O Auto da Liberdade, da Resistência e de alguma polêmica Por:Aderbal Nogueira

Memorial da Resistência, em Mossoró
 
Olá meu amigo, tudo bem? Olha, tem gente me chamando de polêmico. Pois vamos polemizar mais, ok? Esse vídeo que estou enviando para você em primeira mão, trata-se de um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil. O "AUTO DA LIBERDADE", em Mossoró. Essa apresentação foi gravada em 2001. Para se ter uma idéia, tinham cerca de 20.000 pessoas assistindo. São encenados 4 eventos importantes que aconteceram em Mossoró, entre os quais o ataque de Lampião à cidade, em 1926. Assim como esse, é realizado também o bonito "CHUVA DE BALA NO PAIS DE MOSSORÓ".

Além dessas peças belíssimas, a cidade também ergueu o "MEMORIAL DA RESISTÊNCIA", que presta uma homenagem aos heróis que defenderam a cidade do temível ataque de Lampião. Porém, veja como são as coisas. Escuto muitos pesquisadores desabonarem a cidade de Mossoró, alegando que outras cidades bem menores fizeram igual ou melhor. Eu então me pergunto: "- E daí ? Mossoró tem, sim, o seu valor. Se a cidade não fizesse nada em relação a isso, as pessoas iriam dizer - Não estão nem aí para a memória."

Alguns próprios colegas pesquisadores, inclusive da própria cidade, falam mal porque no Memorial tem algumas fotos erradas. Como se isso fosse desmerecer o bonito memorial que ali foi erguido, e hoje é fonte de visitação de turistas de todas as partes. Os erros são detalhes que podem ser corrigidos com o tempo. É muito raro eu ver as pessoas elogiarem. Sempre criticam primeiro. Esse espetáculo do Auto da Liberdade é muito bonito e mostra de uma maneira grandiosa o evento.Que ele sirva de exemplo para que outras cidades façam a mesma coisa.





Aderbal Nogueira
Diretor do GECC - Sócio da SBEC
Conselheiro Cariri Cangaço

11 comentários:

Honório de Medeiros disse...

Caro Aderbal, quando lhe denominarem de "polêmico", como se isso fosse algo errado em si mesmo, responda com D. Hélder Câmara: "Me enriqueces quando discordas de mim".

Assino com vc seu comentário acerca do Memorial de Mossoró.

Um grande abraço,

Honório de Medeiros

Anônimo disse...

Em se tratando de cangaço, ser conhecido como polemico é um elogio, kkkkk.abraços Aderbal e Severo.

Dionisio Macedo

Anônimo disse...

Verdade pura.

CARIRI CANGAÇO disse...

Perfeito caro Honório, simplesmente perfeito.

Abração,

Manoel Severo

Anônimo disse...

Tivemos Uirauna, tivemos Ipueira dos Xavier, tivemos Mossoró, todos com maior ou menor grau tiveram a força para colocar Virgulino para correr, e todos possuem méritos, até porque por variadas circusntancias o Rei do Cangaço, vascilou em todos.

Ricardo Ferrer

Sérgio Dantas.'. disse...

Mossoró foi a única cidade a aproveitar turistica e economicamente o episódio. Uiraúna, Capela, Nazaré, Itiúba (onde o bando sequer chegou a entrar com medo das serras) e Pinhão (SE), não guardaram a memória dos fatos.
Nestas, as respectivas resistências ficam relagadas a um plano etéreo; ligado a um passado que lhes parece distante demais.
E neste ponto, a usar o jargão popular, 'Mossoró deu show'.
Abs
Sérgio Dantas.'.
NATAL

Juliana Ischiara disse...

Amigo Aderbal, faço minhas as palavras de Honório.

O que seria dos grandes debates e dos novos rumos da história se não fosse questionamentos tidos como polêmicos. Ratifico o que você falou. Se Mossoró soube a sabe valorizar e ou explorar sua memória histórica, isso não é motivo para depreciá-la e sim elogiá-la, um exemplo a ser seguido.

Parabéns pelo vídeo e pela defesa de nossa cultura meu amigo.

Abraço

Juliana Ischiara

OBS: Ao que está lendo as matérias aqui postadas e marcando como fracas... bem, desculpe por sermos excelentes meu amigo, sem quere ser arrogante, pois não sou e ninguém aqui do grupo o é, mas vá procurar o que fazer, estudar talvez seja um bom caminho, pois ao estudar você abriria seus horizontes e não mais acharia tão complexa as matérias ao ponto de achá-las fracas, pois o ser humano, com rara exceções, tende a criticar o que não entende. Desejo-lhe, bons estudos, como você também posta como anônimo, veja, pode acreditar, quando você aprender a ler e entender, até assinar o que você escrever você vai aprender, não é uma maravilha?

Aderbal Nogueira disse...

Boas palavras amigo Honório vou lembrar.
Caro Sérgio.O amigo disse tudo em
genero,numero e grau.
Ricardo. Realmente o velho Lamp. Não era infalivel.
Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Caro Aderbal, muito obrigado pela atenção de citar e retrucar meu comentário, parabens a todos do Cariri Cangaço.

Ricardo Ferrer

Anônimo disse...

Mossoro colhe os frutos de sua decisão por investir no turismo cultural e histórico, os espetaculos do Auto e da Chuva de Bala, além de Santa Luzia, são exemplos da autentica vocação percebida pela cidade, Dr Sérgio tá coberto ce razão.

SDS
Franscisco das Chagas Gomes

Anônimo disse...

Afora a data da Resistência, digitada errada, pois foi no ano de 1927, Aderbal Nogueira continua fazendo o que mais sabe... Defender a História e ver as coisas positivas onde alguns poucos só procuram denegrir as imagens e a realidade.
Parabéns, velho amigo e Mestre documentarista.
Kydelmir Dantas - Mossoró - RN.

Abraços na comadre e nos filhotes.