Feliz Aniversário de 100 anos.....

.

Feliz Aniversário
100 anos!
Maria do Capitão...
.

5 comentários:

João de Sousa Lima disse...

Dia 08 de março de 2011, Maria Gomes de Oliveira,a famosa Maria Bonita, estaria completando 100 anos de vida.
Houve uma grande comemoração ao dia internacional da mulher e aos 100 anos de Maria Bonita, na cidade baiana de Inhambupe, com a presença e organização do MMTR- Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais. No momento realizei uma palestra falando dessa pauloafonsina que ficou conhecida como a Rainha do Cangaço.
Para todas as mulheres meus parabéns.

José Mendes Pereira disse...

Nos anos vinte, do século XX, viveu sobre o olhar dos seus pais. Mas posteriormente passou a desejar um homem que jamais poderia lhe dar um teto seguro para viver.

Apaixonada, já no final do século XX, se decidiu acompanhar o desordeiro Lampião, que para ela, seria a sua cara metade.

Feliz ou infeliz, viveu oito anos nas caatingas dos Estados do Nordeste brasileiro, acompanhando e vivendo as maldades de Lampião.
Amou, foi amada, amiga dos seus comparsas. Inimiga dos inimigos do seu companheiro.

Não formou uma família, não presenciou a velhice dos seus sofridos pais, e nem tão pouco a morte do casal que a colocou no mundo.

Valente em alguns momentos, mas em outros, uma mulher generosa, quando muitas vezes evitou que o seu amado fizesse tantas maldades contra alguns seres humanos.

Viveu sobre os mais perigosos combates, sobre os estilhaços de balas por armas potentes e modernas para o tempo, todos feitos pelas volantes, que de uma forma ou de outra, procuravam as suas cabeças.

Se não tivesse entrado no mundo do crime, hoje, 08 de março, dia do seu aniversario, talvez ainda estivesse viva, como Moreno, que viveu 100 anos; Antonia de Gato, um pouco mais de 100 anos; Durvalina, que chegou aos 93 anos, Candeeiro, que já se aproxima de um século, o cangaceiro Vinte e Cinco, que também, talvez, já caminha para 100 janeiros.

Se Maria Bonita não tivesse dado a mínima atenção ao cupido, não teria morrido aos 27 anos.

Parabéns Maria Bonita! Foi amada e odiada, mas fez a sua história com o seu companheiro.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Dalinha Catunda disse...

Olá Manoel Severo,
Segue um pequeno canto para esta impetuosa Maria.

MARIA DO CAPITÃO
*
Salve Maria Bonita
Maria do capitão.
Mulher forte destemida
Que viveu sua paixão
Nos braços de um cangaceiro
Que não tinha paradeiro
Mas roubou seu coração
*
Dalinha Catunda

Narciso disse...

"Nesse 08 de março parabéns a todas as mulheres que fazem parte desse universo masculino,na qual sem elas nós não respiramos. Parabéns a você mulher
dona de casa,profissional liberal,cangaceira,militar,advogada,historiadora,professora,médica...
a todas sem exceção,obrigado Deus
por ter criado a MULHER."


Narciso Dias

CARIRI CANGAÇO disse...

Primeiro ao amigo João de Sousa Lima, esse grande desbravador dos segredos de nosso sertão e em especial das últimas revelações da terra de Maria Bonita; amigo João, lhes devemos muito. Parabens por ser quem vc é. Obrigado meu amigo.

Grandes Narciso e Zé Mendes, Maria dentre todas as Marias de nosso sertão, marcou época e nos mostrou como os desafios de ser mulher, numa sociedade machista ao extremo,com valor, determinação e muita personalidade.

Querida Dalinha, mais uma vez vc nos presenteia com seu talento, e de forma ímpar, homenageando não só a Maria do Capitão, mas com certezas todas as sertanejas fortes desta maravilhosa caatinga.

Manoel Severo