Debates, Confrades e Paparazzis... Fotos por: José Cícero

.


Cada momento do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita era um aprendizado. O conjunto de confrades pesquisadores e escritores era a certeza de uma Mesa de Debates a cada instante. No flagrante do fotografo José Cícero, de Aurora, um momento de pleno debate; Antônio Vilela, de Garanhuns, Manoel Severo, do Crato; Sabino Basseti de Salto, e ainda como espectadores, os amigos Romário e Pawlo Cidade de Ilhéus. Certamente o apreço e cuidado dos "paparazzi" foi, é e sempre será muito bem vindo, aliás, nem sempre...


Caro José Cícero, isso não se faz... invadir o digno e sagrado direito ao repouso...
justo e merecido, rsrsrs.

A todos os esforçados e talentosos "paparazzis" cangaceiros e volantes, estacionados em Paulo Afonso, Piranhas e Canindé do São Francisco, o nosso abraço de gratidão, a partir de suas imagens a história se constroe e se perpetua.
.

Sedição de Juazeiro, do Ceará para o mundo...

.
Foi liberado o 1º Teaser-Trailer da Minissérie Cearense Sedição de Juazeiro, que serve para dar ao público uma prévia do que estar sendo preparado.


Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados. Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque.

As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.


NOTA CARIRI CANGAÇO: O nosso abraço aos amigos Jonasluis de Icapuí, Daniel Abreu, Renato Cassimiro, Aderbal Nogueira e todos os talentosos amigos que irão nos presentear com a espetacular Sedição de Juazeiro.
.

A Mensagem de João de Sousa LIma

.

Cumpri mais uma missão na vida. O Centenário de Maria Bonita foi um projeto há muito sonhado e planejado, foi uma idéia que alguns não acreditaram, porém foi colocado como meta e fui a luta, arregacei as mangas, encontrei obstáculos e venci barreiras, foi um árduo e longo caminho trilhado, uma batalha vencida e é preciso dizer que hoje, diante da felicidade da conquista, a luta não foi solitária, arregimentei guerreiros e tenho que pessoas que me foram importantes e essenciais, verdadeiros suportes para a construção e a realização dessa grande empreitada:

Jânio Soares: Sensibilidade.

Antonio Galdino: Parceiro.

Edson Barreto: Anjo-irmão.

Juracy Marques: Essência de tudo.

Cristiane Guimarães: A lacuna.

Gilmar Teixeira: O sorriso eterno.

Eduardo Cruz: o Guiador.

Glória Lira: Braço Forte.

Francisco Júnior: Lutador.

Nadja Monteiro: Parceira Forte.

Padre Celso: Imagem e Forma.

Juliana Ischiara: A Mulher.

Júlio César: Boa Companhia.

Kiko Monteiro: Mensagem Acesa.

Ana Lúcia: Presença.

Nely Conceição: Contagiante.

Aderbal Nogueira: A Arte da Imagem.

Paulo Gastão: A voz que Ecoa.

Jack De Witte: A distância Vencida.

Sabino Basseti: Cabra Bom.

Carlos Megalle: Novo autor.

Ângelo Osmiro: Um grande amigo.

Alcino Alves Costa: o Decano de Poço Redondo.

Dr. Leandro Cardoso: A inteligência Cultivada.

Manoel Severo: Difícil não Amá-lo.

Bosco André: A simplicidade.

Sousa Neto: Moldando o Barro.

Luiz Alberto: A Cultura na Vida.

Pedro Luiz: Promovendo a Educação.

Professor Pereira: Divulgador de Nossas Artes.

José Cícero: Deixou o recado.

Dackson de Souza: Guerreiro.

Thomaz Cisne: Moldando o Sono.

Afrânio Cisne: o Garfo.

Wilson Seraine: Coração Musical.

Antônio Vilela: O Agrestino.

Drª Francisquinha: A Felicidade.

Jairo Luiz: alicerce.

Silvinha Canindé: Luta.

Cacau: Trabalho.

A TODAS E TODOS MEUS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS E MINHAS ETERNAS CONSIDERAÇÕES.

João de Sousa Lima
.


Memorial da CHESF recebe Conferências na noite de sexta...

.
Mesa de Abertura da terceira noite do Seminário de Maria Bonita

O Memorial da CHESF na cidade de Paulo Afonso acolheu a terceira noite do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. Para um auditório totalmente tomado, principalmente por alunos e professores, além de pesquisadores de todo o país, tivemos as Conferências do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e do pesquisador Leandro Cardoso.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Leandro Cardoso, pesquisador e escritor

Manoel Severo, trouxe um paralelo entre as várias facetas da presença da mulher no cangaço, traçando reflexos entre as meninas do sertão do inicio do século XX e as meninas de hoje, aquelas e essas nos ajudando a descobrir o encantamento que o Cangaço exercia e exerce sobre a alma feminina. Severo também em um segundo momento apresentou a experiência exitosa do evento Cariri Cangaço em sua duas edições e com a edição 2011 já sendo formatada. O pesquisador e escritor Leandro Cardoso apresentou uma viagem sobre o universo do cangaço; as origens, as nuances, as mulheres e por fim a medicina na época do cangaço.

 Manoel Nascimento, de Mossoró
José Cícero, de Aurora
Wilson Seraine, de Teresina

A Mesa das Conferências da sexta-feira ainda tinham, Manoel Nascimento, pesquisador da cidade de Mossoró, representando a SBEC; José Cícero, Secretário de Cultura de Aurora e representante do Cariri Cangaço e Wilson Seraine, pesquisador de Teresina. 

 Manoel Severo ao lado do clã Nascimento, da cidade de Mossoró: Dra. Leila, Assis, Manuelzinho e Chagas Nascimento

João de Sousa Lima ao lado de Luiza e Ariane

Bosco André, Netinho do Clã dos "Flor" de  Nazaré e Jack de Witte

Professor Pereira, Dona Fátima e Dra. Francisquinha
,

Só apelando para pequena Maria de Pano...

.

Angico é o calcanhar de Aquiles do Cangaço, já dizia o amigo Paulo Britto, filho do principal protagonista da saga da famosa grota, João Bezerra... No Seminário de Paulo Afonso, Piranhas e Canindé tivemos "novamente e mais uma vez" a oportunidade de fazer a trilha do fatídico 28 de julho de 1938...


Alcino Costa olha em uma direção com seu "Mentiras e Mistérios", já Cesar Megale e Sabino Basseti nos trazem seu "Sua Morte Passa a Limpo"; e olham em outra direção. Ambos apesar de estarem olhando em duas direções, têm o mesmo objetivo: A construção e a perpetuação da verdade histórica.



Com certeza Sabino Bassetti e todos nós já aguardamos mais um capítulo dessa "sinfonia que o tempo teima em querer harmonizar". Logo após a Trilha ao Angico, Alcino Costa, Juliana Ischiara e Paulo Gastão assumiram o compromisso de seguirem com mais um desafio de Mentiras e Mistérios, tentando tirar a todos do fabuloso labirinto que o rei do Cangaço acabou por nos colocar a todos...
.

Continua o Mistério da Lagoa do Mel...

.

Parece que este enigma não será ainda desvendado neste Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita, explico: Desde o primeiro seminário da trilogia mariana de Paulo Afonso que temos feito um grande esforço para conhecer a famosa Lagoa do Mel, local onde tombou morto o penúltimo dos irmãos Ferreira; Ezequiel.

Na última oportunidade, em 2010, formamos uma caravana respeitável e seguimos para o referido cenário sob a guia de Rubinho Lima, portando um enigmático Mapa confeccionado por João de Sousa Lima, essa história já contamos neste mesmo blog... Pois bem, depois de quase cinco horas "rodando" num raio de 100 metros não conseguimos romper a barreira do mistério e não achamos  a famosa Lagoa do Mel. Rubinho confessou, sob tortura, que estava perdido, mas que seguiu ordens superiores...


Neste 2011, era chegado o momento de desvendar o enigma. Novamente formamos o grupo responsável pela façanha, mas algo havia mudado: Estávamos sendo conduzidos por Gilmar Teixeira, que inclusive nos enviou anteriormente uma foto da própria Lagoa do Mel. Sem dúvidas tudo iria se esclarecer. Mas... coisas misteriosas começaram a acontecer novamente; primeiro foi determinado que "antes" iríamos primeiro na Malhada da Caiçara, depois Dona Generosa, Serra do Umbuzeiro, depois Cruz do Zé Pretinho, Casa do Seu Ozéias, enfim, enfim, o tempo passou e Gilmar recebeu o ultimato: "Agora Lagoa do Mel".

Quando pensávamos que chegaríamos a nosso intuito, Gilmar Teixeira recebe um misterioso telefonema e parte rumo a Paulo Afonso, mais uma vez frustrando a todos...A Lagoa do Mel ficou apenas no Mapa; sim um novo Mapa, novamente confeccionado pelo mentor do plano, João de Sousa Lima, já devíamos ter desconfiado...


Moral da história:  Alcino Alves Costa o Decano de Poço Redondo será obrigado a escrever mais uma obra; Mentiras e Mistérios da Lagoa do Mel ! A caravana empenhada agradece!
.

Mais imagens e momentos do Seminário de Maria Bonita...

.
Em Canindé do São Francisco, Sergipe, tivemos uma das noites do Seminário Internacional, antes do inicio das Conferências de Alcino Costa e Inacio de Loiola, a arte a beleza das Marias de Canindé...


O Afrânio de Minas liga para a noiva, já o Afrânio de Fortaleza, fotografa para a noiva...

 Afinidades que ligam Cajazeiras da Paraíba e a Aurora do Cariri do Brasil

As Meninas de Inhambu na Bahia ganharam uma valorosa solista paulafonsina, mas... nada de cangaço, xaxado, forró... só Caubi, Elizete Cardoso, Emilinha, etc, etc



Jack de Witte, perseguido por todos, aliás por todos os Paulos e Kikos...

Aderbal Nogueira e Alcino Costa, almoço, jantar e descontração sempre e para sempre!

Sem dúvidas esse fotografo gosta da discrição...em excesso...

O "troler" já fez vários caminhos; de lá pra cá, daqui prá lá; mas parece que Jack, mesmo com a ajuda de Zé Cícero e Bosco André, não entendeu que Delmiro Gouveia não permite que o simpático meio de transporte saia mais do Museu em Angiquinho...
.

Na terra de Maria Bonita..a Malhada da Caiçara

.
Caravana na casa de Maria Bonita

Está em Paulo Afonso, terra berço da rainha do cangaço é viver uma aventura iniqualável, viajando no tempo  e na história. Estamos na fazenda Malhada da Caiçara; aqui nasceu, brincou, sonhou, casou e fugiu, a pequena e doce Maria para perpetuar uma das mais cantadas e contadas histórias de amor do sertão nordestino... a história de Maria Bonita e Lampião.





A restauração perpetrada pela Prefeitura de Paulo Afonso, transformando a casa onde nasceu Maria Déa em Museu Casa de Maria Bonita, além de resgatar um dos mais importantes cenários da história do cangaço, possibilitando a todos conhecer as raízes da "morena da terra do condor", pode criar condições para o pleno desenvolvimento do turismo cultural sustentável.



O "banco de pau" é a única peça original da Casa Museu Maria Bonita, o restante são replicas perfeitas da época da fazenda onde nasceu a morena que roubou o coração do Rei Cego.

 Jack de Wiite, de Legrasse para Malhada da Caiçara
 Pedro Luiz, Júlio Cesar, José Cícero, Jack, Manoel Severo e Bosco André
 O Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa
Caravana na Malhada da Caiçara

Na manhã do segundo dia, antes do início das Conferências, que aconteceriam ali mesmo em Paulo Afonso, um grupo de Vaqueiros da História seguiu para as Terras da Malhada da Caiçara, sob o comando do pesquisador Gilmar Teixeira, os amigos, Jack de Witte, Manoel Severo, Bosco André, Alcino Costa, Pedro Luiz e Mariele, Júlio Cesar e Juliana Ischiara, Dra, Francisquinha, Sousa Neto e José Cícero, reviveram a emoção de pisar o solo onde "tudo começou".
.

A beleza de todas as Marias.....da Malhada

.
Quem visita a Malhada da Caiçara, certamente vai encontrar remanescentes familiares de Maria Bonita; ali, no Museu Casa de Maria Bonita, duas outras bonitas nos aguardam, como guardiãs da casa da famosa parenta.

 Raniele...15 anos

Amanda...8 anos

As duas meninas encantam com seu sorriso e gentileza, tão próprios dos rincões do sertão e do coração sertanejo, até nos levam a imaginar a pequena Maria Déa a brincar pelo "terreiro da fazendola"... Raniele Gomes de Sá, 15 anos e Amanda Gomes de Sá, 8 anos; sobrinhas netas de Maria Bonita,  filhas de Adelino Gomes de Oliveira.


A vocês pequenas meninas, que como a flor do mandacaru, surpreendem e encantam , o nosso beijo de gratidão...
.

O presente de encontrar Ozeias...

.
Ozéias Gomes de Oliveira

Não é comum, na verdade encontrá-lo é fato raro, uma vez que a família tem sido zelosa em mantê-lo mais longe de visitas, entrevistas, enfim. Falamos de Ozéias Gomes de Oliveira, 83 anos, irmão de Maria Bonita e que tivemos o privilégio de encontrar e passar divertidos momento a seu lado e de sua família, ali, bem perto da Casa onde nasceu Maria Déa.

Seu Ozéias é casado com com dona Abelizia, na foto com um dos filhos, Josélio e um sobrinho.

No início a família se manteve um pouco cautelosa; o estado de saúde de seu Ozéias, apesar de extremamente bem cuidado pela família, merece todo o zelo. Só conseguimos chegar até sua casa com a ajuda de um sobrinho neto, que nos guiou e nos apresentou a dona Abelizia, esposa, e a Josélio, filho de seu Ozeías, depois foi celebrar o grande encontro com o único irmão de Maria Bonita, vivo.

 Gilmar Teixeira
Juliana Ischiara e José Cícero
Pedro Luiz e Manoel Severo
Com Dra. Francisquinha
;l