O Fogo da Ipueira dos Xavier no Cariri Cangaço Exu 2017...


O sol da manhã teimava em esconder-se por entre as nuvens do Araripe quando a Caravana Cariri Cangaço saia de Exu rumo a Serrita, município vizinho, destino: A famosa vila de Ipueira dos Xavier; um dos poucos lugares que resistiu ao rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva no ano de 1927. No trajeto a chuva fina parecia abençoar a visita dos vaqueiros da história àquele cenário tão marcante e forte dentro da historiografia do cangaço.

"Realmente é um momento muito especial visitar e conhecer de perto a Ipueira dos Xavier, devemos isso ao Cariri Cangaço e a família do seu Eimar Xavier, sem dúvidas sairemos daqui mais que recompensados" afirma o Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima. Já o pesquisador e colecionar do cangaço, Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira, "o Cariri Cangaço marca um tento importante no caminho do fortalecimento do estudo do cangaço, trazer hoje essa espetacular caravana a Ipueira dos Xavier para conhecer de perto esta história tão pouco explorada pela literatura do tema, parabéns ao Cariri Cangaço e a Família Xavier por nos acolher de forma tão cordial".

Manoel Severo entre Eimar e Eliete Xavier
Célia Maria, Ingrid Rebouças, Quirino Silva e Jorge Remígio
José Irari, Noádia Costa, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues, José Tavares e Aline Melo

Saiba como foi...
1925...Naquela época mandava em Serrita o coronel Chico Romão. Lampião era useiro e vezeiro em visitar a Chapada do Araripe, entrando sempre pelos municípios de Jardim, Barbalha, Porteiras e Missão Velha, todos no Ceará, sob as bênçãos do coronel Santana , da Serra do Mato. Nesse mesmo 1925,  o rei dos cangaceiros pediu a Chico Romão para ser recebido em suas terras por ocasião de sua passagem por Serrita rumo ao Ceará. Naquela ocasião o mandatário de Serrita ajuizou não ser conveniente receber em suas terras o cangaceiro. Por manter laços de parentesco e amizade com a família Xavier; possuía 3 familiares casados com 3 familiares daquela família; se dirigiu ao patriarca das Ipueira, Coronel Pedro Xavier e lhe pediu que pela conveniência recebesse nas Ipueira, Lampião e seu bando.

O consentimento de Pedro Xavier se revelou logo em seguida em um grande constrangimento. Na passagem do bando de Lampião naquele ano de 1925 pelas Ipueira dos Xavier, foi recebido com cordialidade e a todos foi servida refeição com  a marca da anfitriã família Xavier. O inesperado acabaria acontecendo a partir de um "gracejo" dirigido por um dos cangaceiros do bando a uma das filhas do cel. Pedro Xavier, Maria Xavier, na época com 25 anos. Já prontos para seguirem viagem, o cel. Pedro Xavier se dirigiu a Lampião afirmando que não iria mais recebê-lo nas Ipueira em função do desrespeito do cabra com relação à sua filha. O chefe do bando perguntou qual seria a punição que deveria dá ao cabra, mas o cel. Pedro disse que a providência seria Lampião sair de suas terras imediatamente. Virgulino desceu do cavalo e diante de todos afirmou que quando voltasse à Ipueira seria para ver muito choro e sangue...

Patriarca Pedro Xavier
Jair Tavares, José Irari, Zuza Camelo, Eimar Xavier, Manoel Severo, Eliete Xavier
e Junior Almeida
Parte da Família Cariri Cangaço em Ipueira dos Xavier

A Caravana Cariri Cangaço composta por mais de 200 pesquisadores chegou a Vila da Ipueira dos Xavier perto das 10 horas da manhã, uma chuva fina caia e um tímido sol ensaiava mostrar seus raios quando a Capela de São José se tornava palco de mais um significativo momento do Cariri Cangaço Exu 2017: O Fogo da Ipueira dos Xavier.

A família Xavier, anfitriã da manhã; representada pelo casal Eimar e Eliete Xavier; além de abrirem as portas da Ipueira dos Xavier ainda foram os protagonistas da Conferencia sobre este que foi um dos poucos episódios em que o rei do cangaço precisou recuar e desistir de sua sanha de vingança contra a valorosa família de Pedro Xavier e seus parentes, entre esses, Dezim Xavier, um dos mais valentes e pai do anfitrião do dia, Eimar.

 Manoel Severo e as boas vindas em Ipueira dos Xavier
 A Capela de São José ficou pequena para a imensa família Cariri Cangaço

Continuando a Saga...
Passaram dois anos e em fevereiro de 1927 Lampião buscou cumprir com o prometido ao Cel. Pedro Xavier. Novamente vindo do Ceará, desta vez trazendo como refém Pedro Vieira, acercava-se das Ipueira para o combate de choro e sangue para a família Xavier. O fogo não se demorou muito, da casa grande foi rechaçado a bala por Dezim Xavier e poucos homens, Pedro Xavier que se encontrava na vila, do outro lado da estrada, seguiu para a casa, tendo uma crise de asma no caminho, todos pensavam que o mesmo havia sido atingido. 

Dezim logo alvejou a primeira e única vitima do combate, o cangaceiro Tempero, ou Musqueiro; o desenrolar do ataque era ouvido ao longe e logo muitos homens das redondezas ligados a Chico Romão e à família Xavier acorreram ao local, no total já se encontravam cerca de 120 homens para defender Pedro Xavier. Lampião ao perceber a nítida desvantagem na peleja e ao notar um de seus amuletos, tipo patuá, cortados a bala, se fez em retirada, não sem antes matar o refém Pedro Vieira e outro rapaz que havia anunciado sua chegada à Ipueira. Dessa forma a famosa Ipueira dos Xavier se uniu a Uiraúna na Paraíba e a Mossoró no Rio Grande do Norte como uma daquelas que expulsou Virgulino Lampião.

Eimar Xavier, Manoel Severo, Eliete Xavier e Ivanildo Silveira contam a Saga do Fogo da Ipueira dos Xavier
 Olhos e ouvidos atentos a Saga dos Xavier...

A Capela de São José foi o palco da conferencia na Ipueira dos Xavier. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço deu as boas vindas aos presentes, agradeceu imensamente a família Xavier e ao povo da Ipueira pela acolhida e fez a introdução ao episódio de 1927. Em seguida Eliete e depois Eimar Xavier tiveram a oportunidade de contar a historia do povoado e passo a passo como se deu o embate entre seu antepassado, coronel Pedro Xavier e Virgulino Ferreira da Silva. 

"Meu avô passou dois anos esperando que Lampião viesse cumprir a promessa de atacar a Ipueira, se preparou por todo esse tempo e quando já não esperava mais, o homem chega a Ipueira, ainda bem que a família teve tempo de se organizar e segurar o ataque até que um cangaceiro foi atingido mortalmente e a empreitada começou a ficar difícil pros cangaceiros, daí Lampião acabou recuando e com a chegada eminente de retaguarda por parte dos homens de Chico Romão e outros amigos de meu avô, os cangaceiros bateram em retirada, não sem antes matarem Pedro Vieira ali naquela baixa" Aponta Eimar Xavier.

 O Cariri Cangaço resgata uma dívida para com o valente povo da Ipueira dos Xavier...
 Eimar Xavier e Manoel Severo
O trio de ouro: Pedro Popoff, Pedro Lucas e Cecília do Acordeon em Ipueira
Pedro Mota Popoff e o cordel para Nossa Senhora
 Padre Agustinho, "Capelão do Cariri Cangaço" e a benção na Ipueira dos Xavier 

Após a conferencia sobre o Fogo da Ipueira os convidados Cariri Cangaço ouviram o cordel feito por um dos mais ilustres convidados do Cariri Cangaço Exu, o "Menino Pedro, do Cordel e do Baião", o notável Pedro Mota Popoff, apresentou aos presentes um cordel que fez para Nossa Senhora sendo seguido pelas bençãos do "capelão do Cariri Cangaço", Padre Agustinho. 

A caravana Cariri Cangaço ainda teve a oportunidade de visitar o local onde antigamente se localizava a casa grande de Pedro Xavier, hoje no mesmo lugar foi erguida uma casa de alvenaria, como também o local onde foi sepultado a vítima dos cangaceiros, Pedro Vieira, para ao final da visita ao cenário do combate serem recepcionados no clube local com um autentico almoço sertanejo preparado pelos moradores do lugar, sob a coordenação de Cicinha, uma simpática e talentosa "mestre cuca do sertão", sensacional.

A caravana Cariri Cangaço rumo ao local do combate
Louro Teles e o registro dos vaqueiros da historia em Ipueira dos Xavier
 Quirino Lampião e Pedro Vieira Junior Almeida
Avante Cariri Cangaço...
Francimary Oliveira, José Tavares e Jorge Remígio
 Pedro Mota Popoff 
 Célia Maria, Pedro Lucas Feitosa e Quirino Silva

"Hoje testemunhamos um momento realmente especial dentro de nosso Cariri Cangaço Exu; trazer à Ipueira dos Xavier mais de 200 pesquisadores de todo o Brasil é algo que  nos enche de alegria e ainda sermos recebidos com toda essa atenção pelo meu amigo irmão Eimar Xavier, sua esposa, dona Eliete e o povo hospitaleiro da Ipueira dos Xavier, esse dia 21 de julho entrará para a historia de nosso Cariri Cangaço" ressalta Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

Cariri Cangaço Exu
Visita a Ipueira dos Xavier , Fogo da Ipueira
21 de Julho de 2017, Ipueira dos Xavier-Serrita

Nenhum comentário: