A cada amanhecer uma nova festa!

.
A satisfação e o prazer de reencontrar pessoas tão queridas tem sido o ponto alto do Cariri Cangaço; desde a primeira edição que o evento tem se notabilizado por proporcionar em um único espaço e em um único periodo, o encontro de muitos pesquisadores, escritores e apaixonados pelas coisas do nordeste.

Kydelmir, Pereira e Honório de Medeiros

Danielle Esmeraldo e Alcino Costa

Amaury, Carlos Elydio e João de Sousa

Manoel Severo e Raimundo Marins

Luiz Ruben e Gilmar Teixeira

Rubinho Lima e Alfredo Bonessi

Comendador Francisco Mariano

Antonio Amaury e Aderbal Nogueira

Leo, Luiz Ruben e Kiko Monteiro

Personalidades de todo o Brasil estão se acostumando a encontrar-se na grande festa da cultura nordestina que é o encontro da família Cariri Cangaço. Este ano de 2010 recebemos visitantes de todo o Nordeste e Sudeste e ainda dos estados de Santa Catarina,Tocantins e Distrito Federal, numa verdadeira troca de experiencias, impressões e muitas emoções. A cada amanhecer uma nova festa e o cenário: Pasargada Parque Hotel, o hotel oficial do Cariri Cangaço 2010. Se você não veio, comece a arrumar as malas para o ano que vem...

Produção Cariri Cangaço
.

Todas as Caras e Rostos do Cariri Cangaço 2010

.
Aderbal Nogueira
Rubinho Lima
João Souto
Afrânio
Lily
Paulo Gastão
Bin Ladem
Leopoldo Kawisner

As fotografias mostram rostos dos muitos personagens principais do Cariri Cangaço 2010. Estaremos postando um pouco desses homens e mulheres que abrilhantaram e trouxeram todo seu talento para o cariri do Ceará, para o Cariri do Brasil.
..

Encontrar velhos camaradas.... Por:Kydelmir Dantas

.


Nobre confrade Manoel Severo e digno presidente da SBEC Lemuel Rodrigues,

Parabenizamo-os pelo sucesso do evento CC 2010.

De minha parte, foi salutar encontrar velho(a)s camaradas e conhecer novo(a)s companheiro(a)s. Agradeço a atenção e o carinho daqueles que me receberam tão bem, o que se confirma na receptividade desde a chegada ao Pasárgada Hotel até ao café da manhã do dia 20 e no restante da programação.

Por motivos particulares, necessidade de minha presença em casa, saí sem me despedir daqueles que me foram tão carinhosos e me são mais caros ainda, na minha vida. A todo(a)s, desejo que tenham tido um bom retorno aos seus lares e que nos encontremos no CC 2011.

Kydelmir Dantas
Sócio-fundador da SBEC.
.

A Caravana na fazenda Padre Cícero

.
Parte da Caravana Cariri Cangaço 2010, em visita a Fazenda Padre Cícero, pertencente a Família do Coronel Dantas, de Missão Velha, a Fazenda era propriedade do padre Cícero e administrada pelo médico baiano Floro Bartolomeu.
..

Fazenda Padre Cícero anfitriona o Cariri Cangaço mais uma vez

..
.
A Fazenda Padre Cícero, imponente propriedade rural encravada a pouco mais de 6 Km do centro de Missão Velha; construida ainda em 1908 por Padre Cícero e administrada por algum tempo por seu braço direito, Floro Bartolomeu; depois pertecente ao Clã dos Dantas, valorosa família de coronéis de Missão Velha; mais uma vez anfitrionou a caravana do Cariri Cangaço nesta segunda edição de 2010.

Bosco Andre, Dra. Francisqunha, Rosa Bezerra e Lily

Mucio Procopio

Alfredo Bonessi e Moreira Paz

Geraldo Ferraz

Ali, sob a orientação do grande historiador João Bosco André, os convidados e participantes puderam conhecer mais de perto um dos mais espetaculares capítulos da história recente do cariri cearense, a partir dos embates envolvendo os coronéis de barranco que disputavam o poder deste lado do estado do Ceará. A fazenda Padre Cícero perteceu ao Cel. Dantas, destituido "as custas de bala" da prefeitura de Missão Velha, pelo coronel Isaias Arruda, de Aurora. Quem visita o fantástico casarão ainda pode ver as inúmeras "torneiras" usadas pelos defensores do lugar.

Manoel Severo
.

...Um olhar com mais profundidade Por: Antonio Galdino

.

Meus caros amigos,

Foi um grande prazer participar desse II Cariri Cangaço. A programação intensa, muito variada e sobretudo a presença de renomados escritores, pesquisadores e estudiosos do tema, além da oportunidade de conhecer lugares e pessoas que, de outra forma seria impossível que isso acontecesse, permitiu um olhar, com mais profundidade e interesse sobre esse rico tema.

A inclusão das fantásticas histórias dos beatos e dos coronéis permitiu também a descoberta de informações que, na realidade, sempre estiveram juntas mas não eram apresentadas - pelo menos para um neófito como eu - de forma a mostrar a sua interação - os três temas, aparentemente antagônicos, na verdade se completam -.

As muitas dezenas de profundos conhecedores destes assuntos nos fez refletir como o nosso Nordeste é rico e como temos valorizado tão pouco esses tesouros guardados por tantos anos ou apenas conhecidos de uns poucos privilegiados. Parabéns ao SBEC e aos organizadores desse encontro que acariciou o nosso ego de nordestino.

Antônio Galdino
Paulo Afonso-BA
.

Imprensa: Aurora recebe Cariri Cangaço 2010

.
Abertura do Cariri Cangaço em Aurora

Aurora vivenciou neste último sábado(21) mais um grande evento sociocultural e histórico. Trata-se do Seminário Cariri Cangaço 2010 sob o tema “Os 83 anos da passagem de Lampião pelo território aurorense” que foi apresentado pelo secretário de Cultura do município professor José Cícero. As dependências do salão paroquial pareceram pequenas diante do grande número de pessoas que compareceu ao evento.

Com um belo cenário reproduzindo as paragens sertanejas, a Seculte apresentou ainda o monólogo ‘Desvario Lampiônico” através do jovem ator filho da terra, Lamack Dias. "A apresentação foi esplendorosa e agradou sobremaneira todos os presentes", disse o secretário. 


Prefeito Adailton Macedo fala na abertura da Conferência
Secretário José Cícero e Mesa de Abertura

Abrindo oficialmente o acontecimento fizeram uso da palavra: o curador Manoel Severo, a Secretária de Cultura do Crato Danielle Esmeraldo, o escritor Dr. Antonio Amaury, o Secretário de Cultura de Aurora José Cícero, assim como o prefeito Adailton Macedo. Compuseram a mesa, o Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Idemário Oliveira e o vice-prefeito Antonio Landim.

Já a mesa de debatedores foi formada pelo curador do CC Manoel Severo que inclusive atuara como mediador (Fortaleza); o memorialista Bosco André(Missão Velha); Aderbal Nogueira(Fortaleza) e o professor Francisco Pereira(Cajazeiras). Além de representar um profundo resgate da verdadeira história de Aurora, a palestra sobre os 83 anos da passagem de Lampião por terras aurorenses também apresentou para os pesquisadores presentes uma série de novidades relacionadas a historiografia do cangaço lampiônico na região.

Conforme assegurou o palestrante, todo o material da sua pesquisa será reunido em breve com vistas a publicação de um livro abordando com mais profundidade a temática. Grandes nomes da pesquisa e da narrativa cangaceira estiveram em Aurora neste sábado, dentre os quais: o escritor Antonio Amaury Correia de Araújo, Dr, Napoleão Tavares Neves, Bosco André, Fco Pereira Lima, Gonzaga de Garanhuns, Kiko Monteiro, Múcio Procópio, Ângelo Osmiro, entre outros. Além de autoridades locais e a comunidade em geral.

 Mesa da Conferência


Na parte externa do evento aconteceu uma exposição de esculturas e artes plásticas, produzindas por talentos da terra. Como também a chamada Latada Cultural com venda de obras importantes e cordéis sobre o cangaço e Lampião.

Estiveram presentes ao evento, além do prefeito e do vice, vereadores e os secretários municipais de Educação – Professora Fátima Oliveira, da Ação Social - Socorro Macedo, de Administração Osasco Gonçalves(que também realizou a apresentação) e o ex-prefeito João Antonio de Macedo. A Prefeitura municipal, por intermédio da sua Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) também realizou o lançamento do Cordel – 'Vida e Morte de Lampião' de autoria do jovem poeta-violeiro Cícero Cosme.

Bosco André, José Cícero e Manoel Severo 

Napoleão Tavares Neves, Manoel Severo e João de Zéca

Prefeito Adailton Macedo

Após o seminário o município ofereceu aos visitantes e convidados um almoço no Centro Social Urbano(CSU) localizado na vila Paulo Gonçalves. Em seguida, todos os pesquisadores e convidados se dirigiram para a histórica fazenda Ipueiras de Zé Cardoso e do coronel Izaías Arruda, local onde ocorreu em 1927 a trama para a invasão de Mossoró e depois, a tentativa de envenenamento de Lampião e seu bando.

O prefeito Adailton Macêdo foi bastante elogiado por todos os participantes(tanto de Aurora quanto os visitantes) sobretudo, pela maneira com que vem contribuido para o movimento cultural e a preservação da mémória histórica do seu município. Iniciativas que por sinal, o mesmo fez questão de reafirmar para a platéia presente durante o discurso de abertura do evento.

Da Redação:
LEIA MAIS EM
http://www.jcaurora.blogspot.com/
htp://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/
http://www.blogfaaurorajc.blogspot.com/
.

Meus olhos viram novamente tanta beleza... Por:João de Sousa Lima

.
.
Um dia, em um passado ainda próximo, falei de momentos tão belos que meus olhos viram. Desejei ver tudo novamente; O destino brincou de ironizar com minha visão: Tive graves momentos visuais, lutei, superei, sem antes, homem rude como sou, ajoelhar-me aos pés do Cristo Piedoso; Implorei mais uma chance, o Misericordioso Homem de Deus atendeu meu pedido: Avistei velhos amigos, abracei todos, como se fossem meus últimos dias, senti a vida acarinhando meu coração ainda assustado.

Nas colinas verdejantes avistei distantes paisagens, respirei os ares vindos das terras dos Cariris, ventos circundantes nas Serras do Araripe. Senti frio, ouvi o assovio dos redemoinhos enquanto fitava aquela imensidão bela. Nos chalés acolhi-me cansado e feliz por jornadas diárias, todos os dias. Pisei solo sagrado do Beato Zé Lourenço. Visitei cruzes aonde a morte chegou sem avisar e sem perdão, senti os remorsos dos dias passados, cruzes erguidas em solo seco e pedregoso, o silencioso Alto do Leitão. A história ainda latente em um casarão de tantos anos atrás. Nas paredes marcas de uma defesa talvez inexistente, nas torneiras, paredes furadas, sangrias no barro, defesa de homem polêmico, Cícero Romão Batista, adorado por tantos fiéis, ignorado por leis católicas.


Homenagem em vida, ao grande Mestre, meu Mestre Amaury, emoção, tímidas lágrimas, merecedor do pouco que se fez, merecedor do muito que se faça, Mito das Letras, da História Oral, perseguidor Incansável das tantas histórias, maior conhecedor delas. Uma simples placa e um coração de amigo junto.

Vi um menino ligeiro, correndo sem parar, sorriso sempre presente, como se não houvesse falhas, cansaço ou qualquer pingo de desânimo. Menino grandioso, sorriso farto, abraço verdadeiro: Menino Severo, Severo amigo, Severo Presente, presente da vida; Severo: Digno de ser amado por todos.

Aprendi muito, com palavras de tantos, com as vozes de todos; Sonhei nas imagens do tempo, no tempo do Luiz Lua Gonzaga, sonhos do passado esbranquiçado em películas; Sorvi a semente plantada por Seraine, no canto e no aboio do Rei do Baião.

Meus olhos viram tudo de novo, visualizei amigos, abracei tantos; Beijei faces, amei pessoas reais. Vi o belo, como desejei, como pedi novamente; na solicitude de homem rude descobri misericórdia. A vida bela sorriu-me e ingenuamente pedi a Deus para permitisse ver tudo de novo e quando chegar um novo Cariri Cangaço, eu quero estar lá, quero ver as paisagens belas do Cariri, quero abraçar amigos, subir nos tablados, fazer homenagens, ouvir cantos, me encantar com palavras, saber mais das histórias, aprender com tantos, ouvir o canto do vento, no redemoinho do tempo...

Permita-me Deus, ainda ver outros Cariris Cangaço, entrego-vos meus olhos, em ti descanso, me regojizo, espero; Pagarei com amor ao próximo, amando os amigos, apreciando tuas obras, a natureza fecunda que circunda os Vales Cearenses.

João de Sousa Lima
Poeta, pesquisador e escritor
Paulo Afonso BA
.

O Guardião do Alto do Leitão

.
Uma das visitas marcantes do Cariri Cangaço 2010 foi sem dúvidas ao Alto do Leitão, em Barbalha, cenário da trágica chacina perpetrada contra o mais novo dos irmãos Marcelinos; Lua Branca; e alguns outros condenados: Pedro Miranda, Manoel Toalha, enfim.


Naquele janeiro de 1928, sob o pretexto de estarem sendo conduzidos para a cadeia do Crato, os cinco, escoltados pela volante de Zé Antonio; foram obrigados a abrir suas próprias sepulturas (favor ver outras postagens neste blog, sobre o assunto) e ali foram barbaramente assassinados. Pois bem, em nossa visita contamos com um visitante inesperado, aliás, uma visitante: uma cadela que por todo o tempo ficou a nos acompanhar, por sua persistencia, Danielle resolveu fotografá-la e eu resolvi postar em nosso blog, penso que ela conseguiu o que queria...o estrelato no mundo cangaceiro, rsrsrs.

Abraço a todos, Manoel Severo
.

Garra e dedicação Por:Antonio Villela

..


Amigo Severo; você foi simplesmente fantástico,muita garra e muita dedicação.O Cariri Cangaço 2010 foi 10.

Parabéns,

Antonio Vilela
.

O doce sabor da melhor rapadura do mundo...em Barbalha.

.
Geraldo Ferraz nos caminhos dos Engenhos de Barbalha

Barbalha esconde por entre seus caminhos de verdes canaviais, uma infinidade de engenhos de rapadura, boa parte deles ainda produzindo de maneira artesanal. Na manhã do dia 20 de agosto, sob a orientação da equipe da secretaria de cultura de Barbalha, a Caravana Cariri Cangaço pôde adentrar nesse mundo mágico do doce mel da rapadura cearense.

 Rosa Bezerra e Wescley Dutra, o desafio de preparar o Alfinin cearense...

Eloisa Farias, descobrindo o segredo das terras caririenses

Emilson sendo supervisionado por Gonzaga de Garanhuns


Os dois Afrânios, de Minas Gerais e Fortaleza se cruzam em Barbalha

João de Sousa e Kiko  Monteiro

lily e o alfinin produzido...sabe-se lá como...

Ao final um brinde de calda de cana: Dra. Fransisquinha e Tomaz Cysne

Engenhos de Barbalha, parada obrigatória para todos que visitam a região do Cariri cearense, aqui se escondem as raízes seculares de nosso Brasil colonial, a beleza das cores, o aroma do melaço e do mel de rapadura, a cana de açucar viajando de cá para lá e daqui prá lá, nos trazem um cenário inesquecível que com certeza ficará na memória e no coração de todos que estiveram na Caravana Cariri Cangaço 2010.

Manoel Severo
.