Joao Gomes de Lira na Festa do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré


O Sol já havia se escondido no horizonte, mal dava para ver a imponente Serra do Pico quando a Caravana Cariri Cangaço partiu para o último compromisso oficial da vasta e inesquecível programação do Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré, destino, a casa do Tenente João Gomes de Lira.

Tendo como ilustres anfitriões, filhos, netos e bisnetos de uma das personalidades mais marcantes de Nazaré, o Cariri Cangaço participaria de uma noite de homenagens em respeito a memória do bravo militar que como todos os outros volantes de Nazaré, souberam dignificar sua terra, sua farda e sua honra. João Gomes de Lira, um homem que ficará guardado no coração de cada um de seus inúmeros amigos, aos quais recebia com afeto e atenção, a ele toda nossa homenagem e saudade. 

A Família Gomes de Lira e a homenagem ao grande João Gomes, no Cariri Cangaço Centenário de Nazaré
Clóvis e a emoção da lembrança do pai...
Cristina Lira: "A saudade de um casal exemplar..."

Um a um os filhos se sucediam nas lembranças e palavras que nos transportavam no tempo e no espaço para reencontrar um ser humano de muito valor, João Gomes de Lira, soube ao longo de toda sua vida construir sob bases sólidas de ética, responsabilidade e amor, a grandeza de sua família.

Na oportunidade a família Gomes de Lira, representada na noite pelos filhos; Rubelvan, Cristina, Cláudio, Ruberval, Clóvis, Lucinha, pelos netos, bisnetos e amigos, prestaram uma honrosa homenagem ao Cariri Cangaço e passaram às mãos do Curador Manoel Severo, Placa Comemorativa ao evento, ressaltando o esforço e trabalho da família Cariri Cangaço na direção da perpetuação da "memória nazarena". A placa foi entregue solenemente por um dos bisnetos do tenente João Gomes de Lira; o pequeno Álvaro Davi Leite de Lira Nogueira. 

    O pequeno Álvaro, bisneto de João Gomes de Lira entrega a homenagem a Manoel Severo, representando o Cariri Cangaço 
 
Rubelvan Lira, Manoel Severo e Ricardo Ferraz

O tenente João Gomes de Lira escreveu um dos clássicos da literatura do cangaço, sua obra "Memórias de um Soldado de Volante" foi publicado em 1990 e traz a saga desses heróis da caatinga que dedicaram toda uma vida ao combate ao cangaço, para isso o brilhante militar passava o dia em frente à máquina de escrever, rebuscando na memória os fragmentos das verdades históricas que ele mesmo ajudou a construir. 

João Gomes de Lira e Manoel Severo
 Lembranças: Relíquias de toda uma vida...

"Depois de ser vereador no município de Caraíbas, tenente João retornou a sua querida Nazaré, dai ficou viúvo em 2001, perdendo seu grande amor após 60 anos de casamento; dona Gisélia; e passou o resto de seus gloriosos dias recebendo a todos que o procuravam, com  a amabilidade e gentileza próprias de seu coração, foi assim que conheci João Gomes Lira no final do ano de 2008, em sua cadeira de balanço em frente à sua casa e com um olhar e um sorriso próprio dele, próprio daqueles que cumpriram bem sua missão" revela Manoel Severo Barbosa.

 Clóvis Lira, Cristina Lira, Rubelvan lira e Manoel Severo
Rubelvan Lira e Manoel Severo
"As palavras e a emoção do amigo Clóvis foram marcantes"... 
Clóvis Lira e Manoel Severo

"Quando se fala em João Gomes de Lira, é preciso dizer quem foi ele, para que os novos preservem a memória dessa extraordinária figura humana. No último sábado, 14 de outubro de 2017, em mais um encontro do Cariri Cangaço, liderado pelo abnegado Manoel Severo Barbosa, a caravana de estudiosos do fenômeno do cangaço esteve na gloriosa vila de Nazaré, que está festejando o Centenário de sua Fundação. Um dos filhos mais ilustres de Nazaré é João Gomes de Lira, ex-soldado de volante, autor do livro "Lampião: Memórias de um Soldado de Volante", uma obra indispensável para quem estuda e leva a sério os assuntos do cangaço. Para escrever um grande livro, não é preciso muita erudição. O que é preciso mesmo é afinco. João Gomes de Lira tinha pouca instrução, mas escreveu um dos mais importantes e mais completos livros sobre o cangaço. Suas versões dos fatos são objetivas e confiáveis. As datas e os lugares são citados com precisão. Estive com ele três vezes. Grande figura. Sempre que passo por Nazaré, entro no povoado, dou uma volta pela pracinha histórica e, antes de sair, me demoro um pouco em frente à casa onde viveu seus últimos dias o grande João Gomes de Lira. Toda manhã, ele se sentava debaixo de uma das árvores em frente a sua casa, onde cumprimentava os que passavam ou iam vê-lo. Sua bênção, querido João Gomes de Lira" Depoimento do escritor José Bezerra Lima Irmão.


 Descerramento de Placa Comemorativa à memória de João Gomes de Lira por ocasião do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré
Lucinha Lira
 A trajetória de João Gomes lembrada pela família e a fala do prefeito Ricardo Ferraz 
Placa Comemorativa 

"Nascido em 13 de julho de 1913 na Fazenda Jenipapo, distrito de Nazaré do Pico – Município de Floresta/PE, viveu ali parte de sua vida. Ingressou na Polícia Militar do Estado de Pernambuco em 16 de Julho de 1931. Com dezessete anos de idade integrou na volante que tinha como comandante o Cel. Manoel Neto que perseguia Virgolino Ferreira da Silva, o "Lampião". Depois do fim da campanha contra o cangaço, foi destacar nos municípios de: Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Tabira, Carnaíba e Flores todas cidades do interior pernambucano, onde foi delegado de polícia. Foi várias vezes ouvido pela imprensa para contar relatos da luta dos seus conterrâneos contra o bando de Lampião. Enquanto vereador de Carnaíba, João Gomes de Lira escreveu sua Obra: "Memorias de um soldado de volante", narrando sua vida e suas andanças em busca de cangaceiros. João Gomes de Lira faleceu no dia 04 de Agosto de 2011, 
na cidade do Recife, aos 98 anos.

Manoel Severo, Rubelvan Lira e Ingrid Rebouças

"Obrigado Severo, Nazaré escreveu uma pagina muito linda na sua historia e o Cariri Cangaço é o responsável, portanto só temos a agradecer a todos principalmente aos organizadores na pessoa de Mabel a nossa Coordenadora. Agradeço também ao amigo Kydelmir Dantas por ter feito uma excelente narrativa sob os nazarenos principalmente meu pai João Gomes de Lira; foi por isso que minhas irmãs prestaram uma simples homenagem a todos do Cariri Cangaço pelo o fato dos Senhores sempre terem um carinho com meu velho pai obrigado a todos e que apareçam muitas vezes em nossa terra . Obrigado" Afirma Rubelvan Lira, filho de João Gomes de Lira e um dos organizadores do Cariri Cangaço Nazaré 2017. 


Louro Teles na festa em memória de Joao Gomes de Lira
 Muito Forró e uma ceia genuinamente sertaneja proporcionada pela família Gomes de Lira aos convidados do Cariri Cangaço
Manoel Severo e Lucinha Lira
Manoel Severo, Jadílson Ferraz e Ingrid Rebouças

"No Estado de Pernambuco, na cidade de Floresta, no importante distrito de Nazaré do Pico, destacava-se a figura de João Gomes de Lira que se alistou e logo se incorporou na Polícia Militar de Pernambuco, então com 18 anos de idade, para combater o cangaceirismo e o banditismo no sertão. Em sua trajetória de vida no trabalho, social e afetiva, sempre mostrou dignidade, bondade e imparcialidade em suas decisões. Passou pela hierarquia militar se destacando ao longo da carreira como soldado, comissário, delegado e por último Tenente com muita eficiência e competência aos olhos de toda sociedade sertaneja. Com poucos estudos não frequentou os bancos escolares com assiduidade como desejava, mas, mediante suas memórias como policial atuante, se fez pesquisador do tema Cangaço lançando, após muitos anos de pesquisas, com grande sucesso em dois volumes, o livro Memórias de um Soldado Volante que é um referencial para todos aqueles amantes da História do Brasil e em especial aos bravos soldados nazarenos que participaram diretamente fazendo assim parte da História." ressalta Ana Lúcia Souza; pesquisadora e Conselheira Cariri Cangaço.

Ingrid Rebouças e Manoel Severo
Wescley Rodrigues, Camilo Lemos, Cristina Couto, Ivanildo Silveira e Nivaldo Pereira

"Há muito tempo atras, quando comecei minhas viagens em busca dos resquícios da história, a primeira pessoa que conheci foi o querido amigo João Gomes de Lira, homem de fala mansa e de uma tranquilidade congelante. Um memorialista excepcional e acima de tudo um bom amigo.Como dizia o saudoso Luiz de Cazuza "- Você vê aquele homem de fala mansa , com aquela tranquilidade, foi um dos homens mais valentes que o Pajeú já teve"...revela o pesquisador e documentarista cearense Aderbal Nogueira.

Paulo Sérgio, Kydelmir Dantas, João Gomes de Lira, Aderbal Nogueira e Rubelvan Lira
"O grandioso evento Cariri Cangaço Floresta-Nazaré 2017 , foi sem dúvida um sucesso em termos de aprendizado e de organização.Como sempre ocorre, esse fórum reuniu mais uma vez, centenas de amigos já consolidados no estudo e no prazer por esse tema tão instigante que é o cangaço. Parabenizo a todos que se envolveram na organização e com toda certeza, valeu muito para todos que participaram. O Cariri Cangaço é único." Confirma o pesquisador pernambucano e Conselheiro Cariri Cangaço Jorge Remígio.

 Jorge Remígio e Manoel Severo
Casal Clóvis Lira e Manoel Severo
Manoel Severo, Cristina Amaral e Ingrid Rebouças
"Manoel Severo com sua competência, e caráter ímpar, realizou uma das maiores edições do Cariri Cangaço, em Floresta e Nazaré do Pico. Fiquei encantada com a receptividade e organização de um trabalho feito com muito zelo,carinho e amor; ingredientes indispensáveis, e que são marcas registradas da Família Cariri Cangaço. Estamos juntos!" Revela a pesquisadora Francimary Oliveira, de Teresina, Piauí.

Josué Santana Macedo e Manoel Severo
Ainda dentro da noite de homenagens em Nazaré do Pico, o Cariri Cangaço através do Conselho Alcino Alves Costa prestou homenagem através de Diploma ao "Museu Cangaço e Sertão" da cidade de Saquarema no estado do Rio de Janeiro; que tem como idealizador e mantenedor o pesquisador carioca, Josué Santana Macedo. "Josué é um companheiro extraordinário, dedicado e extremamente comprometido com a divulgação da memoria do sertão, a partir de seu Museu no Rio de Janeiro, sensacional. Merece todo o nosso respeito e admiração" confessa o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo.

Fotos: Ingrid Rebouças, Evanilson Sousa e Louro Teles

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré 
Homenagem João Gomes de Lira, 14 de Outubro de 2017
Nazaré do Pico-Floresta, Pernambuco 

Nenhum comentário: