Rangel Alves da Costa, Conselheiro Cariri Cangaço
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A Cangaceira e a Escritora Por:Rangel Alves da Costa
Antônio Conselheiro: Olhares de Ontem e Hoje , nos Grandes Encontros Cariri Cangaço
"Um de meus maiores anseios era conhecer o verdadeiro Conselheiro; nascido Antônio Vicente Mendes Maciel há exatos 189 anos atrás nessa cidade de Quixeramobim; e que certamente permanecia como um ilustre desconhecido por muito tempo, para as novas gerações de pequenos quixeramobienses" confessava Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, ainda em 2019 na construção do Cariri Cangaço Quixeramobim..
O Cariri Cangaço se une de forma maravilhosa ao sentimento e trabalho feito em Quixeramobim pela AQUILETRAS e o Movimento Conselheiro Vivo no resgate e consolidação da memória e história de um dos maiores brasileiros de todos os tempo; Herói Nacional, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro.
Audálio Tenório Conhece os Cangaceiros Por: Júnior Almeida
Chico Martins foi ver o cangaceiro chefe de grupo, Antônio Matilde, levando junto com ele seu filho Audálio Tenório. No local, além do grupo dos Matilde, estava também o bando dos Porcinos, comandado por Antônio Porcino, grupo de família que era composto por cinco irmãos. Audálio pôde observar que Virgulino, Antônio e Livino estavam sentados, afastados dos demais cangaceiros. Soube depois que os irmãos estavam de luto, pois fazia poucos dias que tinham perdido a mãe, Maria Lopes, que morrera de causas naturais, e o pai, José Ferreira, assassinado pela polícia de Alagoas.
Conversando com Chico Martins, Antônio Matilde disse que ia para a proteção de José Inácio, na cidade do Barro, no Ceará, enquanto José Porcino disse que ia para Vila Nova da Rainha, na Bahia. Lampião estava calado, só ouvindo os companheiros, então Antônio Matilde perguntou ao cangaceiro: "E você Virgulino, pra onde vai?"
O cangaceiro foi apresentado a Chico Martins, que era o protetor de sua família em Águas Belas. Virgulino quis saber do fazendeiro notícias dos seus parentes e Chico Martins disse que estavam todos bem, que as moças viviam diariamente em sua casa, aprendendo a fazer flores, aprendendo a fazer doce, se nutrindo de tudo junto com sua família, e disse que sua senhora [responsável por ensinar os ofícios às irmãs de Lampião] era muito jeitosa, muito sabedora das coisas. Complementou dizendo ao cangaceiro, que suas irmãs viviam bem vestidas, ajeitadas, até usando meias e que seu irmão, João, respeitosamente vivia sempre o acatando.
Chico Martins combinou com Lampião para irem se encontrar com sua família. Foram a cavalo até o lugar Salgadinho, onde ocorreu o encontro. Quando chegaram ao local, um dos cangaceiros que acompanhou o grupo zombou fazendo o sinal característico da mão abanando o nariz, e dizendo que estava sentindo cheiro de macaco. Todos riram com a brincadeira do cabra.
Junior Almeida, Conselheiro Cariri Cangaço, Pesquisador e escritor, Membro da ABLAC
Cecília do Acordeom no Cariri Cangaço Personalidade
"A tardinha se aproximava e os últimos raios do sol teimavam em persistir refletindo na estrada que tomamos para conhecer uma personagem simplesmente sensacional... Era sábado, dia 27 de maio de 2017; Fortaleza havia amanhecido com um dia claro, mas denso de nuvens de chuva, um dia como dizemos por esses lados do Brasil: "Um dia lindo". Nosso destino, o município de Redenção, a cerca de 55 km da capital do Ceará; ali, no distrito de Antônio Diogo deveríamos procurar uma localidade chamada "Currais 2"..." Assim o curador do Cariri Cangaço começou a narrar seu primeiro contato com a pequena sanfoneirinha Cecília do Acordeom, ainda em maio de 2017.
Igreja e Casa Paroquial de São José de Botas
O Estado concedia Licença para Construção das Igrejas as quais eram edificadas pelas Confrarias ou Irmandades; o chamado Padroado (Direito de concessão de benefícios pelo Protetor), -Os Ricos comerciantes; os Maçons!- A sua construção remonta ao final do Século XVIII, em área particular na praia de Tamandaré (Atual rua São José, no Sítio de mesmo nome), pertencente à família do "de cujos" Nestor de Medeiros Accioly que adquirio a propriedade por volta de 1902 (-Aos seus 21 anos de idade-, por ocasião do seu casamento com Maria Castanha Accioly que tinha 15 anos naquela época -O Sítio São José, onde encontra-se encravado o citado Acervo Histórico-Cultural-), dos "Nétos" do Padre José Rufino Gomes. Em estilo Colonial Barrôco, em seu frontispício encontra-se o Brasão de São José de Botas que destaca as "Ferramentas do Carpinteiro"; Régua, Serrote, Compasso, Esquadro, além do tradicional "Ramo de Lírios" que expressa a "Pureza de São José", Espôsa da Virgem Maria, Maria Santíssima a Mãe de Jesús (Patrôno da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romanda)...
Em 24 de Dezembro de 1999 foi tombada pela FUNDARPE em caráter de urgência. Espaço especialmente reservado para Cerimônias Religiosas, Eventos Sociais & Culturais, conforme "COMPROMISSO DE ZELADORIA & TUTELA COMPARTILHADA (Por Tempo Indeterminado!), firmado entre a sua Curadora, (A advogada OAB/PE 6909), a Dra. Ísis Castanha Accioly (Com a anuência de seus Filhos Varões: Húgo Cláudio & Luís Flávio), e a Cúria Diocesana dos Palmares-PE., sob a mediação do Mui Reverendíssimo Padre, José Marcos Gomes de Luna...
Em estado de pré-ruína, após recuperação parcial com recursos Próprios e da Comunidade, retomou as Atividades Religiosas, após um período de mais de quarenta anos de abandono, com a Celebração de Santa Missa em 18 de Março de 2001 às 10:00 horas, por ocasião das festividades para homenagear seu Padroeiro, São José (Patrono da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana), Espôso da Virgem Maria, Maria Santíssima a Mãe de Jesús! Curiosidades: -Em seu entorno, bem como na própria capela, funcionou o antigo Cemitério de Tamandaré até 1930, quando foi transferido para um terreno próximo ao Forte Santo Inácio de Loyola. Na sua entrada existiu um Átrio com Cruzeiro onde foi sepultado um membro da família Accioly. Ao lado esquerdo da igreja encontra-se um Antigo Casario que serviu como Casa do Padre José Rufino Gomes, que continua sendo a residência oficial da família Accioly.
Por: Receptivo São José
Naquela Mesa Estão Faltando Eles...
A SAUDADE. E quando o querido Manoel Severo novamente olhar para o lado, e em qualquer mesa sentir a saudade dos eternos amigos Alcino e Paulo Gastão, então certamente dirá: “E nessa mesa tá faltando eles, e a saudade deles tá doendo em mim. E nessa mesa tá faltando eles, e a saudade deles tá doendo em mim...”.
Rangel Alves da Costa
Humberto Mesquita o "Caçador" de Cangaceiros nos Grandes Encontros Cariri Cangaço
Humberto Mesquita paraibano da gema; filho da querida
Campina Grande, começou sua jornada no radio e no jornalismo aos 16 anos de idade.
Foi repórter esportivo, redator na Sport Press e da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
Depois vieram a Radio Bandeirantes e TV Excelsior em São Paulo. Escreveu para a
revista Realidade e atuou nas TVs Bandeirantes e SBT. Apresentou o histórico
programa "Pinga Fogo" na TV Tupi e realizou importantes pesquisas
sobre Lampião, o Rei do Cangaço, e sobre figuras lideranças religiosas nordestinas, a partir de sua ligação com a historiadora Christina Matta Machado nos meados dos anos sessenta.
Humberto Mesquita apresentou programas, como o "Pinga Fogo", na Rede Tupi, "Xeque-Mate", na Bandeirantes, e "Isto é Brasil", no SBT. Por trás das câmeras, foi editor de jornalismo na Tupi e no SBT. Na imprensa escrita trabalhou nas revistas Cruzeiro e Realidade, dentre outras. É autor do livro "Tupi, a Greve da Fome", do romance "Santa Brígida", e de "Coisas que eu vi", sua obra mais recente. Atualmente escreve "No Rastro dos Cangaceiros”. Atualmente mora em Marselha, na França.
Humberto Mesquita é o convidado especial dos Grandes Encontros Cariri Cangaço. A saga do jornalista que "descobriu" vários cangaceiros no asfalto de São Paulo; sua ligação com Christina Matta Machado, os encontros, as confidências, os testemunhos e muito mais nesta quarta, dia 21 de abril às 19h30.
Humberto Mesquita será entrevistado pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e pelo pesquisador e escritor, Ângelo Osmiro, Conselheiro Cariri Cangaço e presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.
A Morte dos Cangaceiros Mané Moreno, sua Companheira Áurea e Cravo Roxo Por:Archimedes Marques
Estreia hoje no Instagram: CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE
A Fazenda Santa Cruz Por: Valdir José Nogueira
Numa madrugadinha friorenta de julho de 1927, as jovens mocinhas Belisarina Alves de Carvalho (Belisa) e Gertrudes Gomes de Carvalho (Tudinha), na companhia do vaqueiro Pedro Leôncio, em suas montarias seguiram da fazenda Malhada Grande com destino à fazenda Santa Cruz para realizar o pagamento de uma promessa, pois Belisa havia alcançado uma graça com o milagroso Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro daquela fazenda. A devoção ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. A tradição conta que a imagem venerada na Fazenda Santa Cruz foi trazida de Portugal pelo Sr. Manoel Gomes dos Santos, casado com Maria Águida Diniz (de Panela D’Água), arrendatários e proprietários da Fazenda Inveja. A referida imagem foi benta pelo padre santo de Juazeiro Cícero Romão Batista, numa de suas inúmeras passagens pela Santa Cruz, sendo zelosamente segregada dentro de um antigo oratório de jacarandá que veio da Bahia, com outras imagens e relicários de santos também antigos e de raro valor, dentre os quais uma belíssima imagem de Santa Escolástica, hoje em poder de dona Maria José Primo de Carvalho Costa, esposa de seu Levino Costa, residente no Recife. Tradicionalmente se rezava naquela fazenda todos os anos a novena ao Bom Jesus dos Aflitos, por sinal, muito concorrida, onde afluía um grande número de devotos entre parentes moradores, agregados e vizinhos.
Cariri Cangaço Personalidade, Novo Projeto para o Instagram
Vem com a gente, entra lá no Instagram e segue @cariricangaço e se apaixone ainda mais por esse vasto e extraordinário universo do sertão.
PERSONALIDADE estreia nessa segunda,
dia 19 de abril, às 20h.
As Grandes Fugas da Cadeia Velha de Pombal Por:José Tavares de Araujo Neto
A
cadeia de Pombal, cuja construção foi iniciada em 1841 e concluída em 1849,
registrou sua primeira fuga em massa quatro anos após sua inauguração,
precisamente em 24 de novembro de 1853. O fato chamou muito atenção e teve
grande repercussão, tendo em vista ser ela considerada uma das mais seguras do
império.
As
paredes externas com 1 metro de largura e mais de 4,5 metros de altura; na
parte frontal, um portão de grades em ferro maciço e quatro janelas reforçadas
com grades duplas; na enxovia, cela escura que abrigava os presos de maior
periculosidade, a altura de cerca de 3 metros, foi instalada uma espécie de
forro em vigas de madeira de lei com cerca de 30 cm de espessura, o que
dificultava ainda mais qualquer tentativa de fuga por via área. O carcereiro era responsável pelo controle,
enquanto um destacamento, constituído por policiais da guarda nacional, sob o
comando de um delegado, incumbia-se de manter a ordem e a vigilância, tanto
interna como externa.
A
arquitetura e a vigilância faziam da cadeia de Pombal uma fortaleza
inexpugnável. Pelo menos era isso que se imaginava. Porém, na prática a teoria
nem sempre funciona. Assim se pode
constatar quando naquele 24 de novembro de 1853, à véspera da unidade prisional
completar quatro anos de sua inauguração, aconteceu a primeira fuga em massa da
até então inexpugnável fortaleza. A esse respeito, o jornal Diário de
Pernambuco, edição de 24 de dezembro do mesmo ano, noticiou o fato de forma
muito jocosa, sugerindo o óbvio: que os
dez presos, constituídos de quatro homicidas, cinco recrutas e um desertor, só
obtiveram êxito porque contaram com providencial ajuda de autoridades
responsáveis pela segurança da cadeia.
Segundo
o jornal, no dia da ocorrência o destacamento responsável pela segurança havia saído
a fim de efetuar a transferência de um preso, sendo substituído por paisanos. Estranhamento,
os presos conseguiram fugir sem despertar nenhuma atenção dos guardas, os quais
são comparados aos “setes dormentes de Éfeso”, a lenda milenar dos sete
jovens que caem em uma sonolência secular. O mais incrível foi que o preso que
era conduzido pelo destacamento também conseguiu evadir-se, mesmo sob a
vigilância da força policial.
Eis
a integra da nota veiculada no jornal:
“Na
noite de 24 de novembro último, os presos da cadeia de Pombal tiveram a fortuna
de encontrarem os guardas tocados de uma vara mágica, e com a sonolência dos sete
dormentes, e puderam a seu salvo pôr fogo em que parte da cadeia, subir pelo
rombo ao telhado, descer por cordas ao corpo das guardas e porem-se a andar, ou
porém a andar alguns cavalos, que casualmente encontraram com tanto tento e
prudência, que o mais leve ferimento, nem ainda uma esfoladela, ou arranhão no
passar do buraco.
Assim suave e naturalmente esgueiraram-se quatro criminosos de morte, um desertor e cinco recrutas.Convém notar que a cadeia de Pombal, obra de prestante cidadão Bernardino José da Rocha, finda há quatro anos, é uma das mais sólidas e bem construídas cadeias do império; e que o rombo foi tal, que com a despesa de oito mil réis ficou reparado, e como se nada sofrera.
A guarda era de paisanos, porque o destacamento de polícia tinha ido conduzir um criminoso não sei para onde, o qual, também não se sabe como, saudou-se em caminho, ou fugido ou tomado pelos parentes, ou mesmo aderentes, o que não está verificado. Parece que um jubileu foi concedido pela fatalidade aos presos de Pombal para passarem a festa no olho da rua, e acrescentarem as fieiras thuggaes, que iam rareando com as últimas prisões.”
Na
edição de 16 de outubro de 1856, o Correio de Mercantil, do Rio de Janeiro,
veiculou matéria noticiando uma frustrada tentativa de fuga da cadeia da vila
de Pombal. Adiantava o matutino da capital imperial que não era aquela a
primeira vez que bandidos tiveram seu intento frustrado. Registra que o
carcereiro ficou em estado agonizando após ser barbaramente espancado, e tece
elogios a atuação da guarnição frente a repressão aos amotinados. “Pela
terceira, quarta ou quinta vez, os presos da cadeia da vila de Pombal, em
número de setenta e três, tentaram evadir-se, esbordoaram cruelmente o carcereiro que ficou moribundo,
e arrojaram-se ao portão para sair; encontraram porém a mais corajosa
resistência da parte do alferes da guarda nacional Umbelino José de Almeida e
de três soldados também da guarda nacional, que estavam também de guarnição, os
quais sustentaram o primeiro ímpeto dos presos, e lucraram com eles ferindo a
dois ou três, até que acudiram o delegado e mais cidadãos armados, repeliram os
amotinados, e os obrigaram a recolher-se outra vez á enxovia sem ter escapado
um só.”
Em
7 de outubro de 1857, o Diário de Pernambuco noticiou que aproximadamente às 16
horas, do dia 5 de abril daquele mesmo ano, dois guardas da cadeia de Pombal
haviam rendido o carcereiro, quando este fazia a revista, dando fugas a 13
presos. “Os dois guardas fugiram com os presos. Houve luta, alguns tiros,
mas nenhum morto ou ferimento”, concluía o jornal.
Em
1863, aconteceu o mais ousado ataque da história da cadeia de Pombal. Na
ocasião, encontravam-se entre os presos os irmãos Andrelino de Araújo Lima e
Antonio Thomaz da Fonseca, acusados de participação no assassinado do
subdelegado de Piancó, Estanislau Lopes da Silva, crime ocorrido em 13 de
novembro de 1852. Almejando a prescrição do crime, os irmãos, poucos meses
antes, haviam se entregado em Misericórdia, atual Itaporanga, Paraíba, onde
ficaram detidos. Ao tomar conhecimento, o chefe de polícia ordenou ao delegado
de Misericórdia que transferisse com urgência os dois presos para a cadeia de
Pombal, onde haveria maior segurança. Os irmãos ficaram bastante transtornados,
achando que foram ludibriados.
Na
madrugada do dia 5 junho, um grupo de bandoleiro, composto de mais de 30
cavalheiros, proveniente de Pajeú das Flores, província de Pernambuco,
invadiram a vila de Pombal e tomaram de assalto a cadeia local. Após um
acirrado tiroteio, um guarda que estava de sentinela foi atingido por um tiro
fatal. Dois soltados e o alferes, comandante do destacamento, também foram
atingidos por tiros certeiros, que os deixaram fora de combate. Em seguida, o
grupo invadiu a cadeia e libertou onze presos, inclusive os dois irmãos, alvos
principais da espetacular missão criminosa.
O mais conhecido ataque à cadeia de Pombal ocorreu em 1874. A história contada pela literatura vigente relata que na madrugada chuvosa de 19 de fevereiro, o cangaceiro Jesuíno Brilhante à frente de um grupo de cangaceiros, tomou-a de assalto, libertando 43 presos, inclusive seu irmão, que se encontrava aguardando julgamento por um crime de morte cometido na comarca de Catolé do Rocha.
Analisando
esta versão de forma superficial, e certo afirmar que ela é verdadeira. O que foge da verdade é o modus operandi, a
forma como deita operação nas narrativas dos escritores. As narrativas dos
escritores Gustavo Barroso, em “Heróis e Bandidos”, e Rodolfo Teófilo,
no romance “Os Brilhantes”, são recheadas de fantasias, buscando
enaltecer a valentia e ousadia de Jesuíno Brilhante e seus asseclas, quando na
verdade a operação foi um jogo de cartas marcadas.
O
processo criminal que se encontra nos arquivos do Fórum Promotor Francisco
Nelson da Nóbrega, da Comarca de Pombal/PB, é prova contundente de que os escritores
pioneiros romancearam o episódio. Consta
que tudo foi facilitado pelo delegado, alferes Eustáquio Toscano de Oliveira, e
principalmente pelo comandante superior da guarda nacional, o coronel João
Dantas de Oliveira, que também tinha interesse em libertar um preso, que havia
sido condenado por ter praticado um crime por ele encomendado. Trata-se de uma
longa história que devido a sua importância, toda a trama será contada com
riqueza de detalhes em outra oportunidade.
Em fevereiro de 1890, registra-se a fuga de 34
presos, com denúncias de que houve conivência da guarda da cadeia. Por sugestão do Chefe de Polícia, João Coelho
de Goncalves Lisboa, o governador Venâncio Neiva exonerou o delegado, o
tenente-coronel Vicente José da Costa, nomeando para o seu lugar Francisco José
de Assis, que recebeu a incumbência de abertura de um rigoroso inquérito
policial a fim de apurar a efetiva participação dos denunciados.
O Governo do Estado providenciou um envio de
uma força policial constituída de 30 praças, sob o comando de um oficial, tanto
para garantir a segurança da cadeia como para efetuar diligências na busca dos
fugitivos. Foram recapturados nove dos foragidos, em seguida foi preparado uma
relação impressa dos 25 réus, com tiragem de 200 exemplares, os quais foram
remetidos as div4ersas autoridade policiais do Estado, bem como aos chefes de
polícias dos Estados circunvizinhos: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
Em 3 de abril de 1917, o jornal O Norte, de João
Pessoa – PB, noticiou que o tenente Sosthenes Barreto, delegado de Pombal,
havia telegrafado ao presidente do Estado dando conta que, no primeiro do mês,
quatro presos havia fugidos da cadeia usando uma chave falsa, levando algum
armamento. O delegado diz ainda que já havia expedido diligências no encalço
dos fugitivos e que os presos evadiram-se aproveitando o momento em que a
sentinela havia ido ao aparelho sanitário. Um relato que mais parece um
daqueles contos do 1° de abril.
Em
fins de agosto de 1918, após um acirrado tiroteio, Eustáquio de Morais,
subdelegado de Bonito, atual município de Bonito de Santa Fé/PB, então povoado
de São José de Piranhas/PB, baleou e prendeu o famigerado cangaceiro Cícero
Costa, um dos mais importantes líderes cangaceiros, com enorme lista de
serviços prestados ao major Zé Inácio do Barro, de Milagres/CE, o mais
destacado protetor de bandidos do cariri cearense.
A
permanência de Cícero Costa na cadeia de Bonito trouxe um enorme clima de
tensão ao lugar, principalmente devidos as informações que corriam dando conta
de que um grupo de cangaceiros se organizavam em Milagres, no vizinho Estado do
Ceara, com vistas a vir resgatá-lo da prisão. A vigilância da cadeia foi
reforçada e logo que o preso estava em condições de viajar, em meados de
setembro, foi conduzido para a cadeia da cidade de Patos, sob uma forte escolta
comandada pelo experiente tenente Manoel Benicio.
Posteriormente,
quando totalmente restabelecido, com igual esquema de segurança Cícero Costa
foi conduzido para a cadeia de Pombal, o hipotético abrigo seguro para os
fora-da-lei de maiores periculosidades. Porém, a estadia do bandido na cadeia
não foi tão demorada como almejada pelas autoridades. No início de julho de
1920, o Jornal do Comércio veicula notícia dando conta que “Os cangaceiros
Cícero Costa, José Coelho da Silva, Pedro Neco Fernandes e Melquíades Januário
da Silva, que a muito custo haviam sido capturados e recolhidos a cadeia de
Pombal, dali fugiram, auxiliados pelo soldado do destacamento policial Severino
Alves de Oliveira”.
Esta foi a última grande fuga registrada na velha cadeia, que embora desativada na década de 1970, permaneceu elegantemente impávida, com sua imponente arquitetura imperial, a roubar a cena de tudo que representa a modernidade. Em 1989, passou a sediar a Casa da Cultura, um pequeno museu que ao longo de mais de três décadas infelizmente ainda não atingiu o seu verdadeiro objetivo, notadamente pela falta de uma gestão mais comprometida com a preservação de nossa memória.
José Tavares de Araujo Neto, pesquisador - Pombal-PB