Um pouco de Sérgio Dantas Por:Lampião Aceso

Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Sérgio Dantas

Notáveis são sempre as entrevistas realizadas pelo estimado amigo; artista, músico, interprete, confrade e bloqueiro, Conselheiro Cariri Cangaço, Kiko Monteiro em seu espetacular e impagável Lampião Aceso, sem dúvidas, uma das mais sensacionais páginas do cangaço na internet. Muitos são os personagens e muitas foram as entrevistas. Hoje trazemos um pouco de Sérgio Dantas, um dos mais respeitados pesquisadores e escritores da temática, para conhecer a entrevista na íntegra, visite o nosso: www.lampiaoaceso.blogspot.com

Com vocês um pouco mais de Sérgio Dantas:

Lampião Aceso: Eleja a pérola mais absurda que já leu sobre Lampião?

SD: Vou passar esta (risos). Já ouvi muita bobagem, não posso negar. Todavia, em respeito às pessoas que as disseram – as quais foram bastante simpáticas e solícitas para comigo quando as entrevistei-, deixarei de declinar os ‘causos escabrosos’ a mim relatados.

Lampião Aceso: Diante de tantas polêmicas surgidas posteriormente a tragédia em Angico alguma chegou a fazer sentido, levando-o a dar atenção especial ex.: “Ezequiel não morreu e reaparece anos mais tarde”, “João Peitudo, filho de Lampião”, “O Lampião de Buritis” e “a paternidade de Ananias”?

SD: São temas polêmicos, é fato. No entanto, quem os defende, tem seus argumentos. E eu os respeito. Posso até não aceitar este ou aquele ponto de vista, mas, por outro lado, tento discordar de forma cortês. Afinal, vivemos em um país onde a liberdade de expressão e opinião ‘ainda’ é livre...E, convenhamos, a dialética é saudável ao debate, até para se chegar a uma mínima verossimilhança dos fatos - já que a ‘verdade absoluta’ é impossível em História.

Lampião Aceso: E Lampião: morreu baleado ou envenenado?

SD: Hemorragia causada por ferimento de arma de fogo.

Lampião Aceso: Não precisa detalhar, mas em que assunto ou personagem está trabalhando ou qual gostaria de estudar para a publicação desta pesquisa. Enfim qual a próxima novidade que teremos em nossas estantes?

SD:Talvez uma segunda edição do meu primeiro trabalho Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada, devidamente revisada e reescrita em uma linguagem menos acadêmica. Todavia, como é um livro grande, com 452 páginas, isso vai levar algum tempo ainda. E, de toda forma, ainda é um projeto. Não sei se terei condições de levar a cabo essa tarefa em razão de obrigações outras.

Tudo isso e muito mais em:




17 comentários:

Anônimo disse...

Manoel Severo, dr Sergio Dantas é um dos mais precisos escritores do cangaço, sua obra sobre a marcha de Lampíão a Mossoró, é uma verdadeira aula, simplesmente gigante.

Parabéns.

Clécio Nogueira
AçuRN

Anônimo disse...

A Grande Marcha e Entre a Espada e a Lei, dois dos melhores livros sobre o tema, abraços ao grande pesquisador, Sergio Dantas.

Amarílio Macedo

ENGENHEIRO GMARLON disse...

Lendo o livro do escritor Sergio Dantas, a Grande Marcha, vamos encontrar o rigor do pesquisador em busca dos fragmentos da verdade da história, um excelente livro.

Marlon

Lima Verde disse...

Severo, muito boa a entrevista do Dr Sergio Dantas no lampiao aceso, parabens.

Fernando Cesar Lima Verde

Aderbal Nogueira disse...

Grande retorno.Sérgio Dantas faz um dos trabalhos mais sérios que conheço. Aderbal Nogueira

josé sabinobassetti disse...

Oi amigos.

Falar de Sérgio Dantas é jogar sapo nágua. É só ler com atenção qualquer uma de suas obras para constatar seus conhecimetos sobre o tema cangaço, e sua seriedade nas pesquisas. Estou torcendo para que o Sérgio nos brinde com novo trabalho.

Sabino Bassetti

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau.

Paulo Bonaparte Maia

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGOS DO BLOG:

O DR. SÉRGIO DANTAS É UM DOS AUTORES QUE PRIMA PELA VERDADE DOS FATOS DO CANGAÇO...É DETALHISTA, EXIGENTE NA APURAÇÃO E CONFROTAÇÕES DAS INFORMAÇÕES.

SEUS O3 LIVROS PUBLICADOS NÃO PODEM DEIXAR DE CONSTAR NA BIBLIOTECA DAQUELES QUE ESTUDAM O CANGAÇO DE FORMA SÉRIA E SEM FANATISMO..
BEM VINDO DR. SÉRGIO...SUA AUSÊNCIA ESTAVA SENDO MUITO SENTIDA.

Abraço a todos.
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Helio disse...

Dr Sérgio Dantas seja bem vindo às hostes de nosso bom e velho Cariri, as portas sempre estiveram e sempre estarão abertas para seu talento e sabedoria. abraços.

Professor Mario Helio

Kiko Monteiro disse...

Eitcha seu Coroné, entrar sem bater nos honra em dobro.
Tô "vreumeio" de tanta vaidade homi! Me senti importante, mas importante mesmo é o entrevistado, este vaqueiro "fivela de ouro" SD DO NATÁ. Obrigado pela atenção e vinculação de nossa matéria no "blog pai".

Abraçando a todos com Saudades
Kiko Monteiro
Lagarto - Sergipe

Juliana Ischiara disse...

Opa!!! Ratifico as palavras dos amigos que postaram acima. Sem dúvidas Dr. Sérgio é um dos mais respeitados e sérios pesquisadores acerca do cangaço no Brasil, seus trabalhos encabeçam a lista dos melhores trabalhos sobre a temática.

Bom retorno Dr. Sérgio Dantas.

Abraço fraterno

Juliana Ischiara

Sérgio Dantas.'. disse...

Obrigado aos amigos pelas palavras de incentivo e acolhimento. E, em especial, aos amigos Kiko e Severo, que tão gentilmente nos concederam esta oportunidade.
Saudações a todos!
Sérgio A Dantas.'.
NATAL

CARIRI CANGAÇO disse...

Estimado Dr. Sérgio, saiba que para nós que fazemos a família Cariri Cangaço, é uma grande honra e satisfação tê-lo ao nosso lado, receba nosso abraço de carinho e extremos respeito.

Manoel Severo

Anônimo disse...

Valeu grande Severo.

Franscisco das Chagas Gomes

Paulo Britto disse...

Prezado Sérgio

Tecer comentários elogiosos a você é incorrer no lugar comum do alto conceito que todos demonstram por sua pessoa.

Reforço a alegria exteriorizada nos diversos comentários referentes ao seu ressurgimento nas colocações justas e perfeitas que o caracterizam.

A matéria TENENTE JOÃO BEZERRA E LAMPIÃO – POR QUE PROFANAR A MEMÓRIA DOS MORTOS? Colocou-me devedor ao amigo e espero que outras matérias surjam com a marca intelectiva que lhe é inerente.

Saudações

Paulo Britto

Anônimo disse...

Gostaria que o doutor Sérgio Dantas postasse mais artigos para o nosso grande proveito das suas pesquisas, pois estou escrevendo um livro cujo título será O CANGAÇO A SER ANALISADO À LUZ DA SOCIOLOGIA E DA PSICOLOGIA, e constantemente estou pesquisando as matérias dos autores que amam a história do cangaço. Grato, Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha -Ba. Email: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

Teresa Raquel disse...

comprei antes de óntem o livro Lampião no Rio Grande do Norte a história da grande marcha,simplesmente fantástico.