Maranduba no Cariri Cangaço Piranhas 2015 !


Eram cerca de 9 da manha quando a Caravana Cariri Cangaço partiu de solo alagoano rumo a outra margem do Velho Chico, destino: Poço Redondo, em Sergipe - para a famosa fazenda Maranduba; palco de um dos mais espetaculares e sangrentos combates do ciclo lampiônico, o conhecido Fogo da Maranduba. A Caravanas partiu do centro histórico e do hotel Xique Xique em Xingó e em horário pré-determinado seguiram juntas rumo a Maranduba.

35 minutos de Piranhas a Poço Redondo, ali, saindo da rodovia entre Canindé e Poço Redondo, se seguiu por uma estrada de terra por cerca de uns 17 km ate chegar a lendária fazenda Maranduba, antigo território pertencente a Porta da Folha, hoje Poço Redondo. No trajeto, vários lugarejos e fazendas, inclusive a casa da ex-cangaceira Adília. Vislumbrando ao longe a famosa Serra Negra, de João Maria e Zé Rufino, depois se chega a incomparável fazenda Maranduba. Na Caravana pouco mais de 150 pessoas...

 Archimedes e Elane Marques, Manoel Severo
 Manoel Severo e o Fogo da Maranduba
Dentro da programação da visita técnica, Manoel Severo Barbosa , curador do Cariri Cangaço foi o responsável pela apresentação do local e o histórico do combate, apresentação essa precedida pelas palavras dos responsáveis pela programação do Cariri Cangaço Piranhas 2015 em Poço Redondo, os pesquisadores Elane e Archimedes Marques; na capela de Santa Luzia no povoado de Maranduba.

Manoel Severo, nos contou assim: “Maranduba sem dúvidas se configura como mais um surpreendente combate onde Virgulino novamente mostra sua vivacidade e o pleno conhecimento do lugar e de táticas de combate na caatinga. O ano era 1932 e os primeiros dias de janeiro, dias antes havia acontecido o terrível episodio das “ferrações” por Zé Baiano na vizinha Canindé.
 Elisangela e Lamartine Lima, Manoel Severo
 Afranio Mesquita, Ana Lúcia, Juliana Pereira e Wescley Rodrigues
 Abreu Mendes, Cristina Couto, Romero Cardoso, Manoel Severo, Jeová, Cecilia Maria, Neli Conceição e Ruy Gabriel
Manoel Severo e Patricia Brasil

Continua Severo: " O fato acirrou a sanha dos soldados sob o comando de Mané Neto e Liberato de Carvalho...” e continua Severo: “O Tenente Manoel Neto, o bravo Nazareno, viu tombarem sem vida muitos de seus valorosos homens nesse fogo da Maranduba e afirmou que nunca tinha visto tanta bala como viu ali, outra coisa que se comentava foi que no local em que aconteceu o fogo de Maranduba, durante vários anos, das árvores e dos matos rasteiros não ficaram folhas. Tudo era preto, como se tivesse passado um grande fogo. As árvores ficaram completamente descascadas de cima abaixo, de balas”.

E ainda Manoel Severo “o combate se deu perto do meio dia e se estendeu até o sol se por, os cangaceiros estavam se preparando para comer e as pias iriam fornecer a água necessária para os próximos caminhos, dispostos sob a sombra dos sete famosos umbuzeiros do lugar. As volantes cansadas da longa jornada se aproximaram pela caatinga da Maranduba tendo Mané Neto no comando de seus homens, para em seguida se aproximarem os baianos de Liberato de Carvalho. 
 Manoel Severo, Cristina Couto e Celsinho Rodrigues
 Caravana Cariri Cangaço rumo a Maranduba...
Bela Maranduba, cenário de fogo e morte...


Concluindo: "Ali cometeram os mesmos erros de combates anteriores e acabaram envolvidos por várias linhas de tiros, engenhosamente armada por Lampião e seus cangaceiros. Ao final, dentre os muitos que tombaram sem vida, constavam 4 homens de Nazaré: Hercílio de Souza Nogueira e seu irmão Adalgiso de Souza Nogueira (primos dos irmãos Flor), João Cavalcanti de Albuquerque (tio de Neco Gregório) e Antônio Benedito da Silva (irmão por parte de mãe de Lulu Nogueira, filho de Odilon Flor).”

Logo em seguida sob a orientação do pesquisador Ivanildo Silveira a Caravana de visitantes adentraram o local palco do combate. Por mais de 1 hora os confrades puderam conhecer de perto aquele que seria um dos cenários inesquecíveis do cangaço. Um momento marcante da visita em Maranduba foi encontrar a Cruz que marca o local onde foram sepultados os Nazarenos e seus companheiros de farda. Dos velhos Umbuzeiros, únicas testemunhas ainda presentes em Maranduba, restam apenas cinco.
 Marcos de Carmelita, Vanessa Novaes, Cristiano Ferraz e Jorge Remígio
 Wescley Rodrigues, Livio Ferraz, Juliana Pereira e Kiko Monteiro
 Josué Macedo, Jose Joventino, Manoel Severo e Neli Conceição
 Luiz Ruben e Aderbal Nogueira
 Sálvio Siqueira, Edinaldo e Gilmar Leite
Antonio Tomaz, Ana Lúcia e Ingrid Rebouças

Vendo de perto a lendária Maranduba, sua geografia, vegetação, pisando aquele chão, vendo em loco como as tropas da policia se posicionaram e se aproximaram o recuo estratégico dos cangaceiros; só assim vamos entender o quanto foi surpreendente o desempenho e a resistência dos 32 homens de Virgulino contra as forças de baianos e pernambucanos de Manoel Neto e Liberato de Carvalho. 
Ingrid Rebouças e a vida e a esperança nascendo em Maranduba...

Do cenário da batalha pouco se conservou, a casa da fazenda toda ruiu, a vegetação típica da caatinga da época virou uma grande roça, poucas pedras, as pias secas, apenas os enigmáticos umbuzeiros e a cruz que marca o local do sepultamento dos homens de Nazaré, testemunham contra o tempo, aquela que foi uma das mais significativas vitórias de Virgulino Lampião. Por fim a constatação da valiosa visita dentro da Programação do Cariri Cangaço em Poço Redondo, Sergipe. Dali seguiríamos para o centro de Poço Redondo, local das muitas homenagens a Alcino Alves Costa.


Cariri Cangaço Piranhas 2015
Fazenda Maranduba, 26 de Julho
Poço Redondo - Sergipe

Presenças Honrosas no Cariri Cangaço Piranhas 2015

Celsinho Rodrigues, Manoel Severo e Patricia Brasil

O Cariri Cangaço Piranhas 2015 mais uma vez consolidou de maneira inequívoca o nosso principal lema: Onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra ! Por todos os dias e em especial à noite de abertura, no auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo, no centro histórico de Piranhas, reencontramos e tivemos o prazer de receber confrades e amigos de praticamente todo o Brasil. Expert e iniciantes, experientes e entusiastas, pesquisadores, escritores, documentaristas, cineastas, artistas, enfim verdadeiros apaixonados pela cultura do sertão.

Sem dúvidas a região nordeste esteve presente em peso. Oito dos nove estados de nosso chão estiveram presentes, com destaque; além dos anfitriões alagoanos; o estado da Paraíba com uma espetacular grupo de mais de 20 componentes, tendo a frente o bravo GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, com seu presidente Narciso Dias, Jorge Remigio, Jair Tavares, Bismarck Oliveira, além dos pesquisadores, Wescley Rodrigues, Francisco Pereira, Francisco Messias, Guerhansberger Taylor, de Pombal, José Tavares, Alcides Carneiro, dentre muitos outros, fazendo de Piranhas uma segunda Paraíba.


 Pedro Barbosa, Manoel Severo e Deputado Inacio Loiola
 Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Wescley Rodrigues
 Manoel Severo, Raul Meneleu e Narciso Dias
José Tavares, Rostand Medeiros, Manoel Severo e Luiz Antônio

Lá de cima os confrades da Procissão da Sanfona, Teresina de Wilson Seraine esteve presente com a grande caravana de Tadeu Matos abrilhantando sobremaneira o evento. Do Ceará, destaque para os confrades do GECC; Aderbal Nogueira, Lívio Ferraz, Afrânio Mesquita, Aldo Anísio, Antônio Tomaz, Felipe Mafuz, além de Juliana Pereira, ainda do Ceará, as honrosas presenças dos Secretários de Cultura de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto, de Aurora, José Cícero Silva e Barro, Sousa Neto.

Os potiguares de Natal e Mossoró tendo à frente Ivanildo Silveira, Rostand Medeiros, Chagas Nascimento, Carlos Alberto, Assis Nascimento, Alexandre Wagner, Luiz Antônio, Manuel Nascimento, além de Romero Cardoso formam o valoroso time do Rio Grande do Norte.


 Manoel Severo e casal Bismark Oliveira
 Elisangela Lima, Ivanildo Silveira e Lamartine Lima
 Afranio Cisne, Lívio Ferraz e Manoel Severo
Washington Correa, Manoel Severo e Marcos de Carmelita

Pernambuco, berço do rei do cangaço; esteve presente com destaque para a grande caravana de Floresta com Teresa e Manoel Serafim, Maria Amelia Araujo, Cristiano Ferraz, Vanessa Novaes Ferraz e Marcos de Carmelita, já preparando o esperado Cariri Cangaço Floresta em 2016. Pernambuco ainda contou com Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra, Ane Ranzan, Rhyan Britto, Dr. Lamartine Lima, Rosa Bezerra, Antônio Vilela, Júnior Almeida, Ana Lucia Souza, Louro Teles, José Carlos Xavier, Urbano Silva, Viridiano Dias, dentre muitos outros confrades.

Alagoas, sem dúvidas, anfitriã de nosso Cariri Cangaço Piranhas 2015, esteve com presença forte de companheiros de todo o estado. Piranhas tendo a frente o Prefeito Manoel Brasiliano, nossos estimados secretários municipais; Patrícia Brasil, Reginaldo Rodrigues, Sônia Jaqueline, Felipe Rodrigues, Washington Correa alem dos amigos Petrucio Rodrigues e Fábio Moura, dentre outros. Ressaltamos o grande destaque do evento, Celsinho Rodrigues e as presenças honrosas do deputado estadual Inácio Loiola, da secretaria de cultura do estado, Mellina Freitas, e do amigo José Carlos - Cacau . Destaque também para as caravanas de Água Branca, com Edvaldo Feitosa e também Delmiro Gouveia, além de Maceió. 


Rostand Medeiros, Sousa Neto e Manoel Severo
 Ana Lucia Souza, Juliana Pereira e Wescley Rodrigues
André Brasil e Manoel Severo
 Chagas, Manoel Nascimento, Manoel Severo e Assis Nascimento
 Narciso Dias, Manoel Severo e Roberto Cavalcante
Sousa Neto, João de Sousa Lima, Leila e Patrícia Brasil
Getúlio Bezerra e Manoel Severo

Sergipe forte com Aracaju : Archimedes e Elane Marques, Raul Meneleu, Joesia Ramos, Abreu Mendes e o grande Kiko Monteiro de Lagarto; Professores Leandro Duran e Railda Nascimento do MAX. Já Poço Redondo, cidade sede de nosso evento, despontou com o prefeito Roberto Araujo, Padre Mário, e a espetacular e gigante representação da família do principal homenageado do evento, Alcino Alves Costa, como Rangel Alves da Costa, Ustane Costa e Eliene Costa, dentre muitos outros.

Para completar o mapa nordestino, a Bahia pontuou forte no Cariri Cangaço Piranhas 2015: Salvador e Paulo Afonso, dentro outros municípios, formaram um time sem igual, com destaque para o querido amigo João de Sousa Lima, Gilmar Teixeira, Luiz Ruben, Oleone Coelho Fontes, Renato Bandeira, José Bezerra Lima Irmão, Antônio Edson, José Joventino, dentre outros.


Manuel Nascimento, Elane Marques, Juliana Pereira e Chagas Nascimento
 Manoel Severo e Antônio Edson
Archimedes Marques, Luiz Ruben, Manoel Severo e Renato Bandeira
 Manoel Severo, Amélia Araujo, Teresa e Manoel Serafim
 Oleone Fontes, Junior Almeida e José Bezerra Lima Irmão
 Antonio Vilela e Junior Almeida
Sálvio Siqueira, Petrucio Rodrigues e Edinaldo Leite
Manoel Severo e casal Paulo Wenceslau
Gilmar Leite, Manoel Severo e Edinaldo Leite

Sudeste, Centro Oeste e Sul, também estiveram presentes, com destaque para São Paulo com as presenças mais que honrosas do grande Mestre, Antonio Amaury Correa de Araujo, e grande grupo de amigos: Carlo Araujo, Dr José Mario, Dr. Benedito Denarzi, Paulo Wenceslaw, Sálvio Siqueira, Edinaldo Leite, Gilmar Leite; de Minas a presença sempre maravilhosa da filha dos cangaceiros Moreno e Durvinha, Neli Conceição, do Distrito Federal, os amigos Roberto Cavalcante e Getúlio Bezerra, além de Saquarema com Josué Macedo, dente muitos outros companheiros que abrilhantaram mais uma vez essa grande festa da integração nacional, na direção do fortalecimento de nossa cultura sertaneja.

Cariri Cangaço Piranhas 2015
25 a 28 de Julho
Piranhas e Poço Redondo
Nordeste - Brasil

Noite de Luxo na Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015

Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015

Uma grande noite de festa marcou a abertura da Semana do Cangaço com o Cariri Cangaço Piranhas 2015 na noite deste sábado, 25 de julho. O Centro Cultural Miguel Arcanjo ficou pequeno para a espetacular presença do publico, vindo de todo o Brasil para prestigiar uma dos maiores edições do Cariri Cangaço. 

O evento teve seu inicio com a apresentação da Orquestra Filarmônica Mestre Elísio, da cidade de Piranhas para logo em seguida ter sua mesa formada pelo Prefeito Municipal Manoel Brasiliano de Santana, pelo Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo Barbosa, pela secretária de cultura do estado de Alagoas, Mellina Freitas, representando também o Governador do Estado de Alagoas, Renan Filho; pelo Deputado Estadual Inácio Loiola, pela secretária de cultura e turismo do município, Patrícia Brasil, pelo representante da Câmara Municipal, vereador Antonio Bráulio e do representante da Comissão Organizadora, Archimedes Marques.

 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Deputado Inácio de Loiola na noite de abertura em Piranhas.

Em suas palavras iniciais a anfitriã da noite, Secretária Patrícia Brasil Rodrigues disse da grande honra em receber o Cariri Cangaço dentro da semana do Cangaço em Piranhas e a grande felicidade de está acolhendo "pesquisadores de todos os lugares do Brasil, tornando o evento na maior festa cultural da temática cangaço, da região"

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, “mais uma vez temos a oportunidade de testemunhar uma demonstração inequívoca da forca da memória, história e tradição de nosso nordeste. Este auditório completamente lotado por verdadeiros apaixonados pelo sertão nos diz de forma segura que estamos no caminho certo, no fomento de debates lúcidos e acima de tudo responsáveis, na direção do fortalecimento da verdade histórica deste que sem duvidas se traduz como o mais significativo fenômeno nordestino. Meu coração se enche de felicidade pois vejo aqui amigos de todos os lugares do pais, numa demonstração da força da integração de toda uma nação, além da presença marcante e honrosa da família Piranhense, isso não tem preço...”

Secretária de Turismo e Cultura de Piranhas, Patricia Brasil Rodrigues 

Mellina Freitas, Secretária de Cultura de Alagoas, representando o Governador do Estado.

Mellina Freitas, ex-prefeita de Piranhas e atual Secretária de Cultura de Alagoas, na solenidade também representando o Governador do Estado, ressaltou a "espetacular iniciativa do Cariri Cangaço, fomentando e construindo bases sólidas para a perpetuação da cultura do sertão" e complementou, "conseguimos sentir que aqui temos uma verdadeira família".

Ainda dentro da programação de abertura foram entregues Diplomas de Amigo do Cariri Cangaço pela realização da terceira edição do Cariri Cangaço em Piranhas às autoridades presentes. Receberam a honraria o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Washington Damasceno Freitas, representado por sua filha, Mellina Freitas; o Prefeito Municipal Manoel Brasiliano de Santana, a secretária de cultura do estado de Alagoas, Mellina Freitas, o Deputado Estadual Inácio Loiola, a secretária de cultura e turismo do município, Patrícia Brasil e um  dos Organizadores do evento, Celsinho Rodrigues.

 Prefeito Manoel entrega o Diploma a Mellina Freitas
Deputado Inacio Loiola entrega Diploma a Secretária Patrícia Brasil Rodrigues

Mellina Freitas recebe de Manoel Severo Diploma do Desembargador Washington Freitas

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "as presentes homenagens representam a sincera gratidão de todos os que fazem o Cariri Cangaço, a estes homens e mulheres, que dentro de sua atividades se notabilizam pela defesa intransigente das coisas do sertão. 

 Celsinho Rodrigues recebe das mãos de sua esposa, Patrícia Brasil Rodrigues
 Archimedes Marques passa as mãos do Deputado Inácio Loiola
Vereador Antônio Bráulio entrega Diploma ao prefeito Manoel Brasiliano

O Cariri Cangaço Piranhas 2015 ainda haveria de homenagear com a Placa de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a cultura nordestina a várias personalidades do universo da pesquisa e estudo do cangaço. Tendo a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveiro e o pesquisador Rostand Medeiros, receberam a honraria: Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço; os pesquisadores; de Barro, Sousa Neto; de Paulo Afonso, Luiz Ruben; de Cajazeiras, Professor Francisco Pereira e de Nazaré do Pico, Netinho Flor.

Manoel Severo recebe placa das mãos de Rostand Medeiros e Ivanildo Silveira

Sousa Neto recebe de Patrícia Brasil Rodrigues
Luiz Ruben recebe de Patricia Brasil Rodrigues
Amélia Araujo representando Netinho Flor recebe de Ivanildo Silveira

Ainda dentro da Programação Solene da noite o pesquisador, escritor e artista plástico sergipano Archimedes Marques homenageou um dos convidados especiais do Cariri Cangaço Piranhas 2015, Paulo Britto, com uma escultura em papel machê do grande comandante das volantes que deram cabo de Lampião na grota de Angico, seu pai, tenente João Bezerra. 

 Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra e a homenagem de Archimedes Marques

Depois do momento solene de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015, para um auditório totalmente tomado de pesquisadores de todo o Brasil, representantes de vários grupos de estudos, universidades, curiosos e sobretudo a sociedade piranhense, houve a conferencia de abertura com a palestra: Piranhas e sua Historia, sob a responsabilidade do pesquisador e deputado estadual Inácio Loiola. 

As origens de Piranhas, até os dias atuais, passando por todos os significativos acontecimentos perpetuados na "lapinha do sertão" foram pouco a pouco sendo desnudados em brilhante conferência pelo pesquisador Inácio Loiola. "A presença do cangaço foi tão forte aqui em Piranhas que chegou a colocar em segundo plano na história, a visita do imperador Dom Pedro II" , ressalta Inácio.

Deputado Inácio Loiola em "Piranhas e sua História"


Auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo totalmente lotado na noite de Abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2015.

Durante mais de uma hora os convidados da noite foram presenteados por uma conferência que proporcionou a todos, conhecer mais de perto a história e os principais acontecimentos que marcaram  a vida de Piranhas. Ao final da noite os convidados participaram ainda de show de forró na Feira do Cangaço, no centro histórico de Piranhas, onde também puderam entrar em contato com os principais pesquisadores e escritores da temática que realizavam exposição de suas obras, como também como o mais autentico artesanato local e comidas típicas da região. 


Cariri Cangaço Piranhas 2015
Piranhas, 25 de Julho 
Centro Cultural Miguel Arcanjo