Boqueirão das Artes...Paraíba, Brasil.

.
Açude Epitácio Pessoa

Boqueirão, cidade do interior paraibano, localizada a 146 quilômetros de João Pessoa, ostenta o título de "Cidade das Águas", além de ser chamada de "a princesa do Cariri paraibano", na classificação das micro-regiões, encontra-se na micro-região dos Cariris Velhos, tendo por limites demarcatórios ou fronteiriços as cidades de Campina Grande, Caturité, Cabaceiras, Barra de Santana e Riacho de Santo Antônio.

Foi fundada por volta de 1670, por Antônio de Oliveira Lêdo, filho do Capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo e de sua primeira esposa, Isabel Paes, bandeirante, emigrante da Bahia, também Capitão, casado duas vezes, a primeira com Joana Batista Acióli, a segunda, com Emerenciana de Lucena.Ele foi também fazendeiro, possuidor de muito gado no sertão de Piranhas e no Cariri, e faleceu em 1751. Pai de cinco filhos, três do primeiro casamento e dois do segundo. Como se sabe,a família Oliveira Lêdo teve um papel crucial e diferenciador nas entradas de gado no sertão paraibano. Foram os Oliveira Lêdo os primeiros a se situarem no interior da Paraíba, a uma distância superior a 14 léguas de distância do mar. A priori, se fixaram onde, atualmente, está localiada a cidade de Boqueirão, então denominada Carnoió, terra dos ferozes índios Cariris. A fazenda dos Oliveira Lêdo tornou-se, então, o centro irradiador da ocupação do Sertão.


O Arraial de fundação da cidade, pouco tempo depois, serviu como ponto referencial para aqueles que procuravam passagens para explorar os sertões da Paraíba. O nome “BOQUEIRÃO”, que o Dicionário Aurélio define como [sm. 1. Bocarra; 2. Abertura em encosta marítima, rio ou canal], origina-se, justamente, de um grande corte que o rio Paraíba fez na serra de Cornoió.


Desde o tempo de sua fundação, tornou-se célebre a famosa missa de Natal nesta cidade, pelo fato de arrastar centenas de pessoas para essa liturgia; o que, provavelmente, justificaria, dada a proximidade em datas, a tradição da tão famosa Festa de Janeiro de Boqueirão. Todavia, sobre a origem desta festa, existem apenas conjecturas e algumas versões que não atestam tal relação. Conta-se que nesta época, uma média de 300 Km eram percorridos por gentes vindas do Piranhas e Piancó. Era a fé católico-cristã batendo nos corações nordestinos que buscavam o conforto para a vida e o encontro com Deus. Aliado a isso, o espírito festivo que imperava naquelas pessoas que ansiavam por encontros com familiares, com amigos e diversão as motivavam na busca de entretenimento.


Existem, ainda, no imaginário do cidadão boqueirãoense, muitas histórias, lendas e mitos, acerca da origem do município e seus personagens fundadores, bem como de muitas outras histórias de seus moradores e pessoas de alto prestígio social que passaram por Boqueirão. Tais histórias, ainda hoje, circulam nas rodas de conversa entre amigos que se reúnem no Mercado Público Municipal, histórias reais, ficcionais, tristes e engraçadas, enfim, “causos” que permanecem em aberto para futuras especulações e estudos culturais.

O principal cartão-postal de Boqueirão é o Açude Epitácio ,a cerca de oito quilômetros da cidade fica o Sítio Marinho. Lá o visitante conhecerá o Lajedo do Marinho, onde a grande atração são inscrições rupestres. Frequentemente, são organizadas trilhas ecológicas para conhecer o local em total contato com a natureza. Boqueirão possui extenso calendário cultural e festivo, que integra o calendário de eventos turísticos da Paraíba. Entre as festas mais populares estão a Festa de Janeiro, o Carnaval das Águas, o tradicional São João e a tradicional Cavalgada dos Vaqueiros.
Em novembro, a cidade é o cenário do Balaio Cultural, evento que atrai turistas de todos os cantos do Brasil. O Balaio acontece há cinco anos e reúne grupos de danças, companhias de teatro, artistas plásticos e músicos de todos os cantos do País. Com a participação de aproximadamente 140 artistas, o evento chega a atrair cerca de 500 pessoas todos os anos. Além dos espetáculos, o Balaio Cultural promove oficinas, minicursos, palestras, tudo tendo como tema a arte.
.
NOTA CARIRI CANGAÇO: Gostaríamos de abraçar os amigos de Boqueirão e em especial a Mirtes Waleska Sulpino - Fundadora e Presidente da Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES) e convidamos a visitar o blog: coletivoculturalpb@blogspot.com
....

2 comentários:

DAIANE BRITO FREIRE disse...

NOSSA , VENDO ESTAS FOTOS DA CIDADE,ME DA UMA SAUDADE, DO MEU NORDESTE...MARAVILHOSO

DAIANE BRITO FREIRE S.M.A-GO

Anônimo disse...

E verdade Daiane. São imagens lindas. E eu te conheço da época da CELG.