A família se reencontra em Natal Por:Manoel Severo

Sérgio Dantas, Múcio Procópio, Manoel Severo e Ivanildo Silveira

Por várias vezes destacamos neste mesmo espaço a importancia com  que consideramos esta grande família Cariri Cangaço. Na verdade esta página do cariricangaco.com é antes de tudo um grande ponto de encontro; de idéias, de histórias, de controvérsias, de homens, de mulheres, de amigos, de almas. No último sábado vivemos mais um momento com esse forte sentimento de congraçamento e celebração.

O restaurante Mangai na cidade de Natal foi palco de mais um  encontro desta família de vaqueiros da história. Com a presença de quatro conselheiros Cariri Cangaço: Manoel Severo, Honório de Medeiros, Ivanildo Silveira e Múcio Procópio; e ainda dos confrades, Mestre Sérgio Dantas, João Simplício, o inigualável jornalista e escritor Franklin Jorge e Jomar Henrique; vivemos momentos ricos e marcantes, pontuados por reflexões, impressões e constatações daqueles que dedicam boa parte de suas vidas à pesquisa da temática "Cangaço", e ainda tivemos o privilégio de contar com as presenças; via celular; de nossos companheiros, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira e Carlos; afinal festa é festa, e não é todo dia que se pode reunir essa turma da pesada.

Manoel Severo, Franklin Jorge, Honório de Medeiros e Jomar Henrique

Sem dúvidas o assunto da noite, além de um ensaio sobre o formato e o planejamento para o Cariri Cangaço 2012; uma vez que acabamos tendo uma informal reunião do Conselho; versou sobre as controvérsias assumidas pela temática, quando lamentamos o tamanho do prejuízo para a pesquisa séria e para as gerações futuras, apartir de obras literárias sem nenhum critério, beirando a irresponsabilidade. Diferentes olhares, diferentes versões, isso tudo é suportável dentro do dinamismo da construção da verdade histórica, entretanto o que acabamos vendo no mercado literário é uma assustadora proliferação de "obras caça níquel", sem nenhum rigor histórico, fundamento ou embassamento minimamente aceitáveis e compromisso com a verdade, e quem perde é a história.

O encontro foi marcado também por maravilhosas e providenciais "provocações", sob  batuta de Honório de Medeiros. Foram provocados o pesquisador e colecionador, Ivanildo Silveira, a enfim... colocar em livro o resultado de seu espetacular acervo e trabalho, e ainda sob provocação também de Honório ao grande pesquisador e escritor Sérgio Dantas, a edição de seu vasto e criterioso trabalho sobre Cristino; o Diabo Louro do Cangaço; o Corisco, segundo na hierarquia do reinado do sertão... Bem, agora é com os dois, vamos em frente! Não perdemos por esperar.

Ivanildo Silveira e Múcio Procópio
João Simplício e Sérgio Dantas
Honório de Medeiros
Confraria Rio Grande do Norte e Ceará, com novo encontro marcado para Dezembro...

A noite sem dúvidas foi de extrema importancia uma vez que criou mais uma possibilidade de estreitar relações entre essa grande família, e já temos um novo encontro Cariri Cangaço/GECC e o Grupo de Natal, para o mês de Dezembro, é só aguardar, certamente todos estão convidados.

Manoel Severo

12 comentários:

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Eeiiita mah!! Só fera! Pelo visto o grupo vai de vento em popa. Parabéns aos colegas de Natal. Só tomem cuidado com esse penetra que está aí com vocês, é um cabra arretado de danado.
Aderbal Nogueira

Honório de Medeiros disse...

Perfeito, Severo. Que grande repórter o jornalismo perdeu! Um grande e afetuoso abraço, amigo. Nós, aqui, estamos sempre de braços abertos para vc e o Cariri Cangaço.

Honório de Medeiros

José Cícero disse...

Um abração aos fraternais amigos: IVANILDO E MÚCIO, duas figuras da mais lisonjeiras que aprendemos a gostar por intermédio do Cariri Cangaço.
José Cícero - Aurora/CE.
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Helio disse...

Caro amigo Severo, você é realmente esse grande promotor de encontros valiosos, parabens meu amigo por procurar com humildade e sensibilidade manter os laços de amizade e respeito entre os vaqueiros da história de todo o Brasil. Omeu abraço cordial no grande pesquisador e escritor Sergio Dantas.

Professor Mario Helio

ENGENHEIRO GMARLON disse...

Pessoal de Natal parabens pela mobilização, todos devem ter consciencia da importancia dessa integração. Grande abraço amigo Severo e o seu Cariri Cangaço.

Marlon

xico disse...

Amigos do Cariri Cangaço, parabenizo pela reunião dos senhores em Natal, e digo que concordo plenamente comm essas obras literários que não possuem compromisso com a verdade. apenas são obras que visam o dinheiro, pois basta ter LAMPIÃO na capa, que vende.

abraços a todos

XICO TURCÃO

Anônimo disse...

Esse grupo é bom de cangaço, bom de conversa e bom de merchandising.
Coca Cola é isso aí!!!

C Eduardo

Sergio Dantas,', disse...

Só temos a agradecer ao amigo Severo a oportunidade de promover essa confraternização!
Abs
Sérgio Dantas.'.

Anônimo disse...

Manoel Severo seria muito importante se esse movimento de vocês pudesse chegar ao Agreste de nosso Pernambuco, Águas Belas , a terra do lendário dr Audálio, das família tradicionais, Albuquerque Maranhão, Lucena, seria bom se as prefeituras seguissem o exemplo do pessoal do Ceará e de Natal. Parabens meus amigos

Lauro Feitoza
Águas Belas

Anônimo disse...

Quê que é isso meu camarada Severo ? merchandising da Coca-cola ????? podia ser pelo menos da nossa doce cajuina,kkkkkkkkk

beijos
Meirinha

Anônimo disse...

Dr Sergio Dantas, seja bem vindo ao Cariri, será uma grande honra tê-lo em nosso chão. Honorio de Medeiros, Mucio Procópio, Ivanildo Silveira, nomes de quilate que só dignificam o quadro dos pesquisadores do cangaço. Severo vc é um gigante, parabens meu caro.

Tarcisio Leite
Fortaleza

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGOS DO CARIRI-CANGAÇO
Meu dileto amigo Manoel Severo

Através dessa sua postagem, revivi mais um encontro de confraternização entre amigos, aqui em Natal..
Rememorei, também, o encontro do Cariri, e aqueles amigos, que estão em nossos corações, constituindo a FAMILIA CANGAÇO...
Abraço a todos

IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro do Conselho Cariri-cangaço
Natal - RN