Barbalha e Festa do Pau da Bandeira

.
.
Uma das mais tradicionais festas de nossa região é a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha; a terra dos verdes canaviais e uma das anfitriãs do Cariri Cangaço. Com uma tradição de mais de 80 anos, adotada por Barbalha ainda em 1928; reúne milhares de bricantes a partir do dia 27 de maio e se estende até 30 de junho. O mastro para o "pau da bandeira" de Santo Antônio, escolhido sempre por uma comissão responsável e com autorização de corte pelo Instituto Chico Mendes e IBAMA, tem seu mastro conduzido por centenas de "carregadores do pau" e é carregado na abertura da festa do padroeiro, até a igreja matriz, onde é fincado. O ritual do corte acontece 15 dias antes do cortejo. Por volta do meio-dia, centenas de homens carregam o pau da bandeira pelas ruas da cidade. Tradicionalmente, o cortejo acontece sempre por volta das 12h do dia 27 de maio, data oficial de início da festa.
..
Imagens: Wilson Bernardo/Crato.Ce


Durante os dias de festa centenas de senhoras e senhoritas aproveitam e marcam seus nomes no mastro fincado em frente à Matriz, a partir daí é com o generoso santo; fazer uma fézinha não mal a ninguém... todas estão convidadas...Sejam sempre bem vindos a Barbalha, a festa do Pau da Bandeira de Santo Antôno e ao nosso Cariri.
.

Imagens:Pachelly Jamacaru/Crato.Ce

.

4 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

Gostaria de prestar uma homenagem a dois dos maiores artistas de nossa região: Wilson Bernardo e Pachelly Jamacaru, ambos, possuidores de um olhar mágico; que é facilmente percebido a partir das imagens que ilustram essa matéria.

Parabéns.

Manoel Severo - Cariri Cangaço.

Anônimo disse...

Severo, mais que justa a homenagem prestada; as fotografias estão mostrando a bela festa de Barbalha, todos que puderem ir até lá no período citado não podem deixar de ver o grande cortejo, talvez o maior cortejo folclorico do Ceará,

Maia - Fortaleza
Barbalha é linda, uma pérola encravada no cariri.

Helio disse...

Só mesmo a lente de um Wilson Bernardo e um Pachelly Jamacaru; quem não conhece, precisa conhecer esses dois magos da fotografia, fico pensando se estivessem naquele Março de 1926, como não teriam sido as fotografias de Virgulino com padre Cícero, alá Pedro Maia!!

Professor Mario Hélio

Anônimo disse...

Professor Hélio, realmente as fotografias estão sensacionais. Valeu.

Ricardo Oliveira, Crato