O Incrível Mundo de Vilela Por: Manoel Severo



 
Quando conheci Antônio Vilela, em um dos muitos encontros promovidos pela nossa augusta SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; chamou-me a atenção o entusiasmo e a paixão que o mesmo demonstrava em tudo o que fazia. A aproximação foi inevitável; eu, um humilde curioso da temática, ao lado de um escritor extremamente determinado, talentoso e cheio de boa vontade. Ali comecei a conhecer mais de perto o grande caráter que é o amigo Vilela; o esposo zeloso, o pai cuidadoso, o professor amigo de todos e um grande cidadão apaixonado pelo seu ofício e vocação.

Por muitas vezes estivemos juntos, participando de simpósios, seminários, conferências, enfim; mas, foram nas visitas de pesquisa por este sertão a fora que pude aquilatar o valor do grande pesquisador, sempre atento aos mínimos detalhes, responsável, cuidadoso, de um zelo incomum com tudo o que se refere a sua pesquisa, que é Antonio Vilela.

Vilela e Danielle Esmeraldo na saga do Casarão do Riacho Fundo

Uma das passagens mais interessantes que posso trazer aos amigos, foi ainda em janeiro próximo passado, quando a convite do mesmo, eu e minha mulher Danielle Esmeraldo, partimos de Garanhuns para conhermos as “terras e as fazendas” do Doutor Audálio Tenório, emblemático líder político do Agreste, baseado em Águas Belas. A empreitada era visitar a Fazenda Nova e dali partir, subindo a serra, conhecermos um dos principais coitos de Lampião, o Casarão do Riacho Fundo, a cerca de cinco ou seis quilômetros acima, local ermo de uma beleza incomum.

Assim o fizemos, a idéia era irmos a cavalo, entretanto quando lá chegamos os animais não se encontravam a postos, daí, o amigo Vilela sugeriu: “Vamos caminhando, é bem pertinho, logo chegaremos!” E assim o fizemos; esse “logo chegaremos” não será necessário dizer que demandou um tempo e um esforço não muito esperado, mas o que me marcou foi sem dúvidas, a paixão e a dedicação do pesquisador, que a todo momento nos trazia informações, orientações, dicas, enfim; e sempre com um sorriso sincero no rosto; mais uma vez pude perceber o tamanho do valor do trabalho e da dedicação de Vilela.

 Gonzaga de Garanhuns e Vilela, no Cariri Cangaço 2009

Vilela lança neste próximo mês seu segundo livro: O Incrível  Mundo do Cangaço - Volume II; em seu segundo trabalho sobre Lampião no Agreste Pernambucano, tema ao qual tem se dedicado diuturnamente e se tornado um especialista;  vamos novamente nos deliciar com o aprofundamento do estudo da presença do Rei do Cangaço nesta região pernambucana. Observa-se a abertura de uma nova frente de pesquisa, agora abandonando os carrascos da mais brava caatinga dos estados do Ceará a Bahia. Longe de sua selva habitual, Virgulino Ferreira da Silva, seus homens e suas histórias nesse maravilhoso agreste de Pernambuco, são trazidos de maneira magistral, pelas páginas de Vilela. 

O livro começará a ser comercializado neste próximo mês de Junho. Para quem gosta de cangaço, é um prato cheio.

Manoel Severo

NOTA CARIRI CANGAÇO: Antônio Vilela é um dos conferencistas do Cariri Cangaço 2010. Maiores informações entrar em contado com o escriitor Antônio Vilela, pelo email: incrivelmundo@hotmail.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos do Cariri Cangaço

Fico muito feliz e lisonjeado ao saber que o Cariri Cangaço tendo a frente o mestre impulsionador Manoel Severo, vai sempre com o espirito despreendedor semeando e multiplicando os talentos, de uma forma majestosa e gloriosa, prova disto é a parceria entre o Cariri Cangaço e a Revista Nordeste XXI e outras, e outras, e outras, que muito mais irão, a bailar em um universo sólido e hospitaleiro de um ser humano maravilhoso que fez de sua vida um sacerdócio a causa do cangaço nordestino - Manoel Severo.

Grande irmão Manoel Severo, Gostaria de lhe comunicar de forma oficial, já contatada e confirmada pelo editor da Revista Aurora Professor José Ciero da Silva, a sua participação com um artigo em nome do Cariri Cangaço, feito de sua lavra, para compor os irmãos e amigos da Ordem Santa Cruz no Cariri, visto a Revista Aurora ser o boletim oficial da Ordem, com tonsura costumeira, já expressa ao Editor Prof.Jose Cicero da Silva, nós da Ordem, sentiriamos por demais honrados em ter um amigo a mais com um artigo seu publicado na Revista Aurora 3º edição,que será lançada no mês de agosto, no Cariri Cangaço, quando da palestra do Secretário de Cultura de Aurora - Professor José Cicero da Silva - Lampião em Aurora - 80 anos.

Outros elos poderão, a liberdade do ser, ser expresso com o também vocacionado irmão José Cicero, creio a revista Aurora ser instrumento para betumar ainda nais a nosssa amizade a causa lampiônica.

Creio ser oportuno para todos nós neste mometo de fé maior, ao causa do cangaço no nordeste, via aos olhos atentos e sedentos do mundo on line.

Luiz Domingos de Luna.
Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz - Penitentes - Igreja Rural Laica - Santa Igreja de Roma - Forania do Cariri

marcelo guimaraes cordeiro disse...

VILELA,QUERO TER A HONRA DE TE PASSAR INFORMAÇOES DE MEU AVO PEDRO RUFINO, EM RELAÇAO AO DESAGRAVO DELE COM LAMPIAO. ABRAÇOS.AMIGO.