Um Milhão de Amigos em Água Branca Por:Raul Meneleu

Contando um pouco dessa história, com dados da prefeitura da cidade, Água Branca está localizada na região Nordeste, na micro-região do Sertão Alagoano, com uma altitude de 550 metros acima do nível do mar. Possui 195 localidades e abrange uma área de 456,7 Km². Estima-se sua população em cerca de 20.000 habitantes. O nome Água Branca, originou-se de um conjunto de fontes naturais com límpidas águas existentes na região. Foi denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, e por último, "Água Branca"

Os primeiros desbravadores dessas terras foram membros da família Vieira Sandes, oriundos de Itiúba, pequeno povoado próximo a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Atraídos pelas riquezas da região, pastagens e fertilidades do solo, o capitão Faustino Vieira Sandes (desbravador do município) com seus irmãos, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes arrendaram grande quantidade de terra aos sesmeiros e começaram a explorar a região. Em 1770 foi construída a primeira Igreja em plena mata, pelo Major Francisco Casado de Melo, eqüidistante de três núcleos de povoamento: Várzea do Pico, Olaria e Boqueirão, atualmente denominada Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 


Vídeo por Raul Meneleu, fonte:YOUTUBE


Em 1º de junho de 1864, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, subordinada à Diocese de Penedo pela Lei nº 413. Até o século XVII, o território de Água Branca pertencia a Paulo Afonso ( Província de Alagoas) conhecida pela denominação de Mata Grande da qual constituiu-se por muito tempo um distrito judiciário. À sesmaria de Paulo Afonso conhecida por Mata Grande, pertencia também o território do município de Piranhas, e hoje os atuais municípios de Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha. Em 24 de abril de 1875, o povoado foi emancipado e instituído a Vila de Água Branca. 

Por divergências políticas, a Várzea do Pico, onde se realizava as grandes feiras de gado, foi chamada Vila do Capiá e em 1893 passou a ser sede da vila de Água Branca. Em 1º de junho de 1895 a sede passou definitivamente à Vila de Água Branca. Somente em 02 de junho de 1919, através da Lei nº 805, a vila passa a categoria de cidade de Água Branca. Paulo Afonso, conhecida por Mata Grande, originou-se de uma pequena povoação sobre a serra do mesmo nome, pertencente naquela época a circunscrição territorial de Penedo.

Aderbal Nogueira, Raul Meneleu, Quinha Mascarenhas, Zilda Lima, Edvaldo Feitosa e Narciso Dias no Cariri Cangaço em Água Branca

Com a criação do município de Traipú em 1835, Paulo Afonso passou a jurisprudência desse novo município vindo a desmembrar-se em março de 1837 em virtude da Lei provincial nº 18, que ao mesmo tempo elevou a vila. Em 1846 a Lei nº 43 de 04 de maio suprimiu a vila, vindo esta a ser restaurada e instalada em 28 de junho de 1852 pela Lei nº 197, ocorrido em 27 de setembro do mesmo ano. Já em 05 de junho de 1902 através da Lei nº 328 a vila de Paulo Afonso passou a categoria de cidade. 

Com a evolução dos municípios do Estado de Alagoas, que teve inicio no ano de 1636, desencadeou-se o processo de independência de vários municípios alagoanos e dentre eles os atuais municípios de Mata Grande, Água Branca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha. 

Raul Meneleu Mascarenhas
Pesquisador, Conselheiro Cariri Cangaço
Aracaju-SE
http://meneleu.blogspot.com.br/

Um comentário:

Edvaldo de Araujo Feitosa - Água Branca, Alagoas. disse...

Excelente postagem nobre amigo Raul Mascarenhas! Agora estou ciente e vejo o quanto valeu apena o meu sacrifício, a minha dedicação,a minha luta em pesquisar e escrever a História de Água Branca, em Alagoas. Este escrito foi o embrião...foi o meu primeiro trabalho literário. Disponibilizei essa pesquisa no site da Prefeitura Municipal de Água Branca para que todos tivessem a oportunidade de conhecê-la, de pesquisar e conhecer a cidade de Água Branca através de sua História. Fantástica!

Edvaldo de Araujo Feitosa.
Escritor, Pesquisador, Conselheiro do Cariri Cangaço.