Sila, personagem Cariri Cangaço - GECC

Heldemar Garcia, Aderbal Nogueira e Manoel Severo

Na última reunião Cariri Cangaço - GECC no espaço Raquel de Queiroz da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, decidimos que periodicamente estaríamos discutindo em nossos encontros um personagem importante do ciclo cangaceiro. A partir de um debate e consulta preliminar ficou decidido que o primeiro momento, no mês de dezembro, teríamos a personalidade de Sila, ou: Ilda Ribeiro de Souza, esposa de Zé Sereno, uma cangaceira de Lampião.

Para aguçar nosso apetite, o confrade Aderbal Nogueira, timoneiro da Laser Vídeo, nos envia pequeno trecho de um de seus trabalhos com Sila. A mesma, esteve por vários meses hospedada na residência dos amigos Aderbal e Maristela, criando e mantendo fortes laços de afeto e respeito mútos, dessa forma vamos a Aderbal para "tentarmos descobrir: MENTIROSA ou apenas ERRO DE INTERPRETAÇÃO? "



Sila será a personagem principal do próximo encontro Cariri Cangaço - GECC no espaço Raquel de Queiroz da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, de Fortaleza, dia 05 de dezembro, uma terça-feira. Esperamos todos.

Manoel Severo

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens a vcs do Ceará por permanecerem firmes e fortes no trabalho do Cariri e do Gecc, grande abraço a todos e ao aderbal por mais esse fantastico video da sila.

Lais Moreira, São José

pedro luís disse...

Na 1ª parte do vídeo, Sila conta o fantástico episódio da "quase morte" de seu irmão NOVO TEMPO, reproduzida também com o mesmo teor no livro do decano ALCINO (lampião além da versão).

Obraigado Sila, Aderbal (Benjamin Abrahão do sec. XXI) e Severo!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sensacional, parabens pelo vídeo Aderbal.

Marcos Cunha

Anônimo disse...

Muito se fala que os cangaceiros mentiram em seus depoimentos, não sei se Aderbal Nogueira se refere a isso quando cita "Mentira ou Interpretação errada" , mas a verdade e´que se eles mentiram também os volantes mentiram, era cada qual puxando brasa para sua sardinha, vejam aqui mesmo neste blog as entrevistas de Durval Candido.

Fernando Cesar Lima Verde

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Caro amigo. Não se enganem. TODOS MENTIRÃO. Só não aceito que SILA seja execrada publicamente em encontros, reuniões e tudo mais, como se ela fosse a única. Na próxima reunião vou expor o meu posisionamenteo.
Aderbal Nogueira