Coronel José Osório de Farias Por:Romero Cardoso


José Osório de Farias, Zé Rufino

Considero extremamente oportuna a idéia da comissão organizadora do Cariri Cangaço 2010, a ser realizado no mês de agosto, na região do cariri, estado do Ceará, de inserir no evento a figura do Coronel José Osório de Farias, o qual ficou conhecido como Zé Rufino.
 
Sanfoneiro afamado em seu estado natal – Pernambuco – Zé Rufino diversas vezes foi convidado por Lampião para integrar o bando. Quando não encontrou outra saída, entrou na força volante para escapar de certa e inexorável vingança implacável do “rei do cangaço”. Lampião insistiu para que àquele humilde tocador de sanfona o acompanhasse pelas caatingas. Motivo? Nem mesmo Zé Rufino soube explicar direito a Paulo Gil Soares quando da filmagem de “Memória do Cangaço”, primeira película cinematográfica a inserir as célebres imagens captadas pelo síro-libanês Benjamin Abraão Botto.
 
Talvez a resposta esteja na forma como Zé Rufino se portou quando de sua inserção nas volantes baianas a fim de dar caças aos cangaceiros, pois após o ataque do bando de lampião a Mossoró recrudesceu a perseguição de forma impressionante, o que forçou Lampião a fugir, na companhia de quatro asseclas, para o estado da Bahia, ficando inativo por quase um ano. Quando retornou às atividades corriqueiras, mostrou-se extremamente violento e perigoso.

Corisco, o Diabo Louro
 
A clara vantagem desfrutada pelo bando de Lampião na Bahia, quando imprimiu a marca célebre de sua guerra de guerrilha às inexperientes forças volantes, foi alterada quando tarimbados sertanejos pernambucanos foram convocados para a campanha. Zé Rufino e os Nazarenos, implacáveis e vingativos perseguidores de Lampião, engrossaram as fileiras militares e equilibraram o Jô de força nas caatingas daquele estado, causando baixas consideráveis no bando cangaceiro.
 
José Rufino participou de inúmeros combates, tendo matado mais de duas dezenas de cangaceiros. Ele se tornou um dos mais respeitados chefes militares no ensejo da perseguição aos cangaceiros do outro lado do São Francisco. Cangaceiros conhecidos pelos apelidos de Pai Véi, Mariano, Barra Nova, Zepellin, Canjica, Zabelê, etc., foram mortos pelo comandante volante e seus soldados, sendo o último cangaceiro que matou – Corisco – o que mais notoriedade lhe rendeu.
 
Disfarçados de ciganos, Zé Rufino e sua tropa alcançaram Coriso, Dadá e uma menina, a quem a esposa do cangaceiro havia se afeiçoado, na região de Brotas de Macaúbas, na Chapada da Diamantina. Dadá quem enfrentou o tiroteio, tendo em vista que a cinco de maio de 1940 o “Diabo Louro” estava aleijado de ambos os braços. O objetivo claro era se apoderar do montante em dinheiro que o cangaceiro conduzia, bem como do ouro acumulado em anos de rapina pelo sertão. Passados os anos turbulentos das perseguições aos cangaceiros, Zé Rufino comprou fazendas na região de Jeremoabo, no estado da Bahia.

Dadá
 
Acometido de acidente vascular cerebral, Zé Rufino mandou, em diversas ocasiões, procurar Dadá, para pedir perdão, mas recebeu, em todas as oportunidades, negativas furiosas da irascível sertaneja, pois como boa parte dos de sua raça, não perdoa, ama os amigo e odeia os inimigos com a mesma intensidade.
 
Zé Rufino inspirou o personagem “Antônio das Mortes” no clássico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, cuja característica impressiona em razão do diretor tê-lo colocado a serviço do poder em todas as formas.

José Romero Araújo Cardoso

NOTA CARIRI CANGAÇO: A Conferência de Abertura do Cariri Cangaço será com o pesquisador Antônio Amary Correia de Araujo com o Tema: Zé Rufino, o Matador de Cangaceiros, a se realizar no dia 17 de agosto de 2010, na cidade de Barbalha.


13 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Cristino Gomes da Silva Cleto, apelidado de Corisco, Diabo Loiro e Alemão, e muito destemido aos arrufos de qualquer um. Natural de Alagoas, do município de Matinha de Águas Brancas. Nasceu no dia 10 de agosto de 1907 e faleceu no dia 25 de maio de 1940, tendo sido abatido pela volante do tenente José Rufino na fazenda Cavaco, em Brotas de Macaúbas, Bahia. Zé Rufino ainda pediu que ele se entregasse para não matá-lo. Mas ele disse que não! Cadeia não havia sido feita para ele. Era filho do casal Manuel Gomes da Silva Cleto e Firmina Cleto. Fez o seu primeiro crime aos 17 anos de idade, numa festa. Ao tirar uma jovem para dançar, ela não se rendeu à insistência de Corisco. Um dos parentes da jovem, ao ver àquela insistência do adolescente, não suportando, esmurrou-o dentro do salão. Corisco se sentindo desmoralizado, foi à casa do patrão, pegou uma espingarda, voltou e o matou.
No meio do ano de 1926, através de um fazendeiro amigo, procurou Lampião, engajando no bando do futuro rei.
Quando Lampião levou Maria Bonita para o seu bando, Corisco raptou uma menina de 12 anos da fazenda de seus pais, de nome Sérgia Ribeiro da Silva, nascida em Belém de São Francisco PE, no dia 15 de abril de 1915. Mulher robusta e valente, de 1,70 de altura.
Esta foi a grande amada de Corisco, um dos mais famosos cangaceiros da empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia. Em maio de 1968, a revista Realidade colocou frente a frente, Dadá e o coronel José Rufino, responsável pela morte de Corisco. Ele, velho e doente, chorou ao vê-la. Dadá, forte e altiva. O perdoou, mas desmentiu o algoz. Ele não matara seu marido em combate, afirmou. "Foi Emboscada."

Escritor Romero Cardoso: Houve um equívoco na data da morte de Corisco, possivelmente no momento de digitação (05 de maio em vez de 25 de maio).

José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.

CEPAM CE disse...

Gostaria de saber quendo nasce e quando morreu o Cel. Zé Rufino.

Bedja Silva disse...

Sr.Romero Cardoso, quero agradecer pelos comentarios feito ao meu avô
Cel. Zé Rufino.
Acredito q todos que participaram dos combates VOLANTES x CANGAÇO,foram
heróis, cada um lutando pelo q jugavam ser o certo.Eu concidero o meu avó um herói, o mais corajoso e valente homen da época!
E ao q ñ concordam:SÓ LAMENTO!

Bedja Rufino disse...

CEPAM CE, O Cel.Zé Rufino nasceu em 20/02/1906 e faleceu em 20/02/1969

CARIRI CANGAÇO disse...

Obrigado pela ajuda Bedja, grande abraço.
Manoel Severo

Anônimo disse...

Qual a causa das morte de seu Zé Rufino?

Angelo Evangelista disse...

Segundo o texto , 05 de maio foi o dia em que ele.ficou aleijado , não o dia que morreu ...

João Barroso disse...

Considero o Coronel José Rufino um grande herói dentro de toda essa complexa estrutura do fenômeno do Cangaço. Parabéns Dona Bedja e descendentes por terem tido esse nobre e corajoso antepassado.

João Barroso disse...

Considero o Coronel José Rufino um grande herói dentro da complexa estrutura do fenômeno do Cangaço. Um homem realmente de muita coragem. Parabéns Dona Bedja e descendentes por tão nobre antepassado.

Anônimo disse...

Seu avô foi um herói sim dessa época c certeza. Eu queria saber mais sobre ele.Me chamo Jorge e sou de Araçatuba SP, um admirador de Zé Rufino.(18) 997146680.

Unknown disse...

Ele é meu tio avô fiquei muito feliz em saber José Osório conhecido como zé Rufino

Magno disse...

Zé Rufino merecia uma estátua e ser nome de rua pelo Brasil. Um verdadeiro herói.

Anônimo disse...

Infarto