Acredito nas pessoas...sempre vai valer a pena Por:Manoel Severo

...sempre vai valer a pena !

Quando estamos dispostos a fazer, mesmo que uma simples reflexão a cerca do que representa a comunicação, vamos nos deparar sem dúvida nenhuma com uma das mais concretas constatações: Que maravilha ! Na verdade a comunicação é um grande presente de Deus; para quem acredita em Deus; eu, não só acredito, como respeito e amo. Pois sim; voltando à comunicação; esse instrumento maravilhoso que é o presente da comunicação, concede sentido à vida, torna tudo mais prazeroso, compartilha idéias, conhecimentos, impressões, aproxima sentimentos, pessoas, vidas, almas.

A internet entrou de vez na vida de todos, em menor ou maior grau, acabamos todos fazendo parte de uma grande e universal família, onde as distancias e as limitações geográficas foram deixadas para traz e essa tão cantada "comunicação" agora não conhece fronteiras. Os emails, as redes sociais, os sites, blogs, portais, enfim; acabaram no colocando em um mesmo caldeirão.

Nosso humilde espaço cariricangaco.com  nessa fantástica globosfera digital, também nasceu com esse sentimento: congraçamento, encontro, celebração. Congraçamento, encontro e celebração de uma grande família, a família Cariri Cangaço de todo o planeta. Por aqui passam e se abancam todos, grandes e  anônimos pesquisadores, escritores de uma, duas ou mil palavras, curiosos, atentos, desatentos, amantes e amados, tanta gente, que passaria o dia tentando adjetivar.


Aqui, nosso objetivo principal não é trazer apenas a informação, mas, e sobretudo, é traduzir sentimentos. Muitos não compreendem isso e até se aborrecem. Lamento. Não vamos abrir mão de dizer que adoramos e torcemos por nossos amigos, não vamos abrir mão de dizer a todo instante que vale a pena acreditar nas pessoas, em suas qualidades, em seus talentos e acima de tudo em seus sonhos... E que aqui, é e sempre será um lugar onde todos podem, e devem sentir-se em casa.

Apreciar ou não um estilo literário, concordar ou não com um texto, assimilar ou não uma idéia, acreditar ou não em um relato, são próprios da condição e da dinâmica de nossa racionalidade, intelectualidade, convicções, é o que faz a vida ter sabor; as diferentes cores do arcoiris é que fazem no céu o espetáculo. Infelizmente ainda temos companheiros que não conseguem perceber que não há mais espaço...nem tempo, para o terrível desperdício da vida !


Aqui temos grandes textos, matérias e artigos sensacionais, mas quando postamos um pequeno recado, um simples comentário que seja, uma fotografia de um ou de muitos, juntos e misturados, solitários ou sorridentes, na verdade queremos dizer: Que saudade ! Saibam que estão e estarão sempre em nosso coração e que essa nossa caminhada em defesa da história, memória e tradições de nosso chão, das nossas raízes, vale a pena.

Por favor, compreendam que esse espaço foi construído; apesar de nossas inúmeras e enormes insuficiências; com o sentimento de harmonia e união, amamos nossos amigos e estamos aqui apenas por eles: E  são muitos; uma média de 1.100 visitas por dia; assim, em respeito a esses mesmos amigos, esse blog permanecerá sempre com a mesma linha de quando foi criado: Despretensiosamente leve, responsável e respeitoso, abrangente e acima de tudo, apaixonado por seus leitores.

Manoel Severo 
Curador do Cariri Cangaço

Bonessi, um coração de ouro !

Caro Amigo Severo, importante são tuas colocações sobre a Comunicação. Um tema profundo e para sérias reflexões. A comunicação na natureza extrapola os nossos sentidos. Todos os seres se comunicam. O leão, considerado a fera mais perigosa, ruge de amor. Todos os animais se comunicam de uma maneira ou de outra. Saber, entender e decodificar os sinais de comunicação transmitidos entre os seres é algo espetacular. Os seres humanos desde a pré-história deixaram desenhados em cavernas alguma forma de comunicação para serem interpretadas pelas futuras gerações. O surgimento das diversas línguas deu-se, segundo a Bíblia, na construção da Torre de Babel, uma alegoria referente a prepotência do homem mortal em querer alcançar a Deus. O trinado dos pássaros, gorjeios e arrulhos são manifestações de alegrias e de amor. O barulho das ondas do mar, os ruídos das águas que despencam em cascatas, os trovões das nuvens carregadas, os estrondos das lavas de um vulcão que sobem as alturas – tudo isso podem ser interpretados como um forma de comunicação. Se os seres humanos não sabem se comunicar como deviam, não se entendem, como fazer para que o progresso da humanidade não sofra com os diferentes tipos de comportamentos humanos ?

Para isso Deus é perfeito em tudo e nos deu a consciência como tribunal mundano, um coração e um pensamento para nos comunicarmos com ele. O coração e o pensamento não só servem para nos comunicar com Deus, mas também com todas as coisas que nos rodeiam, principalmente com outras pessoas, daí a importância de enviarmos a todos os nossos amigos e amigas pensamentos bons, de amor, de paz, de prosperidade e de amizade. Nada se perde na natureza e tudo fica registrado no grande livro do destino e da vida, até mesmo os nossos pensamentos- livro esse que após a nossa morte será aberto, lido e contabilizado entre bem e mal, e cujo conteúdo se bom ou ruim selará nosso destino para sempre.

Temos vistos pessoas rotuladas como místicas, videntes, religiosas, poderosas- que adivinham a vida e o destino das outras pessoas, mas não adivinham o seu - a subirem montanhas para se harmonizarem, para entrarem em contado com Deus- eu simplesmente dou risadas para isso. Ora, se Deus se comunica conosco pelo pensamento e mora no interior do nosso coração, para que sair do lugar de onde estou ? – Onde eu estiver, seja qual seja a minha condição e situação, a Felicidade, a Alegria e a Paz estarão sempre ao meu alcance – e Deus estará sempre presente. Se Deus está no interior de cada coração, então somos todos iguais perante Deus; se todos os corações estão harmonizados com Deus infinito, então somos um com criador.

Deus é amor, e portanto, somos amor - todos devemos praticar o amor e deixar de lado as vaidades, as antipatias, as ganâncias, os maus pensamentos, e distribuir o amor, a alegria e a felicidade porque:“o amor é a única coisa que se multiplica, quando se divide” (Bonessi). Então meus amigos, quando vires alguém orgulhoso, vaidoso, prepotente porque detém algum cargo publico mundano, ou é abastado de riquezas materiais, ou porque escreveu vários livros, se julga sábio, e pensa que está acima de todos – tenham pena dele – porque com certeza essa pessoa está afastada de Deus. “ mestre é aquele que aprende e não o que ensina” - “quando o discípulo está pronto, o mestre aparece” - Quem tem Deus no coração é amigo sincero, divide o conhecimento com o único objetivo de engrandecer a cultura das pessoas, reparte de bom agrado aquilo que sabe, esclarece as mentes que estão duvidosas direcionando-as ao caminho certo, estende a mão amiga a quem precisa e socorre com atenção quando se é procurado – exemplo de Jesus – sabendo pela virtude que “cada alma que se eleva, eleva o mundo”.

Saber se comunicar é uma arte, e assim como o artista busca exprimir em seu trabalho a perfeição, o escritor em seus escritos, o poeta em seus versos, os amigos em suas amizades, o Cariri Cangaço procura nos unir ao redor de um ponto de luz nesse mundo de trevas e aflição: esse ponto de Luz chama-se Manoel Severo e sua brilhante obra.Assim Seja.

Alfredo Bonessi – SBEC - GECC




11 comentários:

Sergio.'. disse...

Amigo, belíssimo texto. Espero que a 'essência' do mesmo seja compreendido em sua totalidade pelos visitante e comentaristas, notadamente os anônimos.
Cultivemos esta amizade, este amor ao próximo, este respeito - como citados em seu artigo.
Parabéns pela elegância das palavras!!!
Sérgio Dantas.'.
NATAL/RN

Anônimo disse...

Dr Sérgio Dantas tem toda razão, belíssimo texto de Severo, a internet deve sim ser valorizada por momentos como esse, parabens a todos os confrades do Cariri Cangaço pela grande obra. Seja bem vindo Dr Sérgio Dantas. Severo vc tem um coração espetacular, que Deus te abençoe.

Alberto Lima
Serra Talhada

Juliana Ischiara disse...

Amigo e irmão Severo,

Quão lindas e fraternas são suas palavras... parabéns!

Eu também acredito nas pessoas, acredito na amizade, no amor ao próximo, no poder e amor de Deus. Acredito que o perdoar e o estender a mão, faz bem a quem concede e a quem recebe. Fazer o bem, abraçar, beijar, dizer: estou com saudade; sinto sua falta; eu te amo; você é meu amigo; conte comigo; eu confio em você; eu estou aqui; somos mais que irmãos, somos amigos, estou torcendo por você..., são frases que sempre valerão a pena serem ditas, sempre!

Severo, todos nós que fazemos parte deste grupo que hoje o denominamos de a grande família cariri cangaço, sabe e reconhece seu esforço, sua luta e dedicação para que este espaço seja cada vez melhor, mais qualificado e acolhedor. O propósito desde o começo foi defender nossa cultura, a história e a memória de nosso povo, sem nos esquecermos, porém, de promovermos a paz, o amor e a fraternidade entre nossos amigos e irmãos.

Nossos debates nunca tiveram como intento desrespeitar a quem quer que seja, tendo o respeito, prioridade máxima em nossas discussões.

Estamos aqui, para somar, compartilhando com todos, o resultado de nossos estudos e pesquisas, imprimindo neste espaço, nossas impressões, sentimentos, discordando, concordando, elogiando, incentivando, pedindo desculpas e desculpando, agradecendo e principalmente torcendo pelo outro.

Fazemos o bem e nos protegemos das coisas negativas, apenas com um sorriso, uma palavra, um beijo, um abraço, uma oração… Somos pessoas que erram e acertam, aprendem mais do que ensinam, compartilham seus sonhos…

Pessoas que estão aprendendo a ser melhor enquanto ser humano, indivíduos desprovidos de preconceitos. Somos de todos os tipos, cores, credo e religiões, somos homens, mulheres, ricos de amor, pobres de arrogância e prepotência..., simplesmente humanos, nem sempre temos certeza de tudo, mas acreditamos no que fazemos. Pessoas comuns e especiais umas para as outras, somos transparentes, amigos, espontâneos, sérios, malucos, cantores, artistas, escritores, tagarelas, calados, sabido, ingênuos, sinceros, brincalhões, arengueiros, zangados, engraçados, cangaceiros, coiteiros, volantes, temos até um Bin Laden, só não temos ANÔNIMOS...

Por isso, caros anônimos que nos visitam, saiam do anonimato, venha fazer parte deste grupo de amigos que carinhosamente chamamos de família cariri cangaço.

Saudações a cangaceiras e caatingueiras

Juliana Ischiara
Conselheira do Cariri Cangaço
Diretora do GECC
Sócia da SBEC

Anônimo disse...

Manoel Severo, permita dizer que seu texto cai como uma luva no coração de todos os de boa vontade, os cometário do dr sergio dantas , do amigo professor alberto de serra talhada e principalmente da historiadora juliana, nos mostram a grandeza da repercussão e a inteireza do sentimento contido no cariri cangaço, parabens meu grande amigo, assim temos a certeza do caminho a trilhar. na verdade todos estamos de parabens.

Abilio Nogueira Ferraz
São José de Belmonte

Narciso disse...

O que tenho a dizer é que agrdeço a
Deus por ter me concedido a oportuniade de conhecer essa grande
família que é a "família Cariri Cangaço".E a você caro Severo por
ter intermediado essa aproximação.
Um grande abraço aos meus queridos
irmãos de todos os lugares do país,
por que não dizer do mundo.
Amigo Severo a semente que você
plantou e que germinou e 2009 vem
dando bons frutos.
por isso meu amigo,parafraseando
Raul Seixas digo:"Um sonho que se
sonha só é só um sonho,mais um sonho que se sonha junto é realidade" Um grande abraço.

Narciso Dias - João Pessoa-PB
Conselheiro do Cariri Cangaço.

Anônimo disse...

Companheiro Severo suas sábias e serenas palavras são a mais pura manisfestação da verdade.

Paulinha

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigos. Assistam ao filme "SEMPRE A MEU LADO" (com Richard Gere) e vejam o que é uma amizade sincera. Nosso companheiro Severo ja esteve lá no local onde ocorreu essa história. E com certeza ele sabe melhor do que ninguém o que isso significa. Esse é o meu filme de cabeceira.
Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Timoneiro Manoel Severo, sua garra e determinação contagia a todos.

Lima Verde

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO SEVERO:

PARABENIZO-O PELO BELÍSSIMO TEXTO....

E, INVOCO, UMA FRASE SIMPLES:

"É PRECISO COMPREENDERMOS O ALCANÇE DO ESTUDO DO TEMA, ANTES E DEPOIS DA CRIAÇÃO DO SEMINÁRIO CARIRI-CANGAÇO/BLOG "

VALEU AMIGO !

Abraço
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

afranio disse...

Aderbal valeu pela indicaçaõ do filme. Afranio

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Sérgio Dantas, muito obrigado por suas palavras, lhes sou grato sinceramente; querida JU, o que dizer para você ? Acho que nada, ne? rsrsrs.Professor Alberto, sentimos sua falta no último Cariri Cangaço; caro senhor Abílio, Paulinha, sejam sempre bem vindos a este espaço, obrigado pelas palavras. Amigos e conselheiros Ivanildo e Narciso, muito obrigado por fazerem parte dessa história. Lima Verde e Afrânio Marmita grande abraço. Amigo irmão Aderbal, vc mora aqui dentro do coração.Abração

Manoel Severo