Dona Generosa a Maior Coiteira de Lampião na Bahia e o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022


Quem passa pela BR 110 a cerca de 25km do centro de Paulo Afonso, vai encontrar um simpático povoado com a tradicional igrejinha ladeada por pequenas casas de um lado e do outro e uma bucólica pracinha, chegamos ao povoado do Riacho, zona rural de Paulo Afonso. Poderíamos fazer referência ao Riacho como mais um distrito , povoado ou arruado da simpática urbe Paulo afonsina, se não fosse a forte e emblemática historia que liga o referido povoado ao cangaço de Virgulino Ferreira.

Manoel Severo e João de Sousa Lima em visita ao distrito de Riacho
Serra do Umbuzeiro

É a partir do povoado do Riacho que vamos encontrar um pedaço importante da presença do rei do cangaço em terras baianas. Vamos a primeira parada: encravada no sopé da Serra do Umbuzeiro; porta de entrada para a região do Rio São Francisco; no município de Paulo Afonso, acha-se a incrível e enigmática "Vila da Dona Generosa", dali se vislumbra os 507 metros da majestosa  Serra do Umbuzeiro, bem pertinho dos Picos do Tará e da famosa Malhada da Caiçara. Lampião passou boa parte da primeira metade da década de 30 andando por essas bandas , a partir das boas relações que mantinha com vários coiteiros locais, inclusive e principalmente, dona Generosa. 

Capelina e Cemitério na Vila de Dona Generosa
Manoel Severo e João de Sousa Lima
João de Sousa Lima e Ingrid Rebouças

Dona Generosa era uma das maiores coiteiras de Virgulino Ferreira em terras baianas, morreu com mais 100 anos ainda na década de 1950, não teve filhos naturais, adotou outros e a esses legou um conjunto arquitetônico que marca a presença forte da sertaneja; aqui na vila de dona Generosa, formada pela casa grande, capela, cemitério e outras três edificações contíguas, foram realizados inúmeros bailes quando os cangaceiros eram recebidos pelas  mocinhas do lugar; tudo com muito respeito, lembra João de Sousa Lima: "Lampião vinha muito aqui em Generosa que realizava os bailes e convidava as meninas da redondeza, mas tudo acontecia no mais alto respeito, nenhum cangaceiro tirava liberdade aqui não, dançavam a noite toda sem problema". Seu Agenor, neto de Generosa, certa vez nos falou:" quando os meninos desciam a serra para o baile aqui na casa de minha avó, dizem que dava para sentir o cheiro do perfume deles de longe..." Os meninos, no caso, eram os cangaceiros.

Ruínas da Casa Grande de Dona Generosa
Serra do Umbuzeiro

Aqui também na Vila de Dona Generosa foi morto Zé Pretinho. Na verdade Zé Pretinho foi preso por Douradinho nas proximidades do povoado Arrasta-Pé e passou com ele todo amarrado, montado em um burro, na casa da cangaceira Durvinha. Dona Santina, mãe de Durvinha, tentou dar um copo com leite a Zé Pretinho, o Douradinho quebrou o copo jogando-o na calçada da casa. Zé Pretinho foi morto na frente da casa de Generosa, amarrado em um pé de barriguda, onde fizeram “tiro ao alvo”, depois de morto foi esquartejado e deixado no lugar; Generosa mandou enterrá-lo lá mesmo, existindo ainda no lugar o túmulo de pedras e uma cruz que marcam o lugar da tragédia.

Visitar a localidade Riacho, a Vila de Dona Generosa, o Tará, a Malhada da Caiçara e a Serra do Umbuzeiro é programa indispensável para quem vem ao Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 .Em vários pontos passamos por vegetações como cactos, macambira, mandacaru e o kipá além das plantações de cactos palma, nos transportando para o cenário mágico das caatingas nordestinas, cheias de mistério, encanto e aqui, particularmente: história.

CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022
24 a 27 de Março de 2022
Paulo Afonso
BAHIA-BRASIL

Redação Cariri Cangaço

Paulo Afonso; 16 de Dezembro de 2021


Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo que se refere a lampião me faz lembrar de tudo que li sobre esse assassino sem escrúpulo e que pessoas ainda idólatra como um herói,mas concerteza ele nunca foi um herói e sim um bandido desordeiro