Páginas
- Início
- A Origem...
- Cariri Cangaço 2009
- Cariri Cangaço 2010
- Cariri Cangaço 2011
- Cariri Cangaço 2013
- Edição de Luxo 2015
- Lavras da Mangabeira
- Piranhas
- Parahyba
- Princesa Isabel
- Exu
- Água Branca
- Floresta
- Fortaleza
- Poço Redondo
- São José de Belmonte
- Quixeramobim
- 10 Anos
- Paulo Afonso
- Serra Talhada
- Campina Grande
- Natal
- Gurjão
- Grandes Artigos
- PodCast Cariri Cangaço
A Tradição de Bom Nome Recebe o Cariri Cangaço em Grande Festa
Calumbi e a Invasão de Lampião : Cenário Cariri Cangaço 2022 !
"Severo, Lampião teve sim uma forte ligação com Calumbi, desde os tempos em que a família Ferreira dedicava-se ao oficio de almocreve, ele já tinha amizade com moradores do lugar, muitos coiteiros, mas também muitos inimigos. Aqui teve um surpreendente romance e até um suposto filho com uma menina chamada Tatu. Teve estupro, uma briga de Lampião com o primeiro prefeito, o processo movido pelo delegado da cidade e a invasão de Calumbi por Lampião e 50 cangaceiros" Conta o pesquisador e escritor Louro Teles, Conselheiro Cariri Cangaço e organizador do Cariri Cangaço em Calumbi.
O município de Calumbi teve início com a família Barbosa, cujos membros foram seus primeiros habitantes, os quais construíram a Igreja Católica do lugar, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Assim, originou-se a sua festa tradicional, em 08 de dezembro de 1877. Foi elevado à condição de vila, com a denominação de São Serafim, pertencente à Comarca de Flores. Posteriormente, passou a se chamar Calumbi devido à existência de grande quantidade de arbustos de pequeno porte no rio Pajeú. O município se estende por 179,3 km² e contava com 5 750 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 32,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. Calumbi se situa a 17 km a Norte-Leste de Serra Talhada.
Bom Nome e a Visita de Sinhô Pereira: Cenário Cariri Cangaço 2022
Os infindáveis conflitos entre Pereiras e Carvalhos surgidos na época imperial atravessaram o século 19 e se estenderam ao período republicano. Na primeira década do século 20, Luis Padre (primo de Sinhô Pereira) tem seu pai assassinado em um dos confrontos. O irmão de Sinhô Pereira, Né Pereira (Né Dadu), começou a liderar um grupo da família promovendo a vingança em intermináveis conflitos que seguiam sem parecer ter fim.
Fazenda Tamboril: Cenário Cariri Cangaço em Calumbi 2022
O Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome , se aproxima. Uma agenda intensa de visitas técnicas que nos proporcionarão conhecer uma gênese importante do coronelismo e cangaço de nosso nordeste. A cidade de Calumbi nos recebe para o segundo dia de programação. Depois da Serra Grande vamos até a Fazenda Tamboril, palco importante e dramático deste mesmo combate da Serra Grande; no antes e no depois... Vem conosco para conhecer.
"Aqui em Tamboril, Severo, foi justamente onde Lampião dormiu com seus cabras na véspera do combate, dormiu num engenho do outro lado da estrada de onde estamos e aqui nesta casa, chegaram ao amanhecer, as tropas volantes; por pouco não pegaram os cangaceiros aqui mesmo, daqui saíram no encalço do grupo e no final do dia, para esse alpendre, trouxeram os 14 soldados baleados no fogo da Serra Grande, foi um desmantelo..." Comenda Louro Teles, pesquisador e escritor, Conselheiro do Cariri Cangaço.
Serra Grande, o Grande Combate: Cenário Cariri Cangaço em Calumbi
"Serra Grande ! Pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado."
Seis Homens e um Destino !
Seis Homens e Um Destino:
O maior encontro de pesquisadores do cangaço, já visto !
Que venha o Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome...
"A Nascente dos Pereiras" Por: Cícero Aguiar
FAZENDA CARNAÚBA