Todos Juntos Olhando na Mesma Direção


Nada pode deter o resultado de um sentimento nobre e um trabalho sério, ético, determinado e construído sob várias mãos. Assim será "Lampião do Inicio ao Fim" a nova minissérie produzida por Aderbal Nogueira e sua Laser Vídeo, com o aval e apoio dos principais grupos de estudos do cangaço do país.

Nesta última semana na sede da produtora Laser Vídeo estiveram reunidos; Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Ângelo Osmiro, para darem prosseguimento ao planejamento do Projeto da minissérie; que envolve nada mais nada menos do que toda a trajetória do rei do cangaço, "do início ao fim"; desdes os idos de 1917 na antiga Vila Bela, Pernambuco, até seu final trágico em Angico, Sergipe.

Aderbal Nogueira, Angelo Osmiro e Manoel Severo

"A minissérie nos trará uma história de vida, sofrimento e guerra no sertão. Os caminhos de Lampião como nunca foi mostrado antes. Será em estilo documental e em cinco capítulos. Mostraremos todo o caminho traçado por Virgulino Ferreira, desde seu nascimento até sua morte na Grota do Angico, teremos os lugares onde ocorreram as maiores batalhas, as grandes invasões de vilas e cidades, a ligação com os coronéis, com Padre Cícero e a intrincada rede de relacionamento de Lampião com seus aliados." Assevera Aderbal Nogueira.

Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, "Aderbal já possui em seus extraordinários arquivos um conjunto precioso de imagens e depoimentos, mas nesta minissérie será necessário percorrer novamente todo o grande sertão "de Lampião", daí ser um trabalho de fôlego, que sem dúvida levará pelo menos 12 meses...Estamos focados nesse planejamento". Já Ângelo Osmiro comenta: "Teremos também a participação dos maiores pesquisadores da temática que se debruçarão sobre alguns dos principais momentos da vida de Lampião, e ainda teremos muitas novidades".


Aderbal Nogueira completa: "O roteiro da minissérie está quase pronto, vamos definir os primeiros passos e estabelecer um cronograma de trabalho, sem dúvidas devemos isso ao Sertão, ao Nordeste e ao Brasil, pois trata-se de nossa memória e de nossa história, será um trabalho inédito e sem dúvidas o maior já produzido, com essa característica."

"Lampião do Inicio ao Fim" será pautada em depoimentos dos maiores pesquisadores da historiografia do cangaço e tendo como pontos de costura o maior acervo em vídeo gravado ao longo de 30 anos com remanescentes da época do cangaço como ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e testemunhas oculares de suas ações.Todo esse material foi gravado com recursos próprios até hoje. Esse rico acervo vai ajudar a uma melhor compreensão dessa que, sem dúvidas, é uma das maiores sagas do povo nordestino.

A realização do Projeto da Minissérie, depende de cada um de nós, o projeto se encontra na Plataforma Digital CATARSE, no processo de arrecadação de fundos voluntários para realização do mesmo, na verdade todos juntos seremos responsáveis por essa grande obra. Assim convidamos a todos para fazer parte desse grande empreendimento. Para saber como colaborar de forma responsável e entender como tudo será feito, visite a página do CATARSE no link abaixo e vamos juntos construir mais esta página preciosa da historiografia do cangaço.

https://www.catarse.me/lampiaodoinicioaofim

Aderbal Nogueira - Laser Vídeo
Angelo Osmiro - GECC
Manoel Severo - Cariri Cangaço 


Nenhum comentário: