Gurjão

 Gurjão: Cariri Cangaço Serra da Borborema, a Festa da História e Memória Sertaneja

Carlos Antônio da Costa e Manoel Severo

O município paraibano de Gurjão, localizado no compartimento da Borborema, a 220 km da capital João Pessoa, recebeu na manha do sábado, 19 de agosto de 2023, a edição do Cariri Cangaço Serra da Borborema - Gurjão. Evento significativo e o segundo dentro da série que contemplara alguns municípios da região do compartimento da Borborema e Campina Grande, tendo como principal protagonista a figura do cangaceiro Antônio Silvino.

Localização de Gurjão no estado da Paraíba
 Filarmônica Nossa Senhora do Rosário
Célia Maria
Quirino Silva

Eram cerca de 9h30 da manha do sábado quando o Auditorio da FUNDAC, no centro de Gurjão, recebia a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Gurjão 2023. A Filarmônica Nossa Senhora do Rosário deu as boas vindas aos convidados do evento para logo em seguida ser formada a mesa de abertura que contou com o prefeito municipal de Gurjão, José Elias, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, o presidente da Comissão Organizadora em Gurjão, Julierme Wanderley, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Gurjão, Carlos Antônio da Costa, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano, Daniel Duarte Pereira;  dentre outras autoridades.

Mesa de Abertura
Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

O evento seguiu com a entrada do Estandarte do Cariri Cangaço, pelos Conselheiros Quirino Silva e Célia Maria, seguidos das boas vindas dirigidas pelo pesquisador e escritor Julierme Wanderley; presidente da Comissão Organizadora; que ressaltou a "imensa importância do resgate da historia de Gurjão pelo Cariri Cangaço, como também o vital e imprescindível apoio do governo municipal e dos institutos históricos de Gurjão e do Cariri Paraibano, nas pessoas do prefeito Zé Elias, de Carlos Antônio e Daniel Duarte, como também agradecer ao GPEC e ao Curador do Cariri Cangaço, meu irmão Severo, pela confiança
. Hoje é um dia histórico não só para Gurjão mas para todo o Cariri Paraibano e para a Borborema com a chegada do Cariri Cangaço em Gurjão". conclui Julierme.

Pesquisador e escritor Julierme Wanderley; presidente da Comissão Organizadora
O Prefeito de Gurjão Zé Elias ressaltou a importância da chegada do Cariri Cangaço

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço parabenizou a gestão municipal "pela enorme sensibilidade em apoiar a iniciativa de trazer, recontar e fortalecer a história de Gurjão principalmente para as novas gerações, e para o Cariri Cangaço é uma grande honra participar dessa iniciativa". O Prefeito Zé Elias ressaltou as muitas iniciativas da gestão na direção de fortalecer a cultura de Gurjão e confirmou "a grande felicidade pela criação do Instituto Histórico e Geográfico do Gurjão e a chegada de um evento da qualidade e reconhecimento nacional como o Cariri Cangaço, a Gurjão".

Conselheiro Cariri Cangaço Kydelmir Dantas e as Comendas ao secretário Carlos Antônio e ao  Instituto Histórico e Geográfico do Gurjão
Conselheiro Cariri Cangaço e presidente do GPEC, Narciso Dias e a Comenda ao prefeito municipal de Gurjão, José Elias
Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira e as Comendas ao professor Daniel Duarte (representado por sua esposa) e ao  Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano
Conselheiro Cariri Cangaço e vice-presidente do GPEC, Bismarck Martins e a Comenda "Amigo do Cariri Cangaço" a João Andrade, de João Pessoa.
Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e a Comenda "Amigo do Cariri Cangaço" 
a Abdias Correia Cantalice, de Gurjão.
Doações de livros ao Instituto Histórico e Geográfico do Gurjão
Julierme Wanderley

Por ocasião da solenidade , o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço, concedeu Comendas de "Mérito Cultural Cangaço" ao  prefeito municipal de Gurjão, José Elias, ao Instituto Histórico e Geográfico de Gurjão e a seu presidente; Carlos Antônio da Costa, e ao Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano e a seu presidente; Daniel Duarte Pereira. Também foram agraciados com o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço, os pesquisadores; João Andrade, de João Pessoas e Abdias Cantalice, de Gurjão, radicado em Soledade.

Primeira conferência:" O Cariri Histórico" com professor Daniel Duarte Pereira
Conferência "A Gênese do Cangaço" com o Conselheiro Cariri Cangaço, 
vice-presidente do GPEC, Bismarck Martins Oliveira.

A primeira conferência com o título "O Cariri Histórico" teve como palestrante o professor Daniel Duarte Pereira; presidente do Instituto Histórico e Geographico do Cariri Paraibano; que por uma hora apresentou aos presentes uma aula magna sobre as origens, características geográficas e históricas como também o desenvolvimento e formação do Cariri Paraibano. Em seguida a Conferência "A Gênese do Cangaço" com o Conselheiro Cariri Cangaço, vice-presidente do GPEC, Bismarck Martins Oliveira. Em sua apresentação Bismarck Oliveira fez uma viagem no tempo e no espaço trazendo os principais aspectos da formação do povo e da região nordeste desde a época da colonização até o início do século passado, aprofundando a partir de uma análise técnica os principais fatores que influenciaram o surgimento do fenômeno do cangaço no sertão nordestino.

Rafael Borges ; bisneto do ex-cangaceiro Antônio Silvino; com a Conferência "Quem foi Antônio Silvino na percepção da família"
Xilogravura de Antônio Silvino de autoria de Rafael Borges ao IHGG

O artista plástico Rafael Borges foi o terceiro conferencista da manha; bisneto do ex-cangaceiro Antônio Silvino; com a Conferência "Quem foi Antônio Silvino na percepção da família", trouxe aos presentes recortes importantes da vida e da relação de Silvino com a família, no inicio, durante e principalmente após sua vida no cangaço. Após o almoço tipicamente sertanejo de raiz; oferecido pelo prefeito Zé Elias aos convidados; servido no próprio auditório da FUNDAC, deu-se inicio a segunda etapa de conferências temáticas onde o principal protagonista era Antônio Silvino.

Pesquisadora e escritora Fabiana Agra, de Picuí, com a Conferência "De Lagoa de Pedra para o Seridó: A fuga do bando de Antônio Silvino após o assassinato do Alferes Maurício"
O pesquisador e escritor Hesdras Souto, de Tuparetama, com a Conferência
 "Serra da Colônia - Pajeú: O Berço de Antônio Silvino"
Conselheiro Cariri Cangaço, Kydelmir Dantas e com a Conferência
 "O Cangaceiro Antônio Silvino na Literatura"

A pesquisadora e escritora Fabiana Agra, de Picuí, trouxe a Conferência "De Lagoa de Pedra para o Seridó: A fuga do bando de Antônio Silvino após o assassinato do Alferes Maurício" onde apresentou aos presentes um relato precioso e detalhado de um dos recortes importantes e decisivos da passagem de Silvino no cangaço que foi a morte do Alferes Maurício, resultado de uma zelosa pesquisa desenvolvida pela escritora ao longo dos últimos anos.  

Manoel Severo e Tailene Nogueira Barros
Conselho Cariri Cangaço em Gurjão:
Kydelmir Dantas, Narciso Dias, Luiz Ferraz Filho, Professor Pereira, Bismarck Martins, Manoel Severo, José Tavares, Célia Maria, Quirino Silva e Jair Tavares

O pesquisador e escritor Hesdras Souto, de Tuparetama, trouxe a Conferência "Serra da Colônia - Pajeú: O Berço de Antônio Silvino", quando num relato claro e didático mostrou as principais características da região da Serra da Colônia, atualmente no município de Carnaíba, onde Silvino nasceu e passou a infância e juventude, palco dos acontecimentos que desaguariam na entrada do "Rifle de Ouro" na vida do cangaço. A última apresentação da tarde, o Conselheiro Cariri Cangaço, Kydelmir Dantas, da cidade de Nova Floresta, apresentou a vasta bibliografia sobre o personagem com a Conferência "O Cangaceiro Antônio Silvino na Literatura", num passeio prazeroso pelos livros, revistas e principalmente, literatura de cordel. 


"A chegada do Cariri Cangaço a Gurjão nesse segundo evento aqui no compartimento da Borborema foi um sucesso, realmente um marco em nossas edições no estado da Paraíba"
Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira


"Essa edição do Cariri Cangaço aqui em Gurjão nos surpreendeu a todos, pela grandeza e riqueza histórica das conferências, pela mobilização e representatividade do publico presente e pela festa que realmente se transforma cada Cariri Cangaço"
Conselheiro Cariri Cangaço Jair Tavares
 

"Acompanho o Cariri Cangaço há quase dez anos, sou um apaixonado pelas nossas raízes e pela historia do sertão. O Cariri Cangaço nos proporciona ao longo do tempo encontros extraordinários e responsáveis, e hoje aqui em Gurjão, receber o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço, me deixou sem palavras, foi muita emoção"
Pesquisador João Andrade


"Mais uma vez o Cariri Cangaço diz a que veio. Gurjão foi mais uma demonstração da força de mobilização e credibilidade deste grande empreendimento chamado Cariri Cangaço, é uma honra fazer parte deste Conselho e desta verdadeira festa da Alma Nordestina, ainda mais como presidente do GPEC da Paraíba"
Conselheiro Narciso Dias, presidente do GPEC


O evento teve em seu encerramento a extraordinária apresentação do Grupo de Xaxado "Uma Família em Missão",um dos mais festejados grupos de xaxados da Paraíba.


Cariri Cangaço Gurjão - Serra da Borborema
19 de agosto de 2023
Gurjão, cariri paraibano

Realização:
PREFEITURA MUNICIPAL DE GURJÃO
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
COMISSÃO ORGANIZADORA SERRA DA BORBOREMA

Apoio:
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO DO CARIRI
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAFICO DE GURJÃO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO 
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ


NOTA DE PESAR CARIRI CANGAÇO

O Cariri Cangaço, através de seu Conselho, dedica essa postagem ao companheiro e amigo, parceiro de realização do Cariri Cangaço Gurjão, CARLOS ANTONIO GONÇALVES DA COSTA, engenheiro agrônomo, 41 anos, Secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da cidade de Gurjão, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Gurjão, falecido no último dia 03 de setembro de 2023, vítima de infarto fulminante, na cidade de Gurjão.

Nenhum comentário: