Paulo Afonso Chega em Grande Estilo ao Cariri Cangaço 2022 !

João de Sousa Lima comanda o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Foi na cidade de Paulo Afonso que a semente da construção e realização do primeiro Cariri Cangaço foi semeada pela primeira vez: "Era fevereiro de 2009 e estávamos participando do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita; convidados pelo amigo João de Sousa Lima. O evento era uma realização da UNEB e Prefeitura de Paulo Afonso. Ora, depois da programação, cheguei para João de Sousa e disse, -João tenho a ideia e já o formato de um evento desse lá no Cariri do Ceará, e aí vamos junto? Ele aceitou o desafio e dali partimos juntos com a SBEC e GECC para a construção do primeiro Cariri Cangaço" lembra Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

De lá para cá, foram necessários 13 anos para termos pela primeira vez, para nossa satisfação e imensa alegria, o Cariri Cangaço oficialmente sendo realizado na cidade de Paulo Afonso. Para isso, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, participou de um conjunto de reuniões e visitas de trabalho no ultimo mês de dezembro na "capital da energia" nordestina, tendo a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima, Presidente do IGHPA - Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso e Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco de Assis, sede da Paróquia São Francisco de Assis em Paulo Afonso completa, no próximo dia 17 de fevereiro de 2020, 70 anos que foi inaugurada; construída pelos operários da Chesf, foi a primeira Igreja católica erigida na cidade. Sobre uma pequena colina, tem estrutura em pedra da própria região, retirada das obras de construção da primeira usina e de sua barragem. A Igreja de São Francisco é um marco histórico. É um dos poucos patrimônios remanescentes da criação do município e é considerado pela geração atual como um cartão de visitas da nossa cidade. Desde 2015, a Igreja foi tombada como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município de Paulo Afonso.

O Touro e a Sucuri

A História desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d’água. É uma obra de Diocleciano Martins de Oliveria inspirada no poema de Castro Alves. No monumento, a força da natureza é representada pela Sucuri e o esforço do homem representado pelo Touro, que através da técnica tenta dominá-la.

Ponte Dom Pedro II

Com cerca de 84 metros de altura, a Ponte Dom Pedro II, também conhecida como Ponte Metálica, é uma das principais atrações urbanas de Paulo Afonso. Construída na década de 1950 sobre o Rio São Francisco, fica na rodovia BR 423 , na divisa entre os estados de Alagoas e Bahia; Municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso; A  ponte é uma expressão máxima da engenharia da época. Utilizada com frequência para a prática de esportes radicais como; rapel (descida em corda), bungee jump (salto com corda amarrada) e até base jump (voo livre sem amarrações). 

Ponte Pedro II por Jackson Lima

Quem chega a Paulo Afonso pela divisa da BR 423, vindo de Delmiro Gouveia nas Alagoas, chegara à capital da energia logo após passar pela ponte Dom Pedro II, entretanto, ainda em território alagoano, bem ali às margens da rodovia e colada na ponte ao nosso lado direito, temos uma parada obrigatória: A vendinha da Maria da Ponte ! Maria ao lado de seu marido, Raimundo e dos dois filhos, Mateus e Enoque; tocam o pequeno comercio há 5 anos, funcionando como os primeiros anfitriões da encantadora Paulo Afonso, terra de Maria Bonita, a Maria do Capitão.

Maria da Ponte e Manoel Severo

"Nosso intuito é mostrar a todos os convidados e visitantes a força da historia que Paulo Afonso possui, principalmente ligada ao Cangaço. Aqui temos a Serra do Umbuzeiro, a fazenda de dona Generosa; a maior coiteira de Lampião na Bahia; os povoados do Riacho, Arrasta Pé, Salgadinho, com as historias das cangaceiras, Durvinha e Lídia; além do sensacional Raso da Catarina e a Lagoa do Mel; onde foi morto Ezequiel, irmão de Lampião; e o mais importante: A Malhada da Caiçara, onde nasceu Maria Bonita. Sem falar que Paulo Afonso foi o local que mais emprestou filhos e filhas às hostes cangaceiras, mas tudo isso vamos conhecer mais a fundo no sensacional Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 em março, ninguém pode perder" ressalta o Conselheiro João de Sousa Lima, Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022.

João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço

Paulo Afonso localiza-se no sertão baiano, a 460 km da capital Salvador. Situada às margem do São Francisco, tem localização estrategicamente privilegiada; sendo divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de toda sua história e tradição, notadamente ligadas ao Cangaço; possui uma beleza natural extraordinária, com a força do Velho Chico, seus Cânions e o Raso da Catarina. Configura-se também como um dos mais prósperos municípios baianos.

"O município de Paulo Afonso nos meados do século XVIII era habitado por portugueses que chefiados por Garcia d’Ávila, subiram o rio São Francisco chegando onde hoje está localizada a cidade. Isso os levou devido à fartura de água. Encontraram pacíficos índios mariquitas e pancarus, junto a eles cultivaram a lavoura e a criação de gado, em meados de 1705, padres católicos iniciaram a catequese dos silvícolas, com a intenção de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.

Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimentos por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da cachoeira, conhecida, então como “Sumidouro”. Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade." FONTE WIKIPEDIA




As quedas d’água do Rio São Francisco são características mais marcantes de Paulo Afonso. A Chesf investiu na oferta de condições para atender aos turistas, melhorou os acessos, criou mirantes, montou aquários na Ilha do Urubu, substituiu o antigo bondinho de madeira que ia do Morro do Teleférico para a Ilha do Urubu por outro, austríaco que fica sobre a parte inicial do cânion do rio São Francisco, a 100 metros de altura numa distância de 300 metros entre os Estados da Bahia e Alagoas. A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d’água, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus.

 


"Temos o compromisso de mostrar aos nosso convidados o que Paulo Afonso tem de melhor , o Museu Casa de Maria Bonita, O Raso da Catarina, os locais históricos do cangaço, e ainda temos as belezas  naturais da região, simplesmente sensacionais. Teremos sem dúvidas um grande Cariri Cangaço. " Revela Manoel Severo.


CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022
24 a 27 de Março de 2022
Paulo Afonso
BAHIA-BRASIL

Redação Cariri Cangaço

Paulo Afonso; 16 de Dezembro de 2021

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho orgulho da minha cidade.

Aderaldo Levartoski disse...

Formidável trabalho.
Parabéns a todos os envolvidos!

Jofarias disse...

Além da história do cangaço, Paulo Afonso se mostra uma cidade aprazível. A região também deve ser muito bonita. Tenho um compromisso de conhecer o lugar. Quem sabe nesse event, que deverá ser marcante. Abcs João de Souza lima