Grande Festa na abertura do III Congresso Nacional do Cangaço Por:Rubinho Lima

Lemuel Rodrigues na abertura do III Congresso 

No dia 22 de outubro aconteceu, no Teatro Glauber Rocha, na UESB em Vitória da Conquista a abertura oficial do III Congresso Nacional do Cangaço, evento que a cada dois anos, tem mobilizado cada vez mais, estudante universitários interessados pela temática dos estudos do Cangaço, religiosidade, messianismo, banditismo social, dentre outros temas, trazendo essas discussões para dentro dos muros acadêmicos. Esse evento, que tem a coordenação da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, acontece entre os dias 22 e 25 de outubro e traz, em sua programação uma série de atividades, tais como conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, lançamentos de livros, mostras de filmes e documentários, exposições e shows musicais, onde estão participando muitos universitários e pesquisadores vindos de vários estados do Brasil, como Bahia, Rio grande do Norte, Tocantins, Maranhão, entre outros.

Em sua terceira edição, o Congresso Nacional do Cangaço, em sua abertura, contou com a palestra do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr., doutor em história pela Unicamp e professor do Departamento de História da UFRN, cujo título foi "Se vier, que venha armado: cangaceirismo e masculinidade como definidoras das identidades sertaneja e nordestina". O evento, na noite de abertura, contou com mais de 400 pessoas, que foram prestigiar a fala do escritor Durval Muniz e apreciar a sua intervenção sobre discussões importantes relacionadas à identidade dos sertanejos.

O professor Durval Muniz é autor do livro "A invenção do Nordeste e outras artes", aporte teórico muito difundido no campo acadêmico, por trazer questionamentos sobre aspectos como industria da seca, identidade sertaneja, entre outros assuntos, referência para alunos e escritores interessados nessas temáticas.

Por: Rubinho Lima
Paulo Afonso, Bahia

Nenhum comentário: