Crato Marca a Abertura do Cariri Cangaço 2009



O Teatro Municipal Salviano Arraes em Crato tornou-se pequeno para acolher a primeira noite do Cariri Cangaço 2009. Eram exatamente 20 horas quando Sawanna e Gabriel; mestres de cerimônia; anunciaram a abertura oficial do Cariri Cangaço com a apresentação do Grupo Raízes do Cariri e os hinos do Brasil, do Ceará e do município do Crato com a Banda Municipal e a Banda Mirim Maestro Azul, a solenidade contou ainda com a apresentação de estréia do Bailado Popular do Crato. A mesa representada pelo prefeito municipal Samuel Araripe, o presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, o Curador do evento Manoel Severo, o Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Plácido Cidade Nuvens, dentre outros marcava a presença das autoridades na abertura do Seminário. Em suas palavras o prefeito municipal Samuel Araripe ressaltou a importância do evento, acentuando “que este seria o primeiro de muitos”; já o presidente da SBEC lembrou que o Cariri Cangaço “sem dúvidas já podia ser considerado o maior evento do gênero já realizado no país”; já o Curador e Coordenador Geral, Manoel Severo resumiu sua fala nos agradecimentos aos “muitos atores que com seu trabalho dedicado e responsável, tornaram possível o Cariri Cangaço”. A noite foi encerrada com a palestra proferida pelo professor Lemuel Rodrigues Silva, com o tema: Cangaço e Religiosidade. Esteve presente à solenidade, o vice-prefeito de Crato, Dr. Raimundo Filho, os secretários municipais de cultura de Crato; Danielle Esmeraldo, de Juazeiro, Glória Tavares e de Barbalha, Dorivan dos Santos; além do Presidente do ICC, Manoel Patrício, representantes, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do SEBRAE e do SESC, parceiros vitais do projeto, dentre outras autoridades.





Prefeito Samuel Araripe e Manoel Severo


João do Crato - Bailado Popular do Crato


Cangaseixas - Bailado Popular do Crato


Prof. Lemuel Rodrigues - Mesa de Debates

Fotos: Wilson Bernardo e Benner Brito

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvidas o I Seminário Cariri Cangaço já configura-se como um dos maiores eventos realizados a nível nacional referenciando a temática, restando-nos apenas parabenizar a brilhante organização do evento pelo esforço, ousadia em encabeçar tal projeto e disponibilidade em atenciosamente atender a todos os interessados.
Brilhante também a conferência do Prof. Lemuel que com toda a sua bagagem acadêmica brindou-nos com uma problematização do cangaço naquilo que hoje a sociedade espera dos pesquisadores, não mais cabendo um simples narrar feitos e fatos, mas sim ver o cangaço na sua conjuntura histórica, questioná-lo aos olhos da historiografia, é o momento de pularmos etapas, de ousarmos e questionarmos os fatos.
Resta-nos somente aguardar o II Cariri Cangaço.
Prof. Wescley Rodrigues

Anônimo disse...

Com certeza o I Seminário Cariri Cangaço já entrou para o calendário de eventos nacionais mostrando que o tema do cangaço é muito rico e que há muito o que ser estudado,pesquisado.Na realidade,foi um dos maiores eventos que já participei e também gostaria de parabenizar a toda equipe organizadora por este feito tão grandioso onde todos os pesquisadores foram reunidos discutindo o tema como também parabenizar as visitas técnicas aos locais dos fatos ocorridos na região do Cariri restando agora a saudade de ter participado e esperando no próximo ano mais novidades sobre este fato histórico ocorrido na nossa sociedade.Prof.Ana

Anônimo disse...

Participar do Cariri Cangaço foi para mim uma emoção muito forte. Forte no sentido de emocionante. Desde o início dos preparativos do evento que faço a minha parte em divulgar e colocar o Cariri Cangaço na maior importância que ele merece: o de destaque no cenário histórico e cultural da região do Cariri e, claro, do Brasil. Fiz e faço isso porque vejo esse evento como a mais importante ferramenta para se conhecer esse cenário da nossa história, tão discutida, criticada, aplaudida e respeitada, mas que o seu conhecimento ainda é pouco, em relação ao seu valor histórico e de vivência em um sertão castigado pela seca e na luta pela sobrevivência, encarada pelos atores do cangaço. O Brasil viu no Cariri Cangaço 2009, os maiores estudiosos e pesquisadores sobre o assunto. Viu o Azul e o Encarnado do cenário do cangaço discutirem, debaterem e se aplaudirem, formando um elo de ligação entre os prós e os contras, num evento que só veio nos encher de orgulho e de conhecimentos. As visitas "in loco", segundo me contaram, foi de uma emoção ímpar. Infelizmente, por questões de trabalho não pude comparecer a nenhuma delas, mas o relato de quem as fez é de arrepiar. Mas foi para isso mesmo que foi criado o Cariri Cangaço, para arrepiar, para mostrar o quanto essa gente lutou e o que passaram para sobreviver, mesmo que, para isso, fossem de encontro ao que ditava as regras da sociedade de então. E vem mais por aí, pois certamente os próximos "Cariris Cangaço" serão tão ou mais emocionantes do que este de 2009. Para isso, desde já ponho-me à disposição de todos que fazem o evento, principalmente ao querido Severo, pois quero ver esse Congresso como a maior referência de educação, cultura e história do nosso Brasil. Isso não é tão difícil, pois sabemos que esse movimento é parte da nossa história, mas que continua se perpetuando em muitas ações que acontecem ainda hoje. São as heranças de uma forma de resolver algumas questões, cultivadas por boa parte da nossa sociedade, ainda. Aí, são outras histórias...
Abraço forte para todos. Sucesso sempre.

Kaika Luiz