Princesa Isabel recebe a Festa de Abertura do Cariri Cangaço 2023 no Palacete dos Pereira


A manhã do dia 23 de março de 2023 na cidade de Princesa Isabel foi particularmente marcante; nesta manhã o Palacete dos Pereira; emblemático patrimônio arquitetônico e histórico, não só da Paraíba mas de todo Nordeste; acolhia a chegada em grande estilo a segunda edição do Cariri Cangaço em terras Princesenses; a primeira edição aconteceu ainda no ano de 2015. Mais que a chegada do Cariri Cangaço em Princesa neste ano de 2023, o Palacete recebeu a representação da instituição Polícia Militar da Paraíba para a solenidade de inauguração de Exposição Itinerante do Museu da Policia Militar, com itens especificamente ligados à "revolta de Princesa" ainda em 1930, quando as forças da policia do estado, chegaram ao Palacete dos Pereira em perseguição a seu principal protagonista: Coronel Zé Pereira.

Prefeito Ricardo Pereira e Manoel Severo
Manoel Severo e Irismar Mangueira
Emanuel Arruda, Lucinaldo Feitosa e Manoel Severo

"Quem diria, a policia militar adentrando o palacete dos Pereira pacificamente para celebrar a exposição itinerante do Museu da PM , depois de mais de 90 anos quando esteve aqui sob armas para o cerco e tomada de Princesa Isabel em 1930, momento marcante proporcionado pelo Cariri Cangaço, na verdade mais um marco para a historia de nosso Cariri Cangaço" lembra Emanuel Arruda, Conselheiro Cariri Cangaço e presidente da Academia Princesense de Letras e Artes.

Prefeito Ricardo Pereira
Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho e homenagens pelos 50 anos da Rádio Patrulha da PM
Manha de abertura no Palacete dos Pereira 
 Palacete dos Pereira e a festa do Cariri Cariri Cangaço

Com a presença do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do presidente da Comissão Organizadora, Emanuel Arruda, do prefeito municipal Ricardo Pereira, do Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho, do diretor de cultura Lucinaldo Feitosa, dentre outras diversas autoridades civis e militares; deu-se inicio no Palacete dos Pereira, o Cariri Cangaço Princesa Isabel 2023.

"Toda nossa gratidão ao querido amigo, Conselheiro Cariri Cangaço Emanuel Arruda, a Rosilene Leonardo, a Lucinaldo Feitosa, a Thiago Pereira, a Zé Pereira Neto, enfim a todos que irmanados nos ajudaram a construir esse grande evento"
"Saibam que é uma honra imensa voltar a Princesa Isabel, terra na qual o Cariri Cangaço sempre foi recebido com muita generosidade, traduzindo a índole desse povo tão acolhedor. Hoje mais uma vez estamos vivendo um dia histórico."
Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

"É uma grande honra para todos nós de Princesa receber mais uma vez esse evento verdadeiramente contagiante que é o Cariri Cangaço".
Emanuel Arruda, Conselheiro Cariri Cangaço e 
Presidente da Academia Princesense de Letras e Artes

Na oportunidade com a participação da Banda Marcial da Policia Militar da Paraíba foi celebrada o aniversário de 50 anos da Rádio Patrulha da policia militar paraibana, com entrega de comendas a homenageados pela policia militar, e em seguida se deu a inauguração da exposição itinerante do Museu da Policia Militar nas dependências do Palacete dos Pereira, que foi aberto ao público com a exposição se estendendo até o mês de abril de 2023.

Comenda do Mérito Cultural Cariri Cangaço ao Museu da Policia Militar da Paraíba, concedido por ocasião Mostra Itinerante em Princesa Isabel.
Thiago Pereira, Manoel Severo, Zé Pereira Neto e Ricardo Pereira
Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho; Célia Cangaceira e Quirino
André Nunes, Louro Teles, Manoel Severo, João de Sousa Lima, 
Emanuel Arruda, Narciso Dias 
Policia Militar da Paraíba e a Comenda Cariri Cangaço
Silene Pereira Valões
Angelo Osmiro, Narciso Dias, Adriano Carvalho e Zé Tavares e a Comenda Cariri Cangaço concedida a Policia Militar da Paraíba
Louro Teles, Manoel Severo e João de Sousa Lima
ManoelSevero, Silene Pereira e Emanuel Arruda
Adriano Carvalho

Joaquim Pereira, João de Sousa Lima
Josué Santana
Bispo André Nunes
Wilton Dedê e Manoel Severo
Policia Militar da Paraíba

Para o Conselheiro Cariri Cangaço e presidente do GPEC, Narciso Dias, de João Pessoa, "essa manhã marcou mais um grande tento do Cariri Cangaço quando na oportunidade da abertura aqui em Princesa presta essa homenagem ao Museu da Policia Militar, consolidando a irmandade entre as instituições".

Galeria de Fotos


FOTOS ERIK CLEMENTINO
Cariri Cangaço Princesa Isabel  .                                                       .....
23 de março de 2023
Palacete dos Pereira
Solenidade Polícia Militar da Paraíba

Grande Noite de Lançamentos no Encerramento do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


A noite de encerramento do grande Cariri Cangaço Serra Talhada 2022 também teve como cenário o plenário da Câmara Municipal. Capitaneados por Manoel Severo e Luiz Ferraz Filho, os convidados de todo o Brasil acompanharam o lançamento de 14 obras literárias sobre a temática. Cada autor apresentou seu livro numa noite antológica.

Marcus Vinicius e o cordel "Ode a Vila Bela"

No início tivemos a apresentação do cordel "Ode a Vila Bela", de autoria do Conselheiro Cariri Cangaço Marcus Vinícius da cidade de Paulo Afonso na Bahia, em seguida o curador do Cariri Cangaço passou a apresentação de todos os autores presentes. "Já realizamos nestes 13 anos de Cariri Cangaço, cerca de 70 lançamentos e relançamento de livros, mas hoje registramos um recorde com 14 obras em um só evento, isso nos enche de satisfação" revela Manoel Severo.

Ângelo Osmiro, de Fortaleza, presidente do GECC, lançou sua mais nova obra: 
"Lampião & Benjamim Abrahão"
João de Sousa Lima, de Paulo Afonso, presidente do IHGPA, lançou
 "A Biografia de Maria Bonita"

Os Conselheiros Cariri Cangaço; Ângelo Osmiro, de Fortaleza, presidente do GECC, lançou sua mais nova obra: "Lampião & Benjamim Abrahão"; João de Sousa Lima, de Paulo Afonso, presidente do IHGPA, lançou "A Biografia de Maria Bonita"; Luma Holanda, de João Pessoa trouxe "Lugares de Memórias"; Bismarck Martins, de Pocinhos, vice-presidente do GPEC, lançou "As Forças Volantes - Os Homens que Combateram Lampião - de A a Z".

Luma Holanda, de João Pessoa trouxe "Lugares de Memórias"
 Bismarck Martins, de Pocinhos, vice-presidente do GPEC, lançou "As Forças Volantes - Os Homens que Combateram Lampião - de A a Z"

O Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ruben Bonfim, de Recife, realizou o lançamento em conjunto de quatro novos livros: "Lampião e Seus Cangaceiros - 1920 a 1940 Caderno de Anotações" , "Lampião e a Revolução de 1930", "Lampião em 1931 - O Imperador dos Sertões" e " Lampião em 1932 - O Terror dos Sertões".

Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ruben Bonfim, de Recife, realizou o lançamento em conjunto de quatro novos livros
Hesdras Souto, de Tuparetama trouxe seu "De Princesa a New York: A História da Revolta de Princesa contada a partir das notícias do Jornal The New York Times"

Abrilhantando ainda mais a noite de lançamentos, os escritores Hesdras Souto, de Tuparetama trouxe seu "De Princesa a New York: A História da Revolta de Princesa contada a partir das notícias do Jornal The New York Times"; já o escritor José Márcio, de Jardim, lançou "Jardim - De João Calangro a Lampião"; Israel Maria, de Caicó no Rio Grande do Norte lançou "O Tiro que Matou Lampião.

Israel Maria, de Caicó no Rio Grande do Norte lançou 
"O Tiro que Matou Lampião"
Rubelvan Lira, de Nazaré do Pico trouxe a mais nova edição da obra de seu pai, Tenente João Gomes de Lira, "Lampião - Memória de um Soldado de Volante" 

Adriano Carvalho, de Jardim, apresentaria também no evento, "Sertanejos e Cangaceiros" do grande escritor Abelardo Parreira; Rubelvan Lira, de Nazaré do Pico trouxe a mais nova edição da obra de seu pai, Tenente João Gomes de Lira, "Lampião - Memória de um Soldado de Volante" e o poeta e escritor Nando Poeta, de Natal, lançou seu mais novo livro "Dias-Noites-Madrugadas: Vida, Paixão e Sangue no Sertão do Cangaço.

Nando Poeta, de Natal, lançou seu mais novo livro "Dias-Noites-Madrugadas: Vida, Paixão e Sangue no Sertão do Cangaço".

"Para nós que fazemos o Cariri Cangaço, uma noite como a que testemunhamos hoje aqui no encerramento do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, nos enche de entusiasmo, foram 14 lançamentos, tanto reunindo consagrados pesquisadores e escritores como escritores da nova geração, muito bom mesmo. O Cariri Cangaço tem se notabilizado pelo incentivo e apoio sempre" confirma o Conselheiro Cariri Cangaço, Luiz Ferraz Filho.

Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome  .                                                       .....
14 de novembro de 2022 - Noite de Lançamentos
Câmara Municipal de Serra Talhada