Nazaré se prepara para festejar centenário doTenente João Gomes de Lira


A Vila de Nazaré do Pico, no município de Floresta, Pernambuco, berço dos "encardidos" nazarenos, se prepara para festejar o centenário de nascimento de um de seus mais ilustres filhos: João Gomes de Lira. O evento festivo está marcado para o dia 19 de Julho de 2013 e pretende reunir, além da família do emblemático militar, a grande legiaõ de amigos que o Tenente João Gomes de Lira fez ao longo de sua vida.

A programação tem à frente a filha do homenageado, Cristina A. de Lira, que ressalta: "Para nós familiares e amigos esta é uma data importante e inesquecível, que gostaríamos de celebrar ao lado de pessoas que partilharam um tempo da sua vida com o meu pai. Será um momento de encontro entre amigos queridos; um momento para compartilhar histórias e fazer história."

Tenente João Gomes de Lira e uma das últimas homenagens prestadas pelo Cariri Cangaço ao bravo militar , através de Manoel Severo.

O bravo pernambucano de Nazaré João Gomes de Lira tinha apenas 17 anos quando entrou para as forças policiais que combateram o cangaço no Nordeste, as chamadas volantes, como muitos dos filhos deste solo sertanejo de Nazaré, muitos desses, seus primos , parentes e amigos.
 
Escreveu "Memórias de um Soldado de Volante", publicado em 1990 e que traz a saga desses heróis da caatinga que dedicaram toda uma vida ao combate ao cangaço, para isso o militar passava o dia em frente à máquina de escrever, rebuscando na memória os fragmentos das verdades históricas que ele mesmo ajudou a construir. 

Depois de ser vereador no município de Caraibas, retornou a sua querida Nazaré, ficou viúvo em 2001, perdendo seu grande amor após 60 anos de casamento e passou o resto de seus gloriosos dias recebendo a todos que o procuravam, com  a amabilidade e gentileza próprias de seu coração.
 
Faleceu em 03 de agosto de 2011, aos 98 anos de idade. Ao amigo João Gomes de Lira, o abraço de gratidão e reconhecimento de toda família Cariri Cangaço.
 
Manoel Severo
 



Nenhum comentário: