O Lampião que não se apaga Por:Margarete Oliveira


Amigos do Cariri Cangaço, gostaríamos que soubessem que por inspiração do encontro do Cariri Cangaço em 24 de setembro de 2011 na cidade de Porteiras idealizamos um projeto intitulado Fenômeno Cangaço: O lampião que não se apaga, o qual tem como objetivo mostrar a influência do cangaço na cultura nordestina no que diz respeito à alimentação, ao vestuário, à música, à dança,à arte de cura de ferimentos e doenças com plantas extraídas da caatinga, além do papel da mulher no cangaço.

O projeto participou de três feiras. A última foi realizada em Fortaleza nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2012, concedendo-nos credenciamentos para a exposição na maior feira de projetos da América Latina - a FEBRACE em São Paulo no mês de março e  na exposição no Chile  no mês de agosto.


Queremos agradecer imensamente ao Cariri Cangaço pela riquíssima fonte de pesquisa do blog e as informações que muito nos têm auxiliado.Eu sou professora da rede púbica do estado do Ceará, filha natural de Serra Talhada, Pernambuco. A história do cangaço sempre me fascinou, no entanto só pude "beber" realmente desse conhecimento depois do encontro do Cariri Cangaço e quando a curiosidade por esse tema chegou aos alunos. Eu sou a orientadora do projeto Fenômeno Cangaço,o qual é liderado por dois estudantes cearenses; um da cidade de Milagres e outro da cidade de Brejo Santo.

Estou enviando algumas fotos do trabalho realizado na Escola Profissional Balbina Viana Arrais em Brejo Santo, assim como a participação do projeto nas feiras regional e estadual. Esperamos  o apoio do Cariri Cangaço na divulgação do nosso projeto . Temos uma página no Facebook e um blog em fase  de construção - fenomenocangaco.blogspot.com.br - Certos do seu apoio, aguardamos notícias.

Margarete Oliveira

NOTA CARIRI CANGAÇO: O que dizer diante dessa iniciativa vitoriosa, de sucesso, ousada e inusitada desses maravilhosos alunos das escolas públicas de nosso Cariri do Ceará? Professora Margerete saiba que tanto a senhora como os alunos, podem contar com todo nosso apoio e de ante-mão desejo colocar o Cariri Cangaço à disposição para outras iniciativas. Vamos conversando ! E que venha São Paulo e o Chile. Parabens, dessa forma convidamos a todos a visitar: fenomenocangaco.blogspot.com.br

Nenhum comentário: