Legendas vivas da memória do Cariri

.
Bosco André ao lado de Napoleão Tavares Neves

Sempre afirmei que o Cariri Cangaço é o resultado de uma grande construção coletiva. Sem dúvidas, é necessário a figura de um timoneiro, um animador, um articulador para ordenar as idéias e as ações; entretanto o conteúdo principal, que são o conjunto de abordagens, as possibilidades de aprofundamento, a adesão e a qualidade dos colaboradores, dentre tantos outros aspectos, são resultado do esforço de muitos.

Hoje presto uma homenagem a quatro destes grandes homens que ao nosso lado estão reescrevendo a história de nosso Cariri. Homens determinados, zelosos e acima de tudo apaixonados por essa terra maravilhosa, tão cheia de tradição, cultura e história.

Bosco André ao lado de Sousa Neto

Napoleão Tavares Neves, uma verdadeira legenda, o mais festejado memorialista de nosso Cariri. Homem simples, humilde e de uma bondade sem igual. Médico humanitário e um pai de família exemplar. Napoleão Tavares Neves é uma das mais privilegiadas inteligencias de nossa região, escritor talentoso e um espetacular contador de histórias, com H maiúsculo, ao amigo Napoleão a nossa gratidão.

João Bosco André é uma dessas personalidades que nos encanta "logo de saída"; de jeitão manso e matreiro, vai falando, falando e contando tudo sobre tudo de nosso Cariri, nada lhe foge a memória, um memorialista ímpar, conhecedor profundo da história de nossa região, principalmente de suas origens e toda a capilaridade que lhe é peculiar. Ao padre Bosco, a nossa homenagem.

Bosco André ao lado de José  Cícero

O grande secretário José Cícero é daqueles que não mede esforços para chegar a seus objetivos; sua dedicação às pesquisas de nosso chão quente do sertão, chegam a espantar, diante da qualidade e da minúcia; a história de nosso Cariri passa também pelas linhas de José Cícero, a você amigo, o nosso abraço.

Sousa Neto, de fala macia e serena, escondem a determinação dos abnegados pela busca das verdades históricas. A partir de Barro, a entrada de nosso Cariri, Sousa Neto nos traz uma das maiores sagas da região, é esperar para conferir.

Aos amigos Napoleão, Bosco André, Zé Cícero e Sousa Neto; o nosso abraço fraterno e de gratidão. E que venha o Cariri Cangaço 2011, quando setembro chegar.

Manoel Severo
.

6 comentários:

ADERBAL NOGUEIRA disse...

OS QUATRO CAVALEIROS DO CARIRI ___________________________________
Justa, muito justa, justíssima homenagem a esses quatro amigos que tão bem nos recebem e nos ensinam tão brilhantemente sobre as histórias do nosso querido CARIRI. São pessoas como vocês que nos dão ânimo para, cada vez mais, querermos desvendar as histórias do nosso passado.
Valeu Severo, esse reconhecimento é merecido.
Parabens a você também.
Aderbal Nogueira

Narciso disse...

Reconhecimento fantástico amigo Severo aos nossos confrades,que sempre nos recebem de braços abertos, nesse CARIRI de histórias
impressionates.
Um grande abraço à todos.



Narciso Dias

Anônimo disse...

CARO SEVERO, VOCÊ É DEMAIS E ESSA MANEIRA CAVALHEIRESCA E DE RECONHECIMENTO QUE LHE É PECULIAR É O QUE INCENTIVA A CADA UM DOS SEUS CANGACEIROS A ESSA INTEGRAÇÃO. OBRIGADO PELA LEMBRANÇA, DO SEU INCONDICIONAL AMIGO E GRANDE ADMIRADOR: BOSCO ANDRÉ.

pedro luís disse...

Amada terra nordestina, tua história, tradição e costumes restarão preservados enquanto persistirem na luta, homens do naipe de severo, honório, napoleão tavares, bosco andré, sousa neto e zé cícero.

Anônimo disse...

Parabens - para breves encontros no Cariri Cangaço 2011 - saude a todos. Alfredo Bonessi- GECC - SBEC

Helio disse...

Nunca uma postagem traduziu tanto um sentimento de justiça, Napoleão, Bosco, Zé Cícero e Sousa Neto, legendas de nossa história e memória, parabens ao Cariri Cangaço

Professor Mario Helio