do Ceará, Paraíba e Floresta; a Fundação Padre João Câncio, ao ICC - Instituto Cultural do Cariri, aos Grupos de Estudos e Debates nas redes sociais: O Cangaço, Lampião-Cangaço e Nordeste, Historiografia do Cangaço, Oficio das Espingardas e Cangaceiros, o nosso reconhecimento e profunda gratidão. Não paramos nunca !


Por fim dizer do grande apoio e acolhimento sem igual do município de Exu. Algo realmente sensacional, a partir da confiança no desenvolvimento do Projeto até o esforço em todas as fases de sua realização. 


Ao estimado prefeito Raimundinho Saraiva, ao batalhador secretário de cultura Rodrigo Honorato, às queridas Alvenir Peixoto, Helenilda Moreira, Eliana Galdino, Carlina Araujo, aos amigos Bibi Saraiva, Cícero Marcelino e à equipe da secretaria de cultura: Elisângela, Creusa, Roachel, Lucélia, Auricelia, aos queridos amigos de Serrita, em especial ao Secretário de Cultura Thiago Câncio e a maravilhosa Helena Câncio; uma referencia para todos nós; ao grande amigo, grande pesquisador gonzaguiano, Wilson Seraine; patrocinador master de nosso evento com o seu "Programa a Hora do Rei do Baião"; a todo o pessoal do trade turístico, das pousadas; Isabel Albuquerque, Ramires, Duda, Dona Nêna, Adenildo, Erlen, Patricia, Dr Junior do Parque Aza Branca e a Milena Iria, representando a todos os colaboradores da ONG;  enfim, a todos que acreditaram que podíamos sim "fazer diferente" e... Estamos fazendo.



Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza,Ce 14 de julho de 2017

Nenhum comentário: