Narciso Dias e Hagahus Araujo, em dia de Cariri Cangaço
O que dizer de um evento tão grandioso, está no Cariri Cangaço é motivo de orgulho, pois, compartilhar com essa família todo conhecimento da história do Nordeste, com um carinho todo especial ao estudo do cangaço é indescritível. Poder discutir situações que deram outro rumo ao destino de pessoas que propositalmente, direta ou indiretamente contribuíram para que o cangaço existisse, e transformasse suas vidas, e hoje décadas depois descendentes ou não, se esforçam para que a história não fique pelo caminho, embora o resultado desse fenômeno tenha causado grande sofrimento aos habitantes dessa região tão especial.
Famílias foram dizimadas, muitas vezes por vingança, cobiça ou simplesmente por vislumbrar a ilusão de se tornar independente das garras dos grandes latifundiários. A paixão contagiante de estudar o fenômeno do cangaço vem aumentando a cada dia, pois os incansáveis rastejadores não esmorecem, pois, o que dizer de um Antônio Amaury, Paulo Gastão, Alcino Costa, Ângelo Osmiro e tantos outros que dedicaram e dedicam parte de sua vida para o estudo e pesquisa.
Luiz Ruben, Narciso Dias, Antônio Amaury, Jairo Luiz e Jorge Remígio no Cariri Cangaço 2013
Eis que aparece um jovem inovador com uma ideia brilhante de dar continuidade ao resgate da história desses personagens que marcaram uma época, e Manoel Severo Barbosa criava a partir de 2009 o "Seminário Cariri Cangaço" o maior evento sobre a temática no Brasil, que hoje alcança sua 4ª edição, reunindo escritores, pesquisadores e admiradores de vários estados da federação.
Para um calouro igual a mim fazer parte desse contingente é envolver-me de um orgulho sem dimensão, e ser membro do Conselho Consultivo me inspira a cada dia a continuar contribuindo de maneira singela juntamente com meus amigos do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, em dar continuidade aos estudos. Só tenho a agradecer em poder compartilhar com vocês parte da nossa história.
Grande abraço à todos!!!
Narciso Dias - presidente do GPEC
Membro da SBEC
Conselheiro do Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário