Todas as cores do Cariri Cangaço 2013 Por:Manoel Severo


É com grande alegria que divulgamos o Balanço de Atividades do Cariri Cangaço neste ano de 2013. Iniciamos o ano, depois de pausa forçada em função do ano eleitoral de 2012, com o pé direito: A iniciativa de realizarmos as "Avante-Première" como prévias de nosso encontro anual foi um absoluto sucesso; não só pela escolha das cidades sedes (Lavras da Mangabeira, Sousa, Nazarezinho e Piranhas), nem tampouco em função da programação extremamente rica e plural; mas e principalmente, pela consolidação de um sentimento de "nordestinidade" que toma conta de nosso Cariri Cangaço, um sentimento de pertencimento e de valorização sincera do que nos é mais caro: Nossas raízes.


Lavras da Mangabeira, Sousa, Nazarezinho e Piranhas se inserem no contexto das mais novas "Cidades Sedes" de nosso Cariri Cangaço, a se unirem a Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Porteiras e Barro, perfazendo um total de 11 cidades já irmanadas em torno de um único sentimento.

O evento em 2013 reuniu mais uma vez um núemro recorde de personalidades deste universo da pesquisa e estudo das coisas do sertão; logo depois do evento fizemos um balanço de todas as participações e chegamos ao impressionante número de 163 personalidades, desde aquela que só conseguiu ir em um único momento até aquelas que nos deram a satisfação de compartilhar conosco cada segundo do Cariri Cangaço 2013. Em 2012 foram pouco mais de 140 personalidades. Vale ressaltar que desses convidados; 43 estavam ali pela primeira vez, o que nos enche de alegria e honra.

Duas da muitas visitas técnicas do Cariri Cangaço 2013: Coité e Fazenda Nazaré

Vamos aos números do Cariri Cangaço 2013:

09 Conferências 
06 Rodas de Conversa 
15 Visitas Técnicas
2.115 km Percorridos
56 horas de Atividades
163 Personalidades do Universo da Pesquisa e Estudo
3.120 Pessoas - Público Total do evento

Na verdade, os números refletem o zelo e a responsabilidade com a qual uma enorme e valorosa equipe de todos os municípios anfitriões, dedicaram ao evento, consolidando assim mais um marco na história de nosso Cariri Cangaço. Méritos esses que precisam ser compartilhados por todos nós, e principalmente com os senhores que fazem parte desta sensacional família Cariri Cangaço de todo o Brasil. 

Em nosso evento de 2013, tivemos 17 estados representados, senão permitam: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e Paraná.É verdade, a família está aumentando e as responsabilidades também. Esse é o nosso verdadeiro combustível.


Nessa Edição tivemos a honra de eleger como Patrono de nosso Conselho Consultivo, o inesquecível ALCINO ALVES COSTA, o Caipira de Poço Redondo. Dessa forma eternizando sua presença entre todos nós, a partir de agora fazemos parte do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa. 

Nova Composição do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa:

Aderbal Nogueira - Fortaleza
Ângelo Osmiro - Fortaleza
Bosco André - Missão Velha
Cristina Couto - Lavras da Mangabeira
Pedro Luiz Camelo - Crato
Sousa Neto - Barro
José Cícero Silva - Aurora
Napoleão Tavares Neves - Barbalha
Juliana Ischiara - Quixadá
Leandro Cardoso - Teresina
Paulo Gastão - Mossoró
Kydelmir Dantas - Mossoró
Ivanildo Silveira - Natal
Honório de Medeiros - Natal
Múcio Procópio - Natal
Narciso Dias - João Pessoa
Professor Pereira - Cajazeiras
Wescley Rodrigues - Sousa
Geraldo Ferraz - Recife
Ana Lúcia - Petrolina
Antônio Vilela - Garanhuns
Jairo Luiz - Piranhas
Archimedes Marques - Aracaju
Kiko Monteiro - Lagarto
João de Sousa Lima - Paulo Afonso

Não poderíamos deixar de frisar o apoio de nossa SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço. Os anos de 2014 e 2015 guardam muitas realizações e sem dúvidas estaremos juntos. Grande abraço.

Manoel Severo
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: