Um Bacamarte chamado Canário Por:Affonso Taboza

.
Affonso Taboza
.
“Um bacamarte chamado canário"; esse é o título do segundo livro do empresário e escritor, Affonso Taboza, lançado no último mês de junho, no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, com a presença de mais de 200 convidados. Ao apresentar o livro, o empresário e educador Ednilo Soarez, do Colégio e Faculdade 7 de Setembro, comparou o estilo literário do autor com a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.

Baseado na vida de Vicente Lopes Vidal de Negreiros, a publicação, segundo Ednilo Soarez, enquadra o estilo neorrealista, trazendo surpresas e cenas de ação em sua narrativa no inóspito cenário do sertão cearense. A vida social de Tamboril, no século 19, é pano de fundo para uma trama envolvente que retrata a luta entre o bem e o mal, protagonizada por Vidal de Negreiros e seu espírito de justiça e a família dos Mourões, temida em toda zona oeste do estado, numa época em que imperava o coronelismo.



Para Affonso Tabuza "o mais difícil foi contextualizar o vocabulário do sertão cearense no século 19. "Ao escrever o livro, além de resgatar a história de vida de Vicente Lopes, teve que estudar os costumes daquela época. Os personagens secundários e as tramas que os envolvem são frutos da imaginação do autor, destacou Affonso Taboza.

Imaginação é o que não falta na obra literária do escritor. Também sobram talento e motivação, que são visíveis nos comentários que faz do novo livro. "Naquela época, imperavam o bacamarte e o poder de fogo. E o protagonista, Vicente Lopes, é fruto dessa cultura", sublinhou Taboza. Para a realização do romance, Affonso Taboza diz ter levado seis anos, que envolveram desde pesquisa de livros sobre o personagem principal, Vicente Lopes Vital Negreiros (fazendeiro que viveu no município de Tamboril), a leitura de obras do século 19, como O Sertanejo, de José de Alencar, Dona Guidinha do Poço, de Oliveira Paiva, Luzia Homem, de Domingos Olímpio, e o Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz.

Maiores Informações sobre a obra: Telefone (85) 3246-0929 e solicitar o exemplar à secretária Irisvanda, que também se encontra na Livraria OBOÉ no Center UM - Fortaleza.  O preço é R$ 35,00.

Fonte: FIEC on line
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou interessado em comprar o livro.

Anônimo disse...

olá sou da antiga cana brava dos mourões (hoje Ararendá)quero adquirir um exemplar.já li Memórias de Alexandre Mourão e A Vida de Vicente Lopes Vidal de Negreiros e fiz um resumo de ambos.

Unknown disse...

olá,eu gostaria de saber como posso solicitar este livro meu amigo

Anônimo disse...

Pedi emprestado, ao meu primo joviniano lopes, nas folgas estou lendo!
Estou gostando de saber,a procedência da familia lopes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.