Jamacaru: Parada obrigatória do Cariri Cangaço em Missão Velha

 Matriz de Jamacaru, em Missão Velha 

Este ano Missão Velha guardou uma grande surpresa para todos os participantes do Cariri Cangaço 2013: O grande anfitrião de nosso evento em terras Missãovelhenses será o Distrito de Jamacaru o famoso distrito onde se localiza a emblemática Fazenda Serra do Mato e a Fonte da Pendência, cenários comuns a Lampião e seus cabras, quando possuia a proteção do poderoso Cel. Santana. Umas das curiosidades impressionantes do acolhedor Jamacaru foi a descoberta em 2011 do único fóssil de camarão já registrado; o camarão fossilizado com 100 milhões de anos foi uma descoberta da Universidade Regional do Cariri - Urca.


" Casarão do Italiano", patrimonio secular em Jamacaru

Segundo Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, Missão Velha promover o Cariri Cangalo em Jamacaru " será sem dúvidas um marco; por tres anos fizemos na sede do município e agora Missão Velha nos convida a subir a Chapada e vir celebrar o Cariri Cangaço nas terras do Cel. Santana, é sensacional, além da beleza exuberante desta natureza que nos cerca, ficamos muito felizes com a idéia, quem viem, verá" assegura Severo.

 Padre Idemário Barreto, vigário do Jamacaru recebe a Caravana Cariri Cangaço preparado para a festa de Nossa Senhora das Dores.

Já Bosco André, um dos maiores conhecedores da história do Distrito de Jamacaru, a iniciativa do município tem grande valor: " O prefeito Tardyne não poderia ter tido uma idéia melhor, com certeza todos que nos visitarem vão se deliciar com as belezas de nossa serra e a história que esta contida aqui, sem falar que o Cariri Cangaço vai ser exatamente na época da Festa de nossa Padroeira, então é festa em cima de festa e todos os convidados serão muito bem vindos.

O incrível Fóssil de 100 milhões de anos...

Fóssil de camarão mais antigo do planeta encontrado no Jamacaru

A Universidade Regional do Cariri (Urca) apresentou, ontem, na sede do Geopark Araripe, no Crato, a mais nova descoberta fóssil da região: um camarão fossilizado com 100 milhões de anos. O raro espécime fóssil foi encontrado no Distrito de Jamacaru, em Missão Velha, na Região do Cariri.

O camarão encontrado é do período cretáceo. Os pesquisadores apontam que já tinham encontrado vestígios do animal na barriga de peixes fossilizados. Essa, porém, é a primeira vez que se encontra um exemplar do camarão. Para Álamo Feitosa, chefe da equipe de pesquisadores, as descobertas feitas na pesquisa “Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe”, revelam a importância do Cariri para as pesquisas paleontológicas em todo o mundo. A Região do Cariri é considerada há muito tempo uma espécie de museu a céu aberto das descobertas paleontológicas.

A investigação que resultou na descoberta do camarão fossilizado envolveu mais de 20 pesquisadores que recolheram da Bacia Sedimentar do Araripe mais de 1.200 peças e vestígios variados. Além do camarão, foi encontrada a asa de um pterosauro e uma tartaruga, que também estão sendo estudados e classificados.

Fonte: http://fortalbeachsummer.com.br/site/noticias/fossil-encontrado-camarao-milenar-ceara.html

Tudo isso e muito mais em:
Missão Velha por inteiro no Cariri Cangaço 2013.

Redação Cariri Cangaço   

Nenhum comentário: