Tudo Pronto para a Grande Festa: Que Venha o Cariri Cangaço 2022


O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se em seu décimo terceiro ano de realização , como o maior e mais respeitado evento do gênero no país. Com um formato específico; de caráter itinerante, reúne a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste, em conferências e debates, visitas técnicas e acadêmicas; mostras de cinema , vídeo e documentários, exposições de arte, latada do livro; com lançamentos e feiras literárias. O Cariri Cangaço atualmente se configura como o maior e mais respeitado fórum de debates e aprofundamento sobre temas ligados ao Cangaço. O evento contempla também  temáticas capilares ligadas ao fenômeno, como: Messianismo, Coronelismo, Religiosidade, Tradição, Cultura, Musica , Culinária e Estética, unidos a partir de um evento único no Brasil e no mundo.

Atualmente o Cariri Cangaço está presente em 6 estados nordestinos; Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, tendo realizado mais de 260 Conferências seguidas de Debates, mais de 270 Visitas Técnicas aos mais emblemáticos e significativos cenários da memoria e historia do sertão, lançados 68 livros e reunido ao longo de sua trajetória de realizações, mais de 70 mil pessoas, formando um público qualificado, em seus diversos eventos. Fazem parte do elenco de cidades que acolheram a verdadeira alma nordestina através do Cariri Cangaço: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Milagres, Lavras da Mangabeira, Fortaleza, Brejo Santo e Quixeramobim, todas no Ceará; Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa, na Paraíba; Exu, Serrita, Floresta e São José de Belmonte em Pernambuco; Piranhas e Água Branca em Alagoas; Poço Redondo em Sergipe e Pedro Alexandre na Bahia.


Com o advento em fevereiro de 2020 da Pandemia do COVID 19, o Cariri Cangaço que mantinha uma agenda dinâmica e surpreendente de eventos presenciais, se reinventa e inaugura mais duas frentes de propagação da memoria e historia do sertão. Em setembro do mesmo ano é criado o Canal do Cariri Cangaço no YouTube e ao mesmo tempo é lançado o primeiro programa do canal; semanal e ao vivo, nascia os "Grandes Encontros Cariri Cangaço"; reunindo para conferências e debates, on line e em tempo real, algumas das mais destacadas personalidades do universo da pesquisa e estudo de temas nordestinos. Em Março de 2021 estreia na plataforma Instagram mais um programa da marca: "Cariri Cangaço Personalidade" , com um outro formato e essência, entrevistando também semanalmente e ao vivo, personalidades do mundo das artes e das culturas. Em junho de 2021 o Canal do YouTube do Cariri Cangaço inovou com mais um programa ao vivo : Cariri Cangaço Opinião; mais polêmico, controverso, provocador, tudo na direção do fomento  e consolidação da memoria e historia do sertão.

Um Promissor 2022...

O ano de 2022 inicia e o Cariri Cangaço prepara uma agenda absolutamente espetacular com três encontros de tirar o fôlego. Atendendo a todas as recomendações governamentais e sanitárias, observadas todas as condições de saúde; relativas à pandemia da COVID 19; estamos nos preparando para realizar o Cariri Cangaço na Bahia, em Alagoas e Pernambuco, com uma agenda dinâmica e diversa, garantindo eventos seguros e responsáveis para todos os participantes.

João de Sousa Lima esta a frente do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Que comece a Festa da Alma Nordestina. Em Março, entre os dias 24 e 27, o Conselheiro Cariri Cangaço João de Sousa Lima comanda da Bahia, o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022. Na capital da energia do nordeste, no berço da rainha do cangaço; Maria Bonita; e a partir de um dos mais emblemáticos e fortes cenários de toda a historiografia do cangaço, teremos uma programação de encher todos os bornais de conhecimento e beleza. "Teremos uma agenda intensa de muitas visitas, vamos desbravar a caatinga das terras pauloafonsinas e do Raso da Catarina, se preparem, tem muita coisa boa pra ver e conhecer, imperdível, sob todos os aspectos, para quem pesquisa cangaço, que venha o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022" lembra João de Sousa Lima.

Celsinho Rodrigues comanda o Cariri Cangaço Piranhas 2022

Em Julho, dos dia 28 a 31, a verdadeira alma nordestina invade as Alagoas e a partir da Lapinha do Sertão, no baixo São Francisco e sob o comando do Conselheiro Cariri Cangaço Celsinho Rodrigues, o Cariri Cangaço Piranhas 2022 promete ser um dos mais concorridos da série. Piranhas sem dúvidas é um dos maiores destinos turísticos do Nordeste, sua beleza que contagia a todos se une a força de sua história e tradição, notadamente ligada ao Cangaço; serão dias de intensa atividade onde o Cariri Cangaço embalado pela força e magia do Velho Chico proporcionará a todos um evento inesquecível. "Será a quinta edição do Cariri Cangaço em Piranhas o que nos enche de alegria e aumenta em muito nossa responsabilidade, dai daremos o nosso melhor para receber a familia Cariri Cangaço de todo o Brasil do jeitinho que ela merece, avante!" reforça Celsinho Rodrigues.

Luiz Ferraz Filho, comanda o Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, 
na foto ao lado de Manoel Severo

Novembro chegara com a força do território pernambucano. Do berço de Maria Bonita em Paulo Afonso para o berço do rei dos cangaceiros; Virgulino Ferreira da Silva; em Serra Talhada. "Nossa atenção estará voltada para proporcionar a todos os que nos visitam a oportunidade de conhecer esses cenários históricos que se confundem com a própria historiografia do cangaço e do sertão; estaremos visitando os locais de nascimento de Sinhô Pereira e Luiz Padre, toda a região da Ingazeira, onde nasceu Lampião, as fazendas Passagem das Pedras, Pedreira, São Miguel, enfim, sem falar nas emblemáticas propriedades dos clãs, Pereira e Carvalho. Teremos ainda um momento muito especial em Calumbi, cenário do combate da Serra Grande, com o amigo Louro Teles" ressalta Luiz Ferraz Filho.

"Perguntam-me qual o segredo do Cariri Cangaço, respondo: Primeiro Paixão, depois muito Trabalho, Entusiasmo, Seriedade, Compromisso e o mais importante, uma Imensidão de Amigos" Manoel Severo

Para participar do Cariri Cangaço, basta chegar ! Acompanhe as informações, as programações e as sugestões de hospedagens em cada um de nossos eventos. Não existem taxas nem nenhum tipo de pagamento para participar do Cariri Cangaço. Todas as Conferências, Debates, Lançamento de Livros e Visitas Técnicas possuem entrada gratuita; pontualmente a Organização do Cariri Cangaço proporciona transporte para os deslocamentos dentro da programação do evento. É isso aí, se informe, se organize, traga sua família e amigos, sem esquecer de sua máscara e dos cuidados com você e com que esta a seu lado, a emoção deixe por nossa conta... Cariri Cangaço - Território de Grandes Encontros. Qualquer duvida pode mandar um ZAP 085.997408297

Redação Cariri Cangaço, 21 de Janeiro de 2022


Nenhum comentário: