Sedição de Juazeiro, do Ceará para o mundo...

.
Foi liberado o 1º Teaser-Trailer da Minissérie Cearense Sedição de Juazeiro, que serve para dar ao público uma prévia do que estar sendo preparado.


Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados. Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque.

As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.


NOTA CARIRI CANGAÇO: O nosso abraço aos amigos Jonasluis de Icapuí, Daniel Abreu, Renato Cassimiro, Aderbal Nogueira e todos os talentosos amigos que irão nos presentear com a espetacular Sedição de Juazeiro.
.

2 comentários:

Marcos Assunção disse...

Esta minisérie parece que veio sob encomenda para todos que são fãs da história de Pe Cicero, Floro e a sedição, parabens aos amigos do Ceará. Parabens a Juazeiro do Norte pelo Centenário.

Assunção

Anônimo disse...

Conheço o trabalho desse cabra da peste talentoso Daniel Abreu, lá da FGF, sensacional, não perdemos por esperar.

Genilson Aquino