Por Quem os Sinos Dobram...Nazaré 100 Anos

Placa Comemorativa fixada solenemente no Cemitério de Nazaré do Pico

Dois momentos seriam mais que especiais dentre todos os grandes momentos do Cariri Cangaço Floresta 2017 celebrando o Centenário de Nazaré, que inclusive se configuraram como iniciativas inéditas e que além de reconhecerem e prestarem as devidas homenagens ao bravo povo nazareno, possibilitou também a todos que participaram do evento, um recorte importante e rico da história da vila mais famosa do cangaço: Primeiro, a visita "casa a casa, porta a porta" mostrando os principais lares e cenários daqueles que fizeram história na luta contra o cangaço e segundo, o "Cortejo Especial" e Fixação de "Placa Comemorativa" em memória aos valorosos nazarenos que tombaram em combate contra os bandos cangaceiros, no cemitério local.

Eram por volta das 17 horas quando a Caravana Cariri Cangaço sob os sinos dobrados da Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Nazaré, partia para um dos momentos marcantes da programação. Da Igreja de Nazaré até o Cemitério local, pesquisadores de todo o Brasil juntamente com as famílias nazarenas realizaram um cortejo representativo e solene em homenagem aos nazarenos que tombaram no campo de batalha.

 Realmente o Brasil de Alma Nordestina reverenciou este que sem dúvidas é um dos mais emblemáticos cenários da historiografia do cangaço: Nazaré do Pico; em Floresta; que nos recebeu de forma digna, como digna é sua historia e a força de sua tradição.
Muito obrigado Floresta, muito obrigado Nazaré, saibam que juntos, 
temos a responsabilidade de consolidar nossa memoria e historia! 
"O Cariri Cangaço de Floresta e Nazaré do Pico, resumo em duas palavras: Sonho Realizado!" Raimundo Evangelista do Distrito Federal.

"Uma coisa que me marcou profundamente foi ver nesse cortejo histórico os alunos; meninos e meninas de Nazaré; levando os nomes dos verdadeiros heróis dessa saga sertaneja, foi simplesmente arrepiante, inesquecível" revela o pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Serafim. "Floresta e Nazaré deram um grande exemplo de maturidade, competência e zelo no trato com História, Cultura e Memória de sua terra e seu povo. O evento Cariri Cangaço Floresta e Nazaré foi um sucesso total. História viva. Avante amigo Manoel Severo. Parabéns", emenda o pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço, Professor Francisco Pereira de Cajazeiras.

Prefeito Ricardo Ferraz e Manoel Severo
Família Nazarena conduz seus Heróis 
Nivaldo Pereira e Ivanildo Silveira 
Um dos grandes idealizadores da tarde/noite, Zinho Nogueira

"Sem dúvidas um dos momentos que considero mais emocionantes do evento: A homenagem aos combativos nazarenos que deram sua vida na luta contra o cangaço, entre eles, meus tios-avós João Ferraz de Souza (João Neu) e Antonio Ferraz de Souza (Antonio Néu) friamente emboscados pelos cangaceiros em Betânia-PE no ano de 1925" Lembra Wagno Ferraz. 

 
Louro Teles pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço 

Cerca de 350 metros separam a Igreja de Nossa Senhora da Saúde até o Cemitério de Nazaré, os componentes da Caravana Cariri Cangaço percorreram em silêncio reverente todo o trajeto para parar diante do campo santo de Nazaré, ali onde já repousam muitos dos principais vultos históricos da Vila, recebia simbolicamente os filhos que foram sepultados no campo de batalha.

"Manoel Severo faz, como pouquíssimos, um trabalho extraordinário. Na verdade, ele se dá por inteiro; sem medir esforços, esquece de si e leva à Família Cariri Cangaço o que há de melhor. Não há como não reconhecer o que fez e fará por Floresta e por Nazaré do Pico esse pequeno grande homem. Parabéns, Manoel Severo. Conte sempre com a Família florestana e nazarena." Completa o pesquisador e historiador Florestano, Leonardo Ferraz Gominho.

Os sinos dobram por todos os Nazarenos mortos em combate, homens dignos e de uma coragem ímpar, defensores de seu lugar e de sua honra...
O Grande Encontro...
Rubelvan Lira, Ivanildo Silveira, Manoel Severo, Netinho Flor; Mestre de Cerimônia da Homenagem; e prefeito Ricardo Ferraz
Ivanildo, Manoel Severo, Jadilson Ferraz,Netinho e Ricardo Ferraz

Para o pesquisador cearense radicado em João Pessoa, Jair Tavares, 
 "O cortejo foi de arrepiar de emoção. Enquanto o sino badalava, as crianças seguiam à frente empunhando as placas com os nomes dos heróis mortos e logo atrás todos os integrantes do Cariri Cangaço junto aos familiares dos heróis. Em frente ao cemitério, foi citado o nome de cada um in memoriam e fixado na parede um postulado de gratidão aos mártires da guerra contra o banditismo lampionico. Foi realmente algo de intensa emoção pra todos os presentes"

 Netinho Flor e as Homenagens ao Heróis Nazarenos de Ontem, Hoje e Sempre...

"Resolvemos homenagear e simbolicamente trazer até o campo santo de Nazaré, seus filhos queridos; verdadeiros heróis; que deram sua vida no campo de batalha para defender a honra do sertão e foram sepultados longe de sua Nazaré querida; hoje espiritualmente se unem aos brilhantes filhos do lugar que repousam em paz..." Manoel Severo.

Vamos recorrer ao grande pesquisador e escritor Florestano, Cristiano Ferraz para elencar os nomes desses personagens de Nazaré que foram homenageados na tarde/noite histórica. "Na Maranduba-SE morreram quatro nazarenos, os irmãos Hercílio Nogueira e Edelgísio, João Cavalcanti e Antônio Benedito. Já Inocêncio e Olímpio morreram no combate das Baixas em 1924. Ildefonso, filho de João Flor, morreu no tiroteio de Xique Xique em Vila Bela em 1925,  Luiz Gonzaga foi morto em Belmonte em 1922, João Gregório foi morto na Favela, em Floresta. em 1926. José Teotônio em São Caetano de Betânia em 1925. Os irmãos João e Antônio Neo em Betânia em 1925, no dia de Natal, Cândido na Ingazeira em 1926 e finalmente Aureliano Sabino no Gravatá em 1930.

 Prefeito Ricardo Ferraz e a Homenagem aos Nazarenos

"Lutar contra o cangaço. Identidade dos Nazarenos"

"Quando da nossa estada nas cidades de Floresta e também aqui na linda Nazaré do Pico, fomos calorosamente acolhidos pelo povo do lugar e pelo Excelentíssimo Prefeito da cidade o Sr. Ricardo Ferraz acompanhado de sua esposa. Também compartilhou conosco momentos especiais do Cariri Cangaço o Secretário da Cultura do Estado de Pernambuco o Senhor Marcelino Granja. Foi maravilhoso! Somente temos que parabenizar pela organização, agradecer, e nos colocar a disposição para que, com muita dedicação e carinho, possamos efetuar o nosso trabalho de preservação da Cultura Nordestina e em especial, enriquecer a força histórica que emana daquela região." Assevera o pesquisador e ator paraibano Quirino Silva.

"Ainda sinto o cheiro das árvores plantadas ao redor da praça, em Nazaré... saudades de tudo que tive o prazer de vivenciar, em Floresta, em Nazaré...amigos que fiz, o que aprendi, e principalmente as pessoas que pude abraçar! Que venham os próximos encontros do Cariri Cangaço, como diz o nosso ilustre Curador Sr Manoel Severo: Avante!!!!!!!" Fala a pesquisadora de Recife, Márcia Filardi.

 Rubelvan Lira, um dos organizadores do Cariri Cangaço Nazaré Centenário 
e Manoel Severo
Rubelvan Lira, Marcelo Alves, Manoel Severo, Juliana Pereira e Ingrid Rebouças
"Realmente, entre os dias 12 a 15 de outubro desbravamos as memórias dos nossos antepassados e visitamos os rincões onde as histórias aconteceram.Floresta e Nazaré do Pico sediaram um evento enriquecedor que ficará na história desse povo, de valor inestimável pelo resgate e valorização da cultura e tradição. A caminhada foi longa e difícil, porém a chegada foi de enorme satisfação. Nós, Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Floresta e Nazaré do Pico, agradecemos à Prefeitura Municipal de Floresta pela realização deste grandioso evento em parceria com o Instituto Cariri do Brasil. O conjunto de esforços e dedicação tornou este evento possível e de sucesso inquestionável. Amigo Manoel Severo, você é o nosso orgulho, através do Cariri Cangaço, Floresta entra na rota do cangaço e realiza o sonho de muitos estudiosos e amantes do tema. Manoel Severo, cidadão Florestano e que muito honra o povo dos Tamarindos, do Pajeú, do Riacho do Navio e dos combatentes do cangaço." Comemora Ana Gleide Souza Leal, uma das organizadoras do Cariri Cangaço Floresta - Centenário de Nazaré.

Fotos: Evanilson Sousa e Louro Teles

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré 
Cortejo e Placa de Homenagem aos Heróis-Cemitério , 14 de Outubro de 2017
Nazaré do Pico-Floresta, Pernambuco 

Um comentário:

Anônimo disse...

O que dizer de um momento histórico destes? INSUPERÁVEL! Qualquer outra palavra vira pleonasmo. Homenagear a bravura dos Nazarenos foi, acima de tudo, um ato de reconhecimento àqueles que deram seu tempo, sua juventude e sua vida para combater o Cangaço. Neste momento faço meu preito de gratidão aos que conheci e tive a alegria de compartilhar um pouco de suas amizades: JOÃO GOMES DE LIRA, MANOEL CAVALCANTI DE SOUZA (Neco de Pautília),LUIZ FLOR, SINHÔ DA BELEZA. À memória de MANOEL MARTINS, na pessoa de sua filha MARIA RITA e a todos os familiares dos bravos filhos de Nazaré do Pico.
Kydelmir Dantas
Nova Floresta - PB.