Primeira Expedição Por: Joaquim Furtado


Joaquim Furtado e Manoel Severo na fazenda Concordia, em Lastro - PB

Estive, no último final de semana, graças a carona concedida pelo amigo e conterrâneo Jair Tavares, no II Seminário Parahyba Cangaço e Cariri Cangaço Paraíba 2014, com abertura na cidade de Sousa, na noite do dia 22 de Agosto e palestras/mesas redondas nos Municípios de Nazarezinho Lastro.


Integrante do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço-GPEC, desde o seu início, mas por demorar-me mais em Macapá que no Nordeste, foi essa a minha primeira "expedição" a lugares onde ocorreram eventos relacionados ao cangaceirismo (lampeônico e geral), tendo oportunidade de conhecer o Curador Manoel Severo e muitos outros integrantes do CARIRI CANGAÇO, além de autores e estudiosos da matéria vindos de diversos Estados brasileiros.

O Grupo Paraibano esteve presente com   cinco integrantes: este escrivão Joaquim Furtado, o Presidente Narciso Dias, Jorge Remígio, Jair Tavares e Otávio Mariz, tendo todos, além de participar das conferências do Prof. Wescley Rodrigues e de Guerhansberger Tayllow; ido visitar, dentre outros sítios, as casas grandes dos sítios Jacu, em Nazarezinho (esta que foi do Cel. João Pereira, pai do cangaceiro Chico Pereira) e Concórdia, em Lastro (esta do Cel. Manoel Abrantes, onde foi organizado grupo para seguir em defesa da cidade de Sousa, quando da 'visita' dos cabras de Lampeão, em 1924).

Joaquim Furtado
Membro do GPEC
Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço

Nazarezinho recebe Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por:Manoel Severo

Wescley Rodrigues, Honório de Medeiros e Manoel Severo, em Nazarezinho

A acolhedora e simpática Nazarezinho novamente se vestiu em festa para receber a Caravana Cariri Cangaço para realização do segundo dia de conferências e debates. Logo depois da espetacular visita ao patrimônio que é a fazenda Jacu, a Caravana Cariri Cangaço se dirigiu para o Centro Social de Nazarezinho para a abertura solene do evento em solo berço de Chico Pereira. Com a presença do prefeito Salvan Mendes, do Presidente da FUNESC - Paraíba, Lau Siqueira, dos presidentes do GPEC, Narciso Dias e GECC, Ângelo Osmiro e do representante da SBEC, Paulo Gastão, além de secretários municipais, vereadores, professores, alunos, escritores entre outros, foi aberto o segundo dia do Cariri Cangaço Parayba 2014.


 Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 em Nazarezinho
 
Prefeito Salvan Mendes entrega Diploma a Iris Mendes Medeiros

As primeiras palavras do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram para ressaltar "a grande satisfação de novamente está em Nazarezinho, a partir do esforço de Wescley Rodrigues, Iris Mendes e César Nóbrega, numa demonstração de que quando há o trabalho sério e determinado as coisas realmente acontecem e que seja um exemplo para a luta pela restauração da casa do Jacu"; já o prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, reafirmou a disposição do poder público municipal em "se esforçar dentro das possibilidades do município na direção da restauração e tombamento do Jacu e fazer inclusive daquele patrimonio um lugar de turismo, unindo o artesanato, a comida, etc". Novamente o representante da FUNESC, Lau Siqueira, ressaltou "o grande trabalho que está sendo realizado pelo Cariri Cangaço no fomento e resgate dessa história e ainda mais na mobilização da sociedade para a restauração desses patrimônios históricos".


Ingrid Rebouças, Paulo Gastão e Elane Marques 
Iris Mendes enterega Diploma a Ramon Batista 
Lau Siqueira entrega o Diploma a Sra. Maria do Socorro Leon

Em seguida a primeira conferência da manhã trouxe a professora Maria do Carmo Pereira, descendente direta de João Pereira, do Jacu. Formando mesa ao lado de seu pai; Janduí Pereira, um dos herdeiros do Jacu, e do professor Wescley Rodrigues, Maria do Carmo nos apresentou muito do sentimento que habita o coração dos descendentes da família Pereira, mesmo depois de tantos anos do fatídico episódio que envolveu a morte de João Pereira e desencadeou a entrada de seu filho, Chico Pereira, no cangaço.


Wescley Rodrigues, Maria do Carmo e Janduí Pereira 
 Maria do Carmo e Janduí Pereira
Janduí Pereira e o "pequeno Chico Pereira"
Honório de Medeiros
Zeca Aguiar, Manoel Severo e Tomaz Cisne

A nítida sensação de pertencimento ao lugar e às origens foi a tônica principal da conferência de Maria do Carmo Pereira. A cada frase, a cada palavra, podíamos sentir no calor da narrativa da Saga de Chico Pereira o quanto ainda se faz presente todo o sentimento. "João Pereira foi realmente um homem à frente de seu tempo, dedicado apenas à família e ao trabalho, era um grande empreendedor. Conciliador por natureza acabava angariando a atenção e respeito de todos, certamente por isso talvez tenha sido vítima dessa tragédia", afirma Maria do Carmo que ainda revela: "Nunca vou esquecer os momentos marcantes que tive ao lado de Padre Pereira; um homem sem igual, um intelectual inigualável, um ser humano único, e por ele, também, não podemos deixar essa história morrer".

Secretário José Cícero entrega Diploma ao prefeito Salvan Mendes 
José Cícero, Dra. Francisquinha e Profa. Maria José
 Guerhansberger Tayllor e Cesar Nóbrega
Jorge Remígio e Narciso Dias

Na oportunidade da Conferência da professora Maria do Carmo Pereira, foi lançado o livro de Elane Marques e Paulo Gastão sobre o processo de Acari contra Chico Pereira. "Não poderíamos lançar essa obra em outro lugar a não ser aqui em Nazarezinho e ainda por mais na presença de familiares tão próximos de Chico Pereira, para nós é uma grande alegria " Confirma Paulo Gastão . 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Parayba 2014 - Nazarezinho

Casa do Jacu, Lendária casa de Chico Pereira, presente no Cariri Cangaço Parayba 2014 Por:Manoel Severo


A terra de Chico Pereira recebeu o segundo dia do II Seminário Parahyba Cangaço – Cariri Cangaço Parayba 2014, que teve seu início com visita técnica à fazenda Jacu, lendária casa do patriarca João Pereira, pai de Chico Pereira, em Nazarezinho. A visita foi capitaneada pelo Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pelo presidente da FUNSESC, Lau Siqueira, pelos organizadores do evento, Wescley Rodrigues, Cesar Nóbrega, Iris Mendes e Guerhanberger Tayllor, além de inúmeros pesquisadores de todo o Brasil.

Recebidos pelos descendentes e proprietários do Jacu, tendo a frente o senhor Janduí Pereira; atualmente a Casa do Jacu é alvo de grande campanha de restauração, iniciada ainda, em Maio de 2013 com o primeiro Cariri Cangaço Parayba. A casa secular se encontra em situação de risco, sendo necessário e urgente intervenção para que não se possa correr o risco de desabamento.

Prefeito Salvan Mendes recebe Manoel Severo e o Cariri Cangaço
Manoel Severo e Lau Siqueira 
Wescley Rodrigues e Paulo Gastão

A posse do lendário e tradicional imóvel pertence a família que ainda não conseguiu chegar a um entendimento sobre o destino de tão importante patrimônio. Segundo César Nóbrega, um dos responsável pela Comissão de Restauração do Jacu "o problema ainda reside no fato de alguns familiares não aceitarem de forma nenhuma o entendimento e a meu ver as possibilidades de diálogo estão cessando, e o pior, o tempo não vai esperar. O Jacu corre um grande perigo de desabamento".

Iris Mendes e Manoel Severo na Fazenda Jacu
Dra. Francisquinha no Jacu

“A Casa do Jacu é uma relíquia deixada por Chico Pereira, não podemos deixar em pleno abandono uma relíquia nacional” afirma Paulo Gastão. Narciso Dias reforça, Acreditamos na sensibilidade das autoridades, pois, com a restauração deixarão para posteridade um marco histórico para o município de Nazarezinho”. Já Honório de Medeiros assinala: “Se torna desnecessário apresentar uma longa digressão acerca da necessidade da restauração e tombamento da Casa do Sítio Jacu, assim como da necessidade da criação do Museu do Cangaço em Nazarezinho”. 

Manoel Severo que participou da visita ao lado do Prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes; acentua “todos temos que nos unir em torno dessa restauração, aqui a memória se consolida com a alma do povo de Nazarezinho, da Paraíba, de nosso nordeste e perpetua e história, sem dúvida o Cariri Cangaço está na linha de frente pela restauração do Jacu”.

 Ramon Batista e Manoel Severo
Archimedes e Elana Marques, João de Sousa Lima, Janduí Pereira e Lau Siqueira
 Janduí Pereira recebe o Cariri Cangaço na Fazenda Jacu

O presidente do GECC, Ângelo Osmiro também afirma solidariedade com o movimento: “O Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará vem se solidarizar com os pesquisadores e entidades voltadas para a temática “Cultura Nordestina” no sentido de solicitar as autoridades competentes todos os esforços no intuito da restauração da casa da Fazenda Jacu (Casa de Chico Pereira). “Essa casa, que teima em enfrentar o tempo e permanece de pé é de uma importância incalculável para a História do Brasil, pois ela é um monumento inquestionável do passado, uma prova material e um espaço de memória que merece ser preservado para lembrar ao presente da força que a história do cangaço tem para o Nordeste” Diz Wescley Rodrigues.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fotos: Iris Mendes Medeiros, Wescley Rodrigues e Dra Francisquinha

Sousa recebe primeira noite de Cariri Cangaço Parayba 2014 ! Por:Manoel Severo

Mesa de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014, em Sousa

Com “A relação entre memória e história e a sua importância para a formação da identidade regional – 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa” o professor Wescley Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço, realizou de forma brilhante a Conferência de abertura do II Seminário Parahyba Cangaço - Cariri Cangaço Parayba 2014. A partir das 19 horas o Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa, acolheu em auditório lotado, os convidados para a noite solene que contou ainda com a apresentação de Grupo de Xaxado na área externa do CCBNB - Sousa.

A solenidade de abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 contou com a presença do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do representante da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, Paulo Medeiros Gastão, do Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço – GPEC, Narciso Dias; do Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC, Ângelo Osmiro; do representante do Centro Cultural do Banco do Nordeste, Natarajan Rodrigues, do Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Luiz Cacau, do Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, Camila Sousa do SEBRAE ;  além de pesquisadores, escritores, estudantes e aficionados pela temática do cangaço e nordeste, de todo o Brasil.

 Paulo Gastão na Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014
 Paulo Gastão fala em  nome da SBEC
Luiz Cacau, Narciso Dias e Manoel Severo

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo “a realização do II Seminário Parahyba Cangaço, ou seja, o Cariri Cangaço na Paraíba, é um marco que consolida o evento no estado da Paraíba; o resultado da noite de hoje e certamente o êxito de todo o evento vem coroar o esforço espetacular de nosso Conselheiro Wescley Rodrigues juntamente com os amigos César Nobrega, Iris Mendes, Guerhansberger Tayllor, além de suas equipes; realmente um noite memorável, além da sensacional apresentação de Wescley Rodrigues em sua conferência de abertura, quer dizer; sucesso total, parabéns a toda família Cariri Cangaço”.

Honório de Medeiros entrega Diploma a Wescley Rodrigues 
Archimedes e Elane Marques entregam "Chico Pereira" a Wescley Rodrigues

O representante da SBEC, ex-presidente Paulo Gastão ressaltou “ o momento que vivemos atualmente para o estudo do fenômeno cangaço é um dos mais promissores, e o Cariri Cangaço Parayba 2014 nos mostra isso de maneira inequívoca". Já Narciso Dias do GPEC afirma: ”O Cariri Cangaço chegou de vez a Paraíba e a tendência é só crescer, como exemplo temos já no ano que vem, 2015; Princesa Isabel e Cajazeiras se unindo a esse empreendimento de sucesso que tem o GPEC como grande parceiro.” O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Lau Siqueira, disse de sua grande honra em participar do Cariri Cangaço Parayba 2014 e da "disposição da FUNESC em se aliar ao movimento de resgate e estudo do fenômeno cangaço na Paraíba". A prefeitura municipal de Sousa foi representada por Luiz Cacau, presidente da FMC que falou da "importância do evento e em receber o Cariri Cangaço em Sousa".

 Professor Mestre, Weslcey Rodrigues em sua Conferencia de Abertura
Fátima Cruz e Professor Pereira
Tomaz Cisne e Wescley Rodrigues

A noite solene marcou a entrega de Diplomas pelo Cariri Cangaço ao Presidente da FMC, Luiz Cacau, a Júlio Cesar Nóbrega, produtor cultural e em momento especial ao Conselheiro Cariri Cangaço, organizador do II Seminário Parahyba Cangaço, professor Wescley Rodrigues, que naquele momento recebeu das mãos do casal Archimedes e Elane Marques; artesanato em papel machê do cangaceiro Chico Pereira. O evento contou com um auditório lotado e com as presenças de pesquisadores de vários estados do Brasil, além de professores, universitários, artistas, jornalistas, entre outros.

Caravana Cariri Cangaço em Sousa: Cariri Cangaço Parayba 2014 
GECC no Cariri Cangaço Parayba 2014: Ezequias, Tomaz Cisne e Ângelo Osmiro

Mais uma vez o Cariri Cangaço inovou. Sob a coordenação do jornalista e especialista em marketing, Heldemar Garcia, pela primeira vez o Cariri Cangaço transmitiu ao vivo todo o evento. "Essa tecnologia, que se vale de uma plataforma do YouTube nos permitiu fazer este primeiro teste, não havíamos divulgado anteriormente por ser necessário alguns ajustes, inclusive equipamentos, condições técnicas e outras, mas o resultado apesar das limitações foi muito proveitoso, certamente daqui para frente toda família Cariri Cangaço estará acompanhando nossos eventos ao vivo de todo o planeta".

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço 
Fotografias de: João de Sousa Lima, Tomaz Cisne e Ezequias Aguiar

Começa hoje o Cariri Cangaço Parayba 2014, todos a Sousa !!!



Começa hoje; logo mais às 19 horas no Centro Cultural Banco do Nordeste, de Sousa, a segunda edição do Cariri Cangaço Parayba 2014. A noite terá em sua abertura a apresentação de Grupo de Xaxado e na Conferência Principal, o Conselheiro Cariri Cangaço, professor mestre Wescley Rodrigues nos trará o tema: "A relação entre memória e História e a sua importância para a formação da identidade regional: 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa."

O evento tem a confirmação de pesquisadores, escritores, professores e estudantes de várias partes do nordeste, se configurando de maneira prévia como mais um sucesso com a marca Cariri Cangaço. Os municípios de Sousa, Nazarezinho e Lastro se unem para realizar mais um grande e qualificado Fórum de Debates sobre a temática Cangaço. Veja abaixo o restante da programação do Cariri Cangaço Parayba 2014 !


22 de agosto de 2014
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
18:30h – Apresentação do Xaxado
19:00h – Solenidade de Abertura
19:30h – Conferência de Abertura
"A relação entre memória e História e a sua importância para a formação da identidade regional: 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa."
Prof. Me. Wescley Rodrigues – Cajazeiras/PB FAFIC

23 de agosto de 2014
Local: Centro Social - Nazarezinho
08:00h – Visita técnica a Casa de Chico Pereira no sítio Jacu.
09:00h – Solenidade de Abertura
09:30h – Mesa redonda
"A articulação do ataque a Sousa e a figura de Chico Pereira"
Wanessa Campos – Recife/PE
 Maria do Socorro Leon – Nazarezinho/PB
 Maria do Carmo Pereira – Cajazeiras/PB
Coordenador: Chico Cardoso – Cajazeiras/PB
11:30h – Intervalo para o almoço
13:30h – Palestra
"O museu como lugar de memória e a sua importância para uma cidade"
Manoel Severo Barbosa – Fortaleza/CE
Coordenador: Paulo Gastão – Mossoró/RN
14:20h – Mesa de Trabalho
"A casa grande do sítio Jacu: 
Patrimônio que clama por atenção. Tombamento já!"
Coordenador: César Nóbrega – Sousa/PB
Participantes
Secretaria de Cultura do Estado,  FUNESC, IPHAEP, IPHAN
 16:00h – Lançamento de livros
19:00h – Local: Ação Colégio e Curso /Sousa - PB
Mesa redonda: "Coronelismo, cangaço e o ataque a Sousa"
Honório de Medeiros – Natal/RN
  Otávio Maia – Catolé do Rocha/PB
 Ângelo Osmiro – Fortaleza/CE
Coordenadora: Juliana Pereira – Quixadá/CE

24 de agosto de 2014
Lastro - PB
08:00h – Visita técnica a casa onde foi preparada a 
resistência aos cangaceiros
09:00h – Solenidade de Abertura
09:20h – Mesa redonda:
" A importância do cangaço para a história nordestina e a articulação da defesa contra os cangaceiros que invadiram Sousa"
Guerhansberger Tayllow – Lastro/PB
 José de Abrantes Gadelha – Sousa/PB
  Narciso Dias – João Pessoa/PB
Francisco Pereira Lima – Cajazeiras/PB

Cariri Cangaço Parayba 2014 !

André Vasconcelos recebe Título do Cariri Cangaço Por:Manoel Severo

André Vasconcelos recebe Título do Cariri Cangaço

O patrimônio das cidades podem ser percebidos em sua arquitetura, seu casário, sua história, cultura e tradição, mas sobretudo, o patrimônio das cidades se encontra nas pessoas. As pessoas é que dão vida e alma, fazem as coisas acontecerem e fazem a diferença.

Quem conhece André Vasconcelos sabe do que falo. Esse Triunfense, com T maiúsculo é uma dessas pérolas de ser humano que dignificam o berço onde nasceram, moram e se esforçam para que o dia de hoje seja melhor do que ontem.

André Vasconcelos, Elaine e Guilherme

Jovem e talentoso gestor cultural, hoje administrador do espetacular Teatro Guarani em Triunfo, André é também o responsável pela área gastronômica do SESC - Triunfo, um dos mais sensacionais equipamentos hoteleiros e de lazer de Pernambuco. Pesquisador das coisas do sertão, artista primoroso, encontrou na música e no violão a maneira mais fácil de encantar a todos.

Homem de fé, dedicado à família, ao trabalho e aos amigos, nos permite com seu exemplo acreditar que vale a pena trilhar o caminho da retidão, do trabalho e da generosidade de espírito. André faz amigos por onde passa, com o Cariri Cangaço não foi diferente, esteve ao nosso lado desde o primeiro momento quando ainda estávamos em estágio embrionário; naquele momento veio se unir aos muitos amigos que acreditaram nesse sonho. Ao lado de Diana Rodrigues são os embaixadores do Cariri Cangaço em Triunfo. 

 André Vasconcelos, Manoel Severo e Diana Rodrigues
André Vasconcelos e Manoel Severo
Diana Rodrigues, Heldemar Garcia e André Vasconcelos

Por ocasião da visita da Caravana Cariri Cangaço à cidade de Triunfo, em Pernambuco, neste último mês de julho de 2014, juntamente com  os confrades do GPEC, tivemos a grande oportunidade de, em ato solene passar às mãos desse grande amigo e confrade, André Vasconcelos, o Diploma de reconhecimento do Cariri Cangaço pelo seu enorme trabalho dedicado ao engrandecimento de nossa cultura, história e tradições. 

Ingrid Rebouças, Manoel Severo e André Vasconcelos

Ao final, participamos de uma proveitosa reunião de trabalho, na pauta; mais um empreendimento com a Marca Cariri Cangaço; reunindo os estados de Pernambuco e Paraíba; em 2015 os municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Princesa Isabel e São José de Princesa, serão os mais novos anfitriões do Cariri Cangaço !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço