Falta Pouco! Por: Ana Paula

.
Paulinha sendo entrevistada por Reginaldo, no Cariri Cangaço2009
.
Falta pouco mais de um mês para a realização do II Cariri Cangaço. Estou na torcida para que este encontro seja tão proveitoso quanto o anterior. Que a cada ano aumente o número de participantes e, com isto cresça a quantidade de pesquisas sobre tão relevante temática. Que inclusive ainda tem muito que se garimpar. São fatos, episódios, casos que ficaram perdidos ou esquecidos pelo tempo, mas que dada a sua importância necessitam serem debatidos e divulgados para que nossas crianças e jovens saibam o que acontecia em um passado remoto nas terras caririenses e, que tiveram conotação nacional.



Por isso exalto o seu nome caro Severo pela sua audácia, perseverança e determinação em ir a frente, superar e suportar os problemas de fazer valer um seminário de suma relevância como é o Cariri Cangaço. Faço votos de que este encontro seja melhor do que o anterior.



Almejo ainda uma maior participação dos acadêmicos, principalmente da URCA, haja vista, lá temos o curso de história e de ciências sociais que devem imbutir nos alunos a sede do saber sobre os nossos cangaceiros, coronéis e beatos que fizeram parte da nossa história e, de uma maneira ou de outra estão perpetuados nos anais da história não só regional, mas sobretudo nacional. Homens como Cícero Romão Batista, Delmiro Gouveia, Beato José Lourenço, Lampião, Floro Bartolomeu são conhecidos e pesquisados em todo o território e, saber a sua participação na dinâmica histórica é crucial para entedermos a chamada República Velha (1889 - 1930).



Muito debate, discussão nos esperam no II Cariri Cangaço 2010.



Um forte abraço,



Ana Paula Monteiro Martins - acadêmica do VIII semestre do curso de História da URCA e pesquisadora dos coronéis
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulinha, meus parabéns pela sua atuação, quando da realização do nosso I Cariri Cangaço, esperamos você novamente na edição 2010, especialmente aqui na nossa terrinha. Abraços: Bosco André