Antônio Silvino e o Coronel Santana em Missão Velha Por: Bosco André




 

Antonio Silvino


O afamado cangaceiro Paraibano, Antonio Silvino, esteve também por estas bandas de Missão Velha, sob a proteção do Cel. Antonio Joaquim de Santana, juntamente com alguns dos seus irmãos. Um dos irmãos de Silvino, de nome Pedro Silvino, mantinha uma casa de comércio na Cidade, isso entre os anos de 1902 para 1904 . 

Tendo um dos irmãos do cangaceiro Paraibano, andado metendo os pés pelas mãos em Missão Velha, um belo dia do mês de abril, Antonio Silvino recebeu um recado do Cel. Santana, convocando-o até o seu Quartel General na Serra do Mato. Antonio Silvino, imediatamente selou um animal e se pôs à viagem, ali chegando, já se encontrava à mesa para o jantar o Cel. Santana, que o convidou para sentar-se e  jantar,  Silvino atendeu ao convite, se sentado para jantar, mais com o seu rifle nas pernas. 

Terminado o jantar o Cel. Santana, usando o seu linguajar roceiro, disse: “SIM SENHOR ANTONIO SILVINO, MANDEI LHE CHAMAR AQUI, PARA LHE DIZER QUE VOCÊ NÃO TEM MAIS A MINHA PROTEÇÃO EM MISSÃO VELHA”; “O LUGAR DO SEU RIFLE AQUI NA MINHA CASA, ERA ALI NO CANTO DAQUELA PAREDE, HOJE VOCÊ JANTOU NA MINHA MESA COM O RIFLE NAS PERNAS”. 

Imediatamente Antonio Silvino se levantou e convidado pelo coronel Santana pata tomar o café, que se estava sendo colocado na mesa, respondeu-lhe: “NA SUA CASA EU NÃO TOMO MAIS, NEM ÁGUA” e de rifle em punho e já engatilhado, saiu de costas até o alpendre onde se encontrava o seu animal  amarrado e pulando de costas em cima do animal, cortou-lhe a corda que o amarrava na varanda e desceu a Serra rumo a Missão Velha, isso tudo já no escuro total, chovendo muito. 

 Bosco André em palestra no Cariri Cangaço 2009

Chegando em Missão Velha, já noite alta, foi acordar os irmãos e ordenou-lhes que deveriam deixar Missão Velha, antes do dia amanhecer, pois temia um ataque do Cel. Santana. O seu irmão que era comerciante, foi acordar os seus vizinhos para vender as mercadorias existentes na sua bodega. Os colegas de comércio, sabendo que os Irmãos Silvinos, tinham que deixar Missão Velha às pressas, ficaram se amarrando para ficar com as mercadorias de graça, foi quando  Pedro Silvino, notando a matreirice dos seus colegas de comércio, começou a espalhar umas latas de gás dentro da sua mercearia e começou a furá-las a punhal. Perguntaram o que ele iria fazer,  ao que ele respondeu-lhes: “VOCÊS ACEREM O QUE É DE VOCÊS, PORQUE EU VOU QUEIMAR O QUE É MEU”; “NÃO VOU DEIXAR NADA DE GRAÇA PRÁ NINGUÉM”, neste instante, os comerciantes que eram seus vizinhos, resolveram a comprar as mercadorias de Pedro Silvino, más o que é certo que antes de amanhecer o dia seguinte, os irmãos Silvinos desocuparam Missão Velha e nunca mais voltaram aqui.  História que me foi contada pelo Sr. José Gonçalves de Lucena. O comércio de Pedro Silvino, ficava localizado na hoje, Rua Cel. José Dantas, onde hoje funciona atualmente o Café de Dona Didi Fideles.     

Bosco André. 
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Pouca gente também sabe que entre 1901 e 1902 Antônio Silvino, ficou escondido na serra do mato do cel santana, por quase nove meses, enquanto toda polícia pernambucano andava em busca dele.

Daí nasceram as condições para que sua família depois viesse e se estabelecer em Missão Velha como comercaintes, tambem com a proteção do cel santana.

Ribamar Nunes - Fortaleza

Helio disse...

Tenho acompanhado as matérias do grande historiador de nossa Missão Velha, Bosco André, neste excelente veículo de intregração de todos que gostam de história e principalmente da história de nosso nordeste que é o cariri cangaço.

Pois bem, hoje gostaria de dizer que o Bosco André é um grande arquivo vivo de toda a história de nosso cariri, muitas das passagens que ele vem mantendo neste blog, não havia tomado conhecimento até então, como é o caso da passagem de Antonio Silvino pela Serra do Mato. Muito bom.

saudações a todos.

Professor Mario Hélio

Narciso disse...

Antonio Silvino não teria nascido na
fazenda Colonia,vila de carnaíba em
Pernambuco,embora Silvino dizia-se nascido
em Princesa Isabel na Paraíba a qual é
uma aréa limítrofe com a serra da colonia-PE
por isso confundia-se em relação a origem do local de nascimento!? saudações.

Anônimo disse...

até padin Pe Cicero foi colunho de cangaceiros famosos. Imaginem voces!!!!!!!!!!!